A Vida se adaptando à Tecnologia

Alessandro Dezordi Favretti
2 min readJun 22, 2016

--

A cada dia, a tecnologia cresce, se formos parar para analisá-la de maneira atual, não chegamos a ver tanta diferença assim de um celular que compramos a 5 meses atrás quanto ao de um que lançou no dia de hoje. É claro, obviamente o celular terá mais poder de processamento, armazenamento e coisas do gênero, porém em termos técnicos, todos são muito parecidos.

Agora, se analisarmos com uma visão mais ampla, como por exemplo, de 10 anos atrás para cá, veremos que a tecnologia mudou de uma maneira drástica, e o maior exemplo disso, é a extinção de botões para as famosas “Touch Screens” em celulares.

Como Patrícia Sznaider menciona em seu texto “O Swipe como Tendência de Interação”, a touch screen têm trazido uma gama de novas interações para os usuários, em especial o movimento “Swipe”, que agora nos dias atuais é utilizado diariamente e muitos nem percebem este fato, ficando cada vez mais evidente que não é a tecnologia que se adapta á nossa vida, e sim nós que nos adaptamos á tecnologia.

Logo, no momento as mudanças são quase imperceptíveis em termos de mudanças significativas em aparelhos ou objetos, porém daqui a algum tempo, como diz Larissa Prado em seu texto “A Utilização do Corpo como Ferramenta de Interação”, não estamos longe de chegarmos a utilizar nosso próprio corpo para realizar tarefas como no filme Homem de Ferro. O mais próximo que temos disso atualmente seriam consoles de jogos como o PlayStation Move, Nintendo Wii ou o Kinect, porém a “tecnologia corporal” têm avançado muito, e em conjunto com a mobile tecnology, será possível ver em pouco tempo o nascimento de novos métodos de interação que serão inseridos em nossas vidas e em pouco tempo nem perceberemos a mudança também.

(Exemplo de jogo de Kinect utilizando o corpo como ferramenta de Interação)

--

--