Estar sedentário é quase tão ruim quanto ser fumante?

--

Imagem: Thomas Leuthard/Flickr

Temos notícias tão chocantes que farão você sentar. Mas talvez seja melhor não se sentar e ler esta notícia enquanto você se movimenta.

A Fitness Magazine norte-americana destacou estudo da Preventative Cardiology. O estudo ressalta que, caso você não esteja praticando atividade física regularmente, possivelmente estará se matando aos poucos.

Buscando examinar impactos de diferentes variáveis sobre a saúde ao longo da vida, os pesquisadores elaboraram o “estudo dos homens nascidos em 1913”, especificamente homens nascidos na Suécia, ostentando 50 anos até o seu falecimento.

Uma das variáveis monitoradas foi o nível de VO2 max do indivíduo, número que indica como está a sua forma aeróbica. O código VO2 max foi adotado enquanto medida do nível de atividade física praticado, sendo mais objetivo do que solicitar à pessoa que relembre ou descreva, como são seus hábitos de atividade física.

Desta forma o índice do VO2 max em relação ao tempo de vida da pessoa é comparado a outras condições que influem na saúde, tais quais incidência tabagismo, doenças cardíacas, peso e diabetes.

Pessoas se exercitando numa academia (Imagem: National Assembly for Wales/Flickr)

Os dados foram unânimes em apontar que a boa aptidão cardiovascular, era dado compatível em relação a homens que viveram por mais tempo. Entretanto o que sobressaiu foi que a boa aptidão cardiovascular de fato contribuiu para com vida longeva.

Os indivíduos com menor aptidão de VO2 apresentaram 21% de chances de morrer de forma prematura, comparados aos de aptidão média. Estes portadores de menor aptidão ainda apresentaram 42% de chances de morrer prematuramente, em relação aos de aptidão de VO2 consideradas acima da média.

O efeito da atividade física em relação à expectativa de vida, mostra-se acima das condições de pressão alta ou colesterol. Não praticar atividade física regular mostrou índice de propensão a morte prematura superior, inclusive se comparado ao hábito de fumar.

A Fitness Magazine afirma que os dados não devem causar pânico. Segundo o pesquisador sueco Per Ladenvall, a pratica mínima de atividade física recomendada trás sim benefícios ao condicionamento físico geral do indivíduo.

Landenvall, da Academia Sahlgrenska da Universidade de Gotemburgo (Suécia), afirmou que mesmo que as pesquisas tenham enfocado homens suecos, o mesmo se aplica às mulheres.

Pratique exercícios físicos.

Fonte: Fitness Magazine. Texto e tradução por Equipe Bianca Alves nutricionista

  • Para ler sobre problemas que índices descontrolados do colesterol podem causar clique aqui!

Siga-nos no Facebook! — Siga-nos no Twitter @nutribiaalves

--

--

Bianca Alves nutricionista — blog

Bianca Alves — nutricionista clínica e esportiva— Apucarana/PR — Brazil