Alimentação e Viagens

A Marca do Sabor

Things Two See
3 min readNov 17, 2016

Doesn’t speak portuguese? Not a problem! Read in english HERE.

Uma das melhores coisas do mundo é o prazer de comer bem e a outra é exatamente o tema que queremos combinar hoje com nosso conceito de boa alimentação: as viagens.

Viajar nos permite conhecer pessoas e lugares diferentes, outras formas de organização social, comportamentos e hábitos diversos dos nossos, possibilita travar contato o tempo todo, se quisermos, com a língua corrente e, claro, experimentar novos aromas e sabores capazes de marcar e até de modificar nosso paladar para sempre.
Em outras palavras, viajando você fica imerso em outra cultura, incorpora regras de etiqueta de cada localidade, expande seu círculo de relacionamentos, mesmo que por um período e, como diz o escritor DeRose, “esgarça os antolhos” que lhe impediam de enxergar para além do seu quintal.
Falemos um pouco mais da alimentação. O que ela tem a ver com tudo isso?
A alimentação vai representar como aquelas pessoas se organizam, os fatos históricos e ambientais que determinaram a forma como produzem seus alimentos e quais são eles, as bases culturais que influenciaram a maneira como preparam suas refeições e até mesmo a classe social a qual pertencem.
Percebeu o quanto você pode extrair de informações e conceitos de uma cultura, simplesmente convivendo com os habitantes locais, apreciando e conhecendo sua alimentação?

O mundo é muito vasto e ao “arrancar as raízes” que de certa forma nos prendem ao lugar onde estamos, expandimos nossa consciência através da diversidade cultural. Por isso, o mais elegante nessas ocasiões é despir-se dos preconceitos e usufruir ao máximo cada momento e cada descoberta.
Abaixo algumas dicas que podem fazer toda a diferença nas suas refeições quando em viagem:

  • Informe-se com antecedência e observe quando chegar ao local sobre a cultura e os costumes alimentares do lugar que está visitando.
  • Viaje com a predisposição de conhecer lugares diferentes, pessoas novas e saborear a culinária da região.
  • Vale sempre lembrar: na maioria dos países, beber água da torneira pode lhe causar graves problemas. Essa é a maior ameaça para sua saúde nos países mais pobres. Para evitar transtornos durante ou depois da sua viagem, beba apenas água mineral. Não tendo opção de água “confiável”, tome refrigerante. Prefira chás quentes, nos quais a água foi fervida e utilize o mesmo critério para o café.Não tome sucos, que geralmente levam água, nem aceite bebidas com cubinhos de gelo aparentemente inofensivos, também feitos com água da torneira.
  • Entre no clima do lugar que estiver visitando. Em alguns países europeus, por exemplo, é costume fazer refeições rápidas no meio do dia, pela rua ou desfrutando da paisagem nos parques. Na movimentada Big Apple muitos nova iorquinos pulam o café da manhã para dar preferência ao brunch entre 11h e 15h.
  • De acordo com a proposta da viagem, reserve um pé de meia para conhecer desde cafés até restaurantes mais chiques. Em cada cidade do mundo você poderá encontrar um pouco mais de sofisticação e requinte.
    Desfrute muito dos lugares e, principalmente, faça novas amizades. Esse é nosso tesouro mais precioso.

Um forte abraço,

Vilma Teles

Empreendedora do DeROSE Method

Curta A Marca do Sabor no Facebook

--

--

Things Two See

Nossa missão é transformar o mundo em um lugar mais empático através da alimentação consciente e do turismo!