Qual o Caminho para a Felicidade?

Klever Schneider
4 min readNov 14, 2015

--

Você já deve ter se perguntado sobre isso. Em algum momento de sua vida, você já deve ter usado a frase: Como estou feliz ou Eu só quero ser feliz.

Queiramos ou não, estamos em busca da Felicidade. E é tão bom vivenciá-la, que todos os dias nós corremos em sua direção. É a pergunta que faz parte de nosso diálogo com amigos, com nossos familiares e com todos que amamos: Você está feliz? Como encontrar a felicidade? O que preciso para ser feliz?

Outro dia, lembrei de uma frase que sempre escutava de amigos e utilizo algumas vezes: Quer ser Feliz ou ter razão? Nem sempre é possível agradar a todos, ou ter as 2 coisas. A verdade é que na maioria das vezes, queremos ter razão. Ligamos essa razão ou verdade a nossa felicidade. Mas nossa verdade e nosso ego podem nos empurrar para outra direção.

Tudo é questão de uma percepção das coisas. Mas no fundo, no fundo, todos queremos ser felizes. A felicidade está tanto em nossos desejos que é tema de músicas, filmes e belos poemas.

Pense sobre isso:

1) A felicidade não é estática. Ela muda com o tempo.

2) A felicidade é algo pessoal. Sua forma de enxergá-la é diferente do outro.

3) A felicidade não pode ser abstrata. Deve ser aqui, agora, no momento presente.

O poder do Agora vai garantir lá na frente muito mais felicidade.

Em relação ao item 3, você já deve ter pensando dessa forma ou escutado alguém falar: Vou fazer isso e serei feliz? Daqui a X anos, eu estarei fazendo isso e serei feliz. São sonhos que sempre tem um objetivo maior: a felicidade. Mas na maioria dos casos, está lá na frente, longe. E o presente?

A felicidade como se imagina lá no futuro pode não acontecer. Projetar toda a sua felicidade lá para frente poderá gerar bem mais ansiedade do que o que realmente buscamos. Os projetos e sonhos futuros dependem de metas e objetivos claros, e é claro, de ações. Agir é fundamental. Mas lembre-se que no meio do caminho muita coisa pode acontecer e mudar totalmente seus projetos.

Nada contra sonhos à longo prazo, mas com o tempo, passamos a entender a importância do momento presente, das pequenas conquistas e das ações que nos deixam em estado de Êxtase.

“O tolo procura a felicidade a distância/ o sábio a faz crescer a seus pés”

James Oppenheim

Este é um tema que gosto de refletir, falar com amigos e escrever. Pensei em algumas sugestões que podem ajudar. É um exercício, é como criar um hábito, tenho tentando incluir algumas iniciativas no dia a dia e sei que é possível para você também.

Dicas

1.Encontre Atividades envolventes que deixam você mais feliz. Tente incluí-las no dia a dia num tempo maior que de costume.

2. Atenção Plena ao momento presente. O Hoje, o agora é importante e deve ser valorizado. Uma coisa de cada vez. Quando estiver comendo algo delicioso, viva este momento. As contas à pagar, os e-mails que devem ser lidos, é em outro momento.

3. Gratidão e Generosidade são fundamentais. Elas fazem parte de nossa vida e precisamos praticar mais. Num mundo turbulento, quando aplicamos isso nos diferenciamos. Ser grato a algo ou alguém é algo maravilhoso. Praticar generosidade, mais ainda.

Para Conquistar a felicidade, cada dia, cada segundo é importante.

4. Trabalhe em direção as suas metas. Tê-las de forma clara já ajuda. Como você vai fazer para chegar aonde quer? O que é preciso para chegar lá? Questione-se. Anote num papel, num quadro, visualizá-las vai ajudar ainda mais do que ter apenas guardadas na cabeça.

5. Pergunte-se sempre: Quais situações, momentos ou coisas que me fazem mais feliz? Como a felicidade não é estática, você passa a perceber que mais e mais situações vão aparecer na sua mente.

6. Seja mais tolerante com você. Leve algumas coisas menos à sério. Derrubou café na roupa, quebrou o copo em sua casa, esqueceu de algo no supermercado ou bateu seu dedinho em algum lugar. Ria mais de certas situações. Ria mais de Você. Aumente a sua tolerância em relação a você. Quantas vezes somos tolerantes com o outro? Por que não podemos ser tolerantes com nós mesmos?

7. Reduza expectativas. Muitas vezes, nossa percepção das coisas é exagerada. É algo que queremos muito não é mesmo? Mas exagerar nas expectativas pode gerar frustração e sua felicidade ficar bem mais longe.

Continuar lendo sobre Felicidade na parte 2.

--

--

Klever Schneider

☛A Regra deve ser: Aprenda tudo o que puder. Seja Curioso e Não tenha Medo de Mudar” #Coach #Comunicação #Marketing #Desenvolvimento Pessoal #Criatividade