O Gigantismo do Flat Design

Bruno Ramiro Calegari
4 min readJul 4, 2018

--

Foram analisadas diversas tendencias no primeiro semestre de 2018 e dentre os resultados o cluster que será escolhido é o seguinte:

Cluster ao redor de Botão Fantasma

O tema principal que une todas as tendências é o Flat Design, mas antes disso e para demonstrar o quanto o flat design esta empregado no meio digital, primeiro irei falar um pouco das tendências e como elas se interligam.

A variação de estilos de um app ou site são muitas, e mudam conforme vai passando o tempo; elas podem retratar seus ícones em formato 3D realista como o antigo Skeumorfismo, ou algo mais simples e minimalista como o flat. Uma hora representando um ícone de forma real, com sombras e detalhes e noutra algo mais minimalista com cores simples sem gradiente ou relevo. Nesse cluster o que será analisado é o flat design e essa mudança de estilos dos ícones que variam conforme foi passando o tempo.

Para isso citarei o Skeumorfismo onde o objetivo era representar os elementos da interface de uma forma mais realista, para que ficasse mais fácil do usuário entender para que servia o ícone. Nisto eles representavam coisas que utilizávamos na realidade e transpassavam para o digital, como uma calculadora para se poder fazer contas, ou um bloco de anotações para quando se quisesse anotar algo. Esse estilo foi utilizado no inicio da internet para melhor introduzir o usuário no mundo digital.

Depois quando há a queda do skeumorfismo e a inserção do Flat Design propriamente, como cita Luís Felipe Tissot. Onde esse novo estilo já é o oposto do seu predecessor adotando um estilo mais clean com formas planas e elementos simples. Assim como o aluno cita em seu texto o Flat possui cores equilibradas; sem relevo, gradiente, sobra ou entalhe, deixando o ícone mais minimalista.

Ícones flat do iOS 7 retirado de ‘A queda do visual esqueumórfico’

Este estilo ainda esta sendo empregado hoje nos smartphones, introduzido pelo Windows da Microsoft, onde quase é impossível ver um aparelho celular novo sem esse estilo visual. Um exemplo de outro artigo que mostra essa inserção é no artigo “Material Design Framework” de Emerson Rissatto, onde ele explica como a Android aplica esse conceito em seu sistema operacional.

Material Design Framework (MDL) retirado de ‘Material Design Framework’

Esse novo estilo visual não se resume só aos ícones de apps e sites, mas estão atualmente também sendo usados em vídeos e jogos, assim como cita Caroline Nohama em seu texto “Design clean, flat design e minimalismo”.

Jogo Skyward retirado de ‘Design clean, flat design e minimalismo’

Falando agora dos ícones vemos que utilizar eles em formato de imagens é algo muito comum no meio digital, mas não se resume só a isso, muitas vezes ele é aplicado em ícones de páginas da web para trazer um aspecto diferente, como são os exemplos dos ghost buttons ou botão fantasma que utilizam o conceito de Flat Design para deixar mais atrativo e, diferentes do padrão de ícones que conhecemos. O botão fantasma seria assim como citado no link acima “botões retangulares com o interior vazio e transparente, com um linha delimitadora super fina nas bordas e geralmente com um texto no meio utilizando uma fonte light, sem serifa”. Esse novo estilo visa chamar a atenção do usuário assim como quando colocamos uma imagem logo após ao título, onde ambas usam uma forma de estilo para chamar a atenção do público.

Aplicação de ghost butons em sites, retirados de ‘Botão Fantasma’

Falando agora do cluster em si, temos dentre todas as referencias de textos que usei (ou melhor os nós do cluster principal que é o “Botão fantasma”) o tema principal que os une que é o uso do Flat Design, explicados de forma mais geral como citou Luis Felipe Tissot e Caroline Nohama, ou de forma mais específica como Emerson Rissatto (Material Design Framework), Leandro Patitucci Pierin (Botão Fantasma) e Larissa Prado (Primeira Imagem em Destaque).

Apartir desse cluster podemos notar que todos os nós estão no 5º grau de maturidade do Hype Cycle (que é definida pela cor verde), ou seja, no plato de produtividade visto que todos estão falando de uma tendencia que ainda está sendo utilizada no presente momento de 2018, e se ‘sustentam’ sozinhas, sendo utilizadas por um enorme número de empresas. Outra coisa que notamos é que o cluster é considerado grande visto que possui 4 tendências relacionadas a uma tendência principal. (Quanto mais tendencias relacionadas a uma; maior a esfera desta que esta sendo relacionada).

Para concluir, este cluster possui todas as suas tendencias de 2016, mostrando nos que são tendencias antigas mas que ainda perduram hoje em dia, e que provavelmente vão permanecer durante um bom tempo visto o grau de maturidade de todas.

--

--