Inteligência Cultural — Dicas para uma viagem de alta performance

Things Two See
3 min readNov 10, 2016

--

Doesn’t speak portuguese? Not a problem! Read in english HERE.

Pare um instante, respire profundamente e em seguida perceba o ambiente ao seu redor. Qual a origem das pessoas que estão nesse ambiente? Qual a nacionalidade da empresa em que você trabalha? De onde vem as marcas que você está usando?

Nunca é demais reforçamos a ideia de que vivemos em mundo cada vez mais sem fronteiras, que demanda uma atitude mais empática de nossa parte. É possível aprendermos muito mais sobre liderança, empatia, jogo de cintura e geopolítico do que em cursos universitários. Com isso, desenvolvemos nossa Inteligência Cultural, que pode ser definida como “a habilidade de operar de forma eficaz entre culturas nacionais, étnicas e organizacionais diferentes.” A Inteligência Cultural pode aumentar através de viagens, educação e experiência. E mais: pessoas com grande capacidade empática e elevada Inteligência Emocional podem sentir certa dificuldade a lidar com culturas diferentes. Isso porque suas habilidades de escuta empática estão inseridas em um contexto de sua própria cultura.

A Inteligência Cultural vai além de compreender culturas diferentes da nossa. Inclui os seus interesses pessoais, compreensão de diferenças sociológicas que atuam em crenças, valores e comportamentos culturais. E mais:

O papel de um consultor de viagens é mais amplo no sentido de agregar mais sentido as viagens que planeja para cada cliente em específico. Para além da parte operacional, o consultor deve apresentar uma série de técnicas para que haja mais sentido e significado a tantas culturas a que somos expostos.

Selecionei e adaptei algumas dicas (extraídas do livro Inteligência Cultural — Trabalhando em um Mundo sem Fronteiras, de David Livermore) para que você possa desenvolver a sua Inteligência Cultural, mesmo estando em sua cidade/país de origem.

Passe pelo menos 50% do tempo de contato direto que você tiver, escutando.
Procure várias fontes de informação. Entre no YouTube e veja ao que as pessoas de várias partes do mundo estão assistindo.
Leia uma série de jornais. Quais são os livros mais vendidos e os filmes campeões de bilheteria em Londres, Dubai e Moscou?
Mantenha os olhos bem abertos para novas tendências de mercado, artes, teatro e cinema.
Amplie seus horizontes culinários. Coma de forma inteligente as iguarias de diversas partes do mundo. Se possível, compartilhe sua refeição com alguém que venha daquela cultura e veja que perspectiva aquela pessoa pode oferecer sobre aquele prato.
Converse com motoristas de Uber e Táxi! Pergunte qual a opinião deles sobre os acontecimentos locais. Eles conhecem a cidade e veem todo tipo de gente. Aprenda com eles!
Esta é uma estratégia que pode ser aplicado entre uma tarefa cotidiana a outra. Com a disciplina, olhar atento e foco, conquistamos a capacidade de observar o que antes nos escapava a inteligência. Aproveitamos esses momentos para vivermos em alta performance!

Por Ricardo Campos

“Qualidade de vida é adotar uma visão de mundo que nos motive a buscar o desenvolvimento e o aprimoramento contínuo, conquistando a nossa excelência através do estudo, dos ideais e do autoconhecimento.” Professor DeRose

--

--

Things Two See

Nossa missão é transformar o mundo em um lugar mais empático através da alimentação consciente e do turismo!