DOSSIÊ
Cresce procura pelo Bom Prato
Demanda tem sido maior do que no período mais crítico da pandemia
Produção de Arthur Almeida, Eduarda Motta, Geovanna Sena, Julia Faria Peixoto, Leonardo Scramin e Maria Tereza Ribeiro
Com a alta da inflação e o aumento dos preços dos alimentos, a população tem buscado novos meios de se alimentar bem, gastando pouco. As refeições oferecidas pelo Bom Prato a R$ 1 tem sido uma das alternativas. “A demanda aumentou bastante nos últimos meses”, testemunha a gerente administrativa da unidade de Bauru, Andressa Moretti Giardiello de Moraes.
A aposentada Rosa de Oliveira normalmente almoça no local e afirma que “vale muito a pena”, pois, pagando barato pela alimentação, ela consegue arcar com outras despesas.
Já o vendedor Laurindo Lopes relata que, conforme o final do mês vai se aproximando e as contas apertam, ele costuma ir ao Bom Prato duas vezes por semana e demonstra felicidade em poder comprar comida pelo valor oferecido: “só tenho a agradecer”.
De acordo com Andressa Moretti, atualmente, a procura pelo serviço tem sido maior que no período mais crítico da pandemia e o perfil do público que frequenta o local tem mudado:
“Com a inflação, temos observado pessoas com um poder aquisitivo um pouco melhor do que o do nosso público-alvo e que hoje correspondem a 50% dos nossos clientes”.
Adriana Cristina, técnica em nutrição, aponta que a mudança se deve à procura dos cidadãos “por uma alimentação balanceada a um preço pequeno”.
Na unidade, ao todo, são oferecidas 1.900 refeições, sendo 300 no período da manhã (7h às 9h30); 1.300 no almoço (10h30 às 14h), e 300 marmitas são vendidas, das 17h às 18h30, para a janta.
Porém, devido à grande quantidade de pessoas que têm buscado o serviço “as metas do dia são batidas rapidamente”, declara a nutricionista Bruna Vicentini. Ela conta que tem dias que, em apenas 45 minutos, as refeições no café da manhã — oferecidas a R$ 0,50 — já acabam. E por causa das grandes filas que são formadas, “fica muita gente para fora”, sem conseguir um prato de comida.