Sincronia menstrual

--

Acaso, feromônio ou mistério ancestral?

(Ilustração: Paula Duró)

Recebi depoimentos lindos e interessantes em resposta a minha declaração de amor à menstruação e senti o quanto é importante compartilhar sentimentos, experiências e informações sobre o ciclo menstrual.

Quero chamar a atenção pra dois depoimentos especiais.

Um deles veio como comentário no texto divulgado no Facebook:

“Oportunamente hoje, após 18 meses, voltei a menstruar. Nesse intervalo, meu corpo esteve dedicado em gestar, parir e amamentar um bebê. Hoje ele me sinaliza que está pronto novamente para começar um novo ciclo. ❤ Como nosso feminino é fantástico!!”

Abre parênteses

Acho que todo mundo sabe que uma mulher quando está grávida não menstrua (pois não ovula). Mas, e depois que o bebê nasce, quando a mulher volta a menstruar? Fiquei curiosa e fui pesquisar, na internet e com amigas mães. O retorno do ciclo menstrual pós parto varia muito de mulher pra mulher e é (pode ser) influenciado pela amamentação, que inibe a ovulação (e se a mulher não ovula, não menstrua). Algumas mulheres têm o primeiro ciclo menstrual pós parto depois de dois meses e outras só menstruam quando a criança já tem mais de um ano.

Fecha parênteses

O outro depoimento veio por inbox, quando publiquei o segundo texto, sobre o livro "Seu sangue é ouro":

“Caramba. Comecei a ler seu artigo novo e tive que ir no banheiro. Levei o celular comigo e continuei lendo e menstruei!!!! Hahahaha não tô acreditando nisso.”

Achei tão mágico e bonito! Esta conexão, por meio de algo tão íntimo, faz meu olho brilhar e o coração aquecer!

Faz bastante tempo que não encontro pessoalmente as duas amigas que escreveram os comentários, mas essas sincronicidades me fizeram lembrar que mulheres que convivem de maneira próxima no dia-a-dia acabam alinhando seus ciclos e menstruam juntas. (Tem até relato de caso de uma mulher, já na menopausa, que apresentava episódios de enxaqueca sincronizados com a menstruação de sua companheira!)

Você já viveu a sincronia menstrual ou já ouviu falar disso? Lembro de já ter acontecido algumas vezes comigo e a experiência mais recente foi no meu último emprego, quando os ciclos menstruais das minhas duas colegas e o meu se sincronizaram em alguns meses. Também teve o caso de uma amiga vizinha que ia pra sua "caverninha menstrual" no mesmo período que eu e marcávamos nossos encontros fora desse período.

Não há evidência científica concreta para explicar o fenômeno — que foi investigado pela primeira vez em 1971, pela psicóloga estadounidense Martha MacClintock — mas alguns estudos apostam nos feromônios e na interação social; outros entendem que é apenas acaso. Essa matéria da Vice explica as pesquisas já realizadas sobre o tema.

Há indícios históricos de que, em tempos remotos, os ciclos menstruais das mulheres eram perfeitamente alinhados às fases da lua. Ou seja, as mulheres, conectadas entre si e com a natureza, menstruavam juntas na lua nova. Quer sincronia maior do que essa? (O bestseller "A tenda vermelha", de Anita Diamant, que originou uma série disponível no Netflix, conta a fascinante história de mulheres de uma tribo antiga que se reuniam na tenda vermelha, a cada lua nova, durante três dias, para menstruarem, se cuidarem e repousarem. Estou devorando o livro!)

Se é difícil entender e comprovar esse mistério tão antigo da sincronia menstrual, até que surjam novas pesquisas, ao ter a chance de vivenciá-la, me contento em celebrá-la.

--

--