Tutorial: Como fazer seu Jornal Poético (aquelas poesias do Austin Kleon)

Anna Munhoz
3 min readSep 5, 2019

--

Acredito que você já deve ter ouvido falar sobre as poesias do Austin Kleon, o autor de Roube como um Artista. Para ajudar quem também quer criar poesias, resolvi fazer esse tutorial. É bem simples. Vou mostrar dois “modelos” diferentes de jornais poéticos.

Não tem mistério algum. Vem aprender!

1. Pegue seus materiais!

Tudo o que você precisa é de um jornal e uma caneta. Ou qualquer papel com palavras (revistas, coisas impressas, livros) e algo para “rabiscar”/”marcar” (caneta, tintas, etc). Pegue o que tem em casa e vai testando novos materiais aos poucos.

Uso jornais e um livro velho, que ganhei exclusivamente para rabiscar. Estou gostando de usar caneta preta e vermelha juntas nas poesias que faço. Essa semana, minha mãe me deu um marcador (caneta permanente) e, provavelmente, vou começar usá-lo mais também. 😀

MODELO 1:

2. Procure e encontre palavras

Nem sempre elas precisam ter lógica entre si. Conforme for encontrando palavras que te interessam, elas começam a se encaixar e formar uma poesia.

Dica: No começo, pode ser assustador riscar direto com uma caneta. Use um lápis e apague com a borracha caso não queira mais aquela palavra.

Não se prenda muito. Abuse da sua intuição! Suas primeiras poesias, podem ficar “ruins”. Com a prática, você vai apurando sua percepção das palavras e vai melhorando. Aprenda a aproveitar o processo e não apenas o resultado final.

3. Adicione detalhes

Como disse antes, estou gostando dessa mistura de preto e vermelho.

Você pode desenhar, recortar as palavras e colá-las em uma imagem, inventar mil coisas. É importante ver outros exemplos para se inspirar. Ou “copiar” e ir descobrindo suas preferências aos poucos. Tudo é questão de testar e ir fazendo o que mais gostar.

Algumas tags no Instagram para te inspirar:

#jornalpoetico | #blackoutpoem | #blackoutpoetry | #newspaperblackout

4. Compartilhe!

Use #jornalpoetico ao compartilhar!

MODELO 2:

2. Procure e encontre palavras

Algumas matérias de jornais são mais difíceis que outras. Então costumo sublinhar e, depois, marcar toda a palavra.

Dica: Altere o que for preciso! Por exemplo, a palavra “dúvidas” virou “dívidas” porque rabisquei um “í” em cima de “ú”. Não existem regras.

3. Blackout!

Dica: Passe o marcador nas áreas mais afastadas das palavras. Depois, com cuidado e “virando o jornal”, termine seu blackout.

Nesta poesia específica, eu não fiz um “blackout completo”. Sinta-se livre para pintar tudo de preto e, na hora de compartilhar, ter apenas as palavras da sua poesia aparecendo. Para entender melhor, veja este exemplo.

4. Compartilhe!

E lembre-se de usar a hashtag #jornalpoetico.

Criem e divirtam-se!

--

--

Anna Munhoz

learning Flutter, writing poems and creating art journal pages