Ao fundo, uma Ilustração colorida de dezenas de pessoas completamente diferentes entre si, andando, como se estivessem em uma grande calçada. Por cima da ilustração um retângulo roxo escuro, centralizado, com as escritas “#1 — Série: Uso de leitores de tela”. Ilustração retirada de https://carleton.ca.

#1 — Usuários de leitor de tela: o que fazem ao acessar uma página pela 1ª vez?

Essa é uma série de 7 de posts sobre uso de leitores de tela, feitos com base em respostas recebidas numa pesquisa realizada por Heydon Pickering.

Juliana Fernandes
Acessibílito
Published in
5 min readAug 21, 2017

--

Em setembro de 2016, Heydon decidiu que queria ouvir histórias sobre como usuários de leitor de tela usavam a web. Ele imaginou que, sendo um usuário que enxerga, provavelmente fazia diversas suposições incorretas a respeito, e então compôs 7 perguntas a fim de descobrir mais sobre as estratégias de leitura e uso de leitores de tela. Essa foi a 1ª pergunta feita:

Quando você chega em uma página nova, na qual você não tem nenhum conhecimento prévio e nem expectativas, quais ações você realiza primeiro?

Respostas dos usuários de leitor de tela:

“Tento ter uma noção geral da estrutura da página, procurando por cabeçalhos e pontos de referência (landmarks). Se o site ainda estiver carregando ou cheio de links e outros recursos aleatórios que não se relacionam ao que quero ver, uso o comando de pular links do NVDA — que às vezes ajuda. Também procuro por separadores usados para “quebrar” as seções da página. Resumindo, uso a navegação de elementos e mentalizo como seria a estrutura / layout da página.”

“A primeira coisa que estou propenso a fazer é usar a tecla H para navegar por cabeçalhos ou usar a tecla Tab para ver quais links estão disponíveis, ou uma combinação das duas coisas”.

“Se é um site novo para mim, começo usando a seta para baixo. Caso contrário, começaria navegando pelos cabeçalhos. Se eu já estiver super familiarizado com o site e conhecesse as landmarks ARIA, iria direto para o conteúdo que quero através delas."

“Assim que entro numa tela meu leitor de tela inicia uma leitura automática, que eu costumo pausar para poder verificar os cabeçalhos. No entanto, nunca entro numa página sem criar expectativas. Sempre caio na página por algum motivo, sabendo o provável assunto dela e etc. Ninguém abre o navegador esperando cair numa página aleatória sem antes ter pesquisado por algum termo ou ter tentado abrir um link específico. Sempre existe uma expectativa. Os cabeçalhos são a minha saída para a maior parte das situações, mas se busco algo além do que apenas informação, preciso procurar por campos de formulário, etc.”

“Para uma exploração geral, navego por landmarks ou cabeçalhos para ‘dar uma olhada’. Se estou procurando pela busca, uso o atalho do leitor de tela para ir direto para o primeiro campo de formulário da página. Se o que estou buscando estiver no topo, uso as setas do teclado para explorar detalhadamente a área. Se estou buscando por um link, aciono a lista de links (recurso existente no leitor de tela) e tento adivinhar qual seria a primeira letra do link que estou procurando. Talvez eu também busque por um pedaço de texto se estiver buscando algo em particular.”

“Geralmente tento encontrar um cabeçalho e começar de lá. Costumo fazer isso pressionando a tecla 1 ou 2 do teclado, na esperança de que um desenvolvedor competente tenha codificado o site e que os cabeçalhos estejam onde e na hierarquia que deveriam estar. Se eu não conseguir encontrar os cabeçalhos rapidamente, aperto a tecla H pra navegar entre quaisquer níveis de cabeçalhos. Se não existir nenhum, então começo do topo da página e aperto a tecla Page Down para passar por todos os os links, ou as teclas seta para baixo e para cima para encontrar o caminho para o conteúdo principal.”

“Se estou no Mac e a página é um post ou algo parecido, vou para o modo de leitura, e se não consigo, uso os cabeçalhos como guia. Se a página não possuir cabeçalhos, uso o recurso de busca do leitor de tela para encontrar palavras que sei que deveriam existir na página. Se tudo isso falhar ou se entrei na página sem nenhum objetivo específico, percorro linha por linha ou elemento por elemento. Nesse ponto, especialmente se não achei nada interessante relativamente rápido, abandono a página e procuro o que quero em outro lugar.”

“Quase sempre uso a navegação por cabeçalhos, a não ser quando a página já é familiar. Se não der certo, uso a tecla Tab para pular de link em link — onde frequentemente encontro a parte da página que estava procurando. Outra estratégia é buscar por palavras usando o modo de leitura do Safari ou Firefox.”

“Primeiro leio o título da página, depois procuro por um h1 e então pela região main."

“Primeiro procuraria por regiões, como as de navegação (nav) ou de conteúdo principal (main). Se não encontrar, aperto a tecla H a procura de cabeçalhos, e então uso a seta para baixo para explorar o conteúdo quando sentir que estou em um ponto de interesse.”

“Varia um pouco dependendo do tipo de site (e-commerce, notícias, informação em geral, etc). Em geral, uso a tecla H para saltar para o primeiro cabeçalho e espero encontrar algum indício de que o site vai me dar o que quero. Dependendo de como for, talvez eu continue descendo pela página ou volte para a navegação principal. Se não existirem cabeçalhos, depois de xingar, tento ir para o topo da página usando a tecla N para encontrar o primeiro texto que não seja um link. Funciona da mesma forma no Windows-Eyes e NVDA.”

“Por que os usuários entrariam numa página na qual eles não tem conhecimento prévio ou expectativa? A não ser que seja spam ou um popup, eles vão até lá com um propósito e geralmente a partir Google. De qualquer forma, os usuários costumam: 1) ir de elemento em elemento na página (qualquer um que esteja disponível no leitor de tela), 2) usar Ctrl + F para buscar algo, 3) Sair de lá porque não conseguem encontrar rapidamente o que procuram. No WebbIE (navegador projetado para pessoas cegas), eles podem pressionar Ctrl+K ou Control+Down para ignorar o que não é conteúdo e pular para o primeiro cabeçalho significativo. O Control+Down é provavelmente o mais compreendido pelos usuários: a tecla down nos leva a uma linha por vez, mas o Control+Down pula links anteriores e outras coisas.”

--

--

Juliana Fernandes
Acessibílito

UX, research, acessibilidade, plantas, ratos, livros, feminismo, veganismo e filmes de terror ruins.