Brainstorming ou Brainwriting

Klever Schneider
2 min readOct 11, 2015

--

Fechando a série de Dicas de Ferramentas para o Desbloqueio Criativo, seguimos com a mais conhecida delas. O Brainstorming. Não vou dedicar mais que 200 caracteres nela. Vou abrir um espaço maior para o Brainwriting.[Se você não leu, o texto inicial, dá uma olhadinha aqui]

Brainstorming

O método criado pelo publicitário americano Alex Osborn, é utilizado para testar e explorar a capacidade criativa de pessoas a fim de resolver problemas, gerar ideias inovadoras através de um consenso no final. Lembre-se todas as ideias são válidas e devem ser respeitadas. Só o Consenso vai definir qual será Utilizada. Então nada de achar absurdo o que o outro disse. A Tempestade Mental ou de ideias serve para isso.

Talvez o que Você Nunca Tenha Dito, Seja a Solução para quem Nunca Tenha Ouvido Você!

Brainwriting

É a versão que permite colocar na brincadeira-leia-se resolução de problemas-os mais tímidos. Querendo ou não, a priori, está técnica vai retirar a interação oral dos mais extrovertidos. Isso elimina qualquer barreira de vergonha ou até aquela mania que podem ocorrer da influência do mais falante sobre os outros.

Nenhuma Ideia é Inútil até que se Encontre a Solução!

No Brainwriting, tem aquela lógica: Apresenta-se o problema, tem um tempo determinado para registrar a ideia, máximo 5 minutos, passa-se a folha com os insights aos outros participantes. E se acrescentam mais ideias durante os mesmos 5 minutos. Umas 3 rodadas é suficiente. Depois o Líder, lê todas, vai escrevendo todas elas num quadro. Os participantes do Brainwriting discutem em conjunto cada uma das ideias e avalia-as. Na etapa final: Junta-se as melhores sugestões e elimina as impraticáveis.

TIRE AS IDEIAS DA CACHOLA, SEM MEDO!

PS: Isso pode ocorrer. Lembre-se que a tempestade de ideias, só que dessa vez no formato escrito. Ninguém tem o direito de podar ninguém.

--

--

Klever Schneider

☛A Regra deve ser: Aprenda tudo o que puder. Seja Curioso e Não tenha Medo de Mudar” #Coach #Comunicação #Marketing #Desenvolvimento Pessoal #Criatividade