Genética preditiva — análise de genes relacionados a funções antioxidantes - detox

--

Imagem: sunnyd_57/Flickr

Há dois posts atrás apresentamos a importância da genética preditiva, que possibilita exames preditivos que analisam DNA e carga genética do indivíduo. A genética preditiva é utilizada enquanto método eficiente da medicina preventiva, em relação à prevenção de doenças crônicas.

Um exame laboratorial preditivo aponta possibilidade (em porcentagem) do indivíduo desenvolver enfermidades e problemas de saúde, que já aconteceram em antepassados consanguíneos (pais, avós, etc). Procura-se por doenças crônicas, não transmissíveis.

A nutricionista Bianca Alves atua em parceria com a Pro Genomics de Maringá/PR, empresa que oferece exames laboratoriais preditivos. Seguimos apresentando algumas modalidades destes exames, e quais problemas eles podem detectar ou mesmo auxiliar no tratamento.

Exame TOP DETOX: análise de genes relacionados a função antioxidante — detox

O exame Top Detox enfatiza análise dos cinco genes relacionados a desintoxicação e produção antioxidantes. O exame proporciona perfil genético global do indivíduo atribuído a um grau de risco, o qual resulta das mutações e transformações dos genes do paciente.

A condição do organismo do indivíduo estar propensa a ação maior ou menor de compostos tóxicos, pode estar ligada à sua carga genética. Alguns organismos podem se livrar de compostos tóxicos mais facilmente do que outros.

Com a capacidade da liberação das toxinas condicionada a cinco genes específicos, o exame possibilita orientação ao nutricionista ou médico especialista, que obterá parâmetro de detoxificação do indivíduo em tratamento.

Ainda é possível mensurar grau de intoxicação de um indivíduo exposto de forma acidental ou cotidiana (por fatores diversos), a substâncias tóxicas altamente nocivas. Em alguns casos de câncer a doença se desenvolve somadas carga hereditária mais toxinas às quais o indivíduo se expôs.

Dentre os cinco genes observados incluem-se:

- CYP450: catalisação de reações de detoxificação

- GSTM1: defesa das células contra estresse oxidativo

- MTHFR: metilação de substâncias tóxicas, remoção de toxinas

Mediante resultados do exame Top Detox o nutricionista/médico especialista visará otimização de tratamento que busque melhor desempenho da capacidade antioxidante, a qual pode ser obtida via alimentação, suplementação, ou mesmo através de terapias auxiliares a processo de limpeza e detoxificação do organismo.

Imagem: Sheila Sund/Flickr

Atualmente o termo “detox” é por vezes utilizado de forma fútil. O exame Top Detox pode auxiliar na prevenção a doenças cancerígenas, por exemplo, ou ainda trazer dados importantíssimos do metabolismo de indivíduos obrigados a trabalhar lidando com substâncias químicas ou poluição.

Mais além os dados do exame Top Detox podem representar fator relevante no prolongamento da qualidade de vida de indivíduos que tiveram o sistema imunológico afetado, após tratamento que conteve câncer.

Indicações — quem deve solicitar o exame Top Detox

- dependentes químicos em recuperação, indivíduos que foram expostos a herbicidas, compostos químicos carcinogênicos e poluentes ambientais

- atletas profissionais

- portadores de doenças cujo tratamento exige uso intenso de compostos químicos ou medicamentos tal qual quimioterapia

- profissionais obrigados a se exporem a fumaça, metais pesados e substâncias químicas

- indivíduos com saúde debilitada ou baixa imunidade

Consulte seu nutricionista, consulte seu médico. Previna-se!

Fonte: Pro Genomics — Texto: Equipe Bianca Alves nutricionista

Para mais informações a respeito de exames preditivos, contate Bianca Alves nutricionista pelo e-mail bianca.allves@hotmail.com

  • Leia sobre o exame preditivo que analisa os genes relacionados ao ganho de peso clicando aqui!

Siga-nos no Facebook! — Siga-nos no Twitter @nutribiaalves

--

--

Bianca Alves nutricionista — blog

Bianca Alves — nutricionista clínica e esportiva— Apucarana/PR — Brazil