Turismo Sustentável significa abrir mão do conforto, não é? Claro que não!

Things Two See
3 min readNov 24, 2016

--

Doesn’t speak portuguese? Not a problem! Read in english HERE.

Você ainda acha que o turismo sustentável é abrir mão do conforto? Não é bem assim…

Vamos ser honestos: A grande maioria das pessoas quando ouve a expressão turismo sustentável, deve imaginar algo assim… "natureba"… até demais…

É comum associarmos esse tipo de seguimento de viagem com natureza, a imagens bucólicas e coisas do tipo, mas não é bem assim. Existe uma diferença entre Turismo Sustentável e Ecoturismo. O turismo sustentável é muito abrangente e compreende desde pequenas pousadas, até hotéis de luxo. Substituições inteligentes como placas de energia solar, coleta seletiva e serviço de transfer com carros híbridos, sistema de limpeza biodegradáveis são exemplos de práticas sustentáveis.

Se você ainda não se convenceu, confira esses incríveis hotéis sustentáveis:

1- Canto das Águas - Sua construção não prejudicou o meio ambiente, e eles disponibilizam lixeiras de coleta seletiva por toda a propriedade.

2- Post Ranch Inn - Recepcionam os turistas com carros híbridos e o sistema de limpeza é Biodegradável. Ah, e os produtos de higiene pessoal oferecidos pelo hotel são orgânicos.

3- Mandarin Oriental Las Vegas - O hotel possui lâmpadas econômicas, produtos de limpeza que não agridem o meio ambiente, e sua cozinha conta com produtos orgânicos.

4- H2hotel - O telhado de grama impede que o fluxo da água da chuva cause danos ao córrego vizinho, o Foss Creek. E ainda ajuda a purificar o ar e preservar o meio ambiente da região.

5- Mercado Municipal de Curitiba — Você sabia que Curitiba tem a primeira sessão de orgânicos da América Latina em um Mercado Municipal? É possível comprar desde cosméticos até provar cafés e chás orgânicos produzidos na região. E tudo por um preço bastante justo! Você ainda ajuda acircular e a impulsionar a economia local.

Para o profissional da área investir nessas práticas, o custo inicial pode ser alto, mas a diminuição dos custos aparecem a longo prazo. A natureza e o meio ambiente agradecem.

Mas não só. Essas práticas podem se tornar um plano de negócios e um diferencial competitivo. Se você é proprietário de algum empreendimento do setor turístico ou de lazer, não é preciso muito para adotar pequenas-grandes práticas sustentáveis. Que tal ampliar a acessibilidade no seu estabelecimento? Ter disponível um menu em braile, por exemplo, pode fazer toda a diferença.

Ainda não está convencido? Acha impossível se hospedar em hotéis parecidos com os acima? Nós te ajudamos. Confira dicas de como você pode contribuir para um turismo inteligente e sustentável.

  • Consumo consciente: Porque não comprar de produtores locais?
  • Sempre que possível, utilizar o transporte público do destino visitado.
  • Fuja do óbvio: Procure novos sabores, vá à bares e restaurantes de pessoas locais.

Ficou com dúvidas? Gostaria de dicas e roteiros personalizados?

Escreva pra gente!

  • ricardo@thingstwosee.com
  • mario@thingstwosee.com

--

--

Things Two See

Nossa missão é transformar o mundo em um lugar mais empático através da alimentação consciente e do turismo!