Capítulo 1 — Avaliação heurística do aplicativo TOP-SP

Aline Ferreira
3 min readJul 12, 2023

--

Antes de começar, recomendo que leia o texto que precede este, no qual explico sobre meu projeto de investigação do app TOP-SP: Introdução — Pesquisa independente sobre o aplicativo TOP-SP.

Fonte: Elaboração própria. Avaliação feita no Figma Jam por mim.

Contexto

Para começar a pesquisa sobre o aplicativo TOP-SP, com o objetivo principal de melhorar o processo de compra e utilização de bilhetes de transporte, comecei fazendo uma análise heurística.

Por quê? Porque é uma avaliação rápida, que pode ser feita a qualquer momento, com baixo investimento e que depende “apenas” da expertise do designer.

Ações

Há diferentes critérios de avaliação heurística. Nesse projeto, optei por utilizar os 10 princípios heurísticos de Jakob Nielsen, dado o fato de que Nielsen é uma grande referência em UX.

Fonte: https://www.nngroup.com/articles/ten-usability-heuristics/#poster

Segundo Nielsen, idealmente, a avaliação heurística deve ser feita por, pelo menos, três experts em usabilidade e no “tema” do produto digital a ser avaliado. Por exemplo, no caso do TOP-SP, o ideal seria que houvesse de 3 a 5 designers com experiência em usabilidade de aplicativos de transporte.

Isso, evidentemente, gera um custo, além de ser bastante difícil encontrar esse match do profissional “ideal”. Nesse sentido, adaptei essa orientação de Nielsen com aquilo que estava mais próximo e adequado à minha realidade.

Para haver pelo menos 3 avaliações heurísticas do aplicativo, eu, Aline, realizei uma e pedi para duas outras pessoas (UX Designers Jr.) também fazerem uma avaliação.

Considerando a importância da homogeneidade na avaliação, eu criei uma tabela avaliativa no Docs com todas as dez heurísticas e o nível de adequação do produto digital. Os avaliadores deveriam utilizá-la para concentrar as principais informações de forma padronizada.

Não divulgarei aqui os dados brutos das avaliações das pessoas que se voluntariaram a me ajudar (Grazielly e Emmanuel), por questões de privacidade. Assim, apresentarei diretamente o debriefing, descrito a seguir.

Resultados

Com os dados brutos das três avaliações em mãos, realizei o debriefing em um quadro no Figma Jam, que pode ser conferido em detalhes se você clicar aqui.

Fonte: Elaboração própria. Debriefing realizado por mim.

Considerando as pontuações específicas apresentadas nesse debriefing, podemos classificar os problemas encontrados da seguinte maneira:

🔸 Funcionalidade básica:

  • Erros no QR code digital

🔸 Design visual:

  • Consistência de padrões (dos ícones, por exemplo)
  • Modo de notificação
  • Redesign de tipografia, adequação de tamanhos e alinhamentos

🔸 Arquitetura de informação:

  • Detalhamento de algumas informações e documentações
  • Organização das perguntas frequentes

🔸 UX Writing

  • Mensagens de erro

As soluções, ou seja, o modo ideal como esses elementos deveriam funcionar seguindo as heurísticas de Nielsen, estão detalhadas no quadro do Figma Jam supracitado anteriormente.

--

--

Aline Ferreira

I'm a sociologist with a Ph.D. in Social Sciences. Visit my portfolio: www.alineferreira-phd.com