Genética preditiva — análise de genes relacionados a prática esportiva e melhor desempenho atlético

--

Imagem: Pablov Acosta/Flickr

Alguns posts atrás apresentamos a importância da genética preditiva, que possibilita exames preditivos que analisam DNA e carga genética do indivíduo. A genética preditiva é utilizada enquanto método eficiente da medicina preventiva, em relação à prevenção de doenças crônicas.

Um exame laboratorial preditivo aponta possibilidade (em porcentagem) do indivíduo desenvolver enfermidades e problemas de saúde, que já aconteceram em antepassados consanguíneos (pais, avós, etc). Procura-se por doenças crônicas, não transmissíveis.

Além dos exames aplicáveis a medicina preventiva, a genética preditiva pode proporcionar dados que servem de embasamento para melhor treinamento e consequentemente, melhor performance física de um atleta que busque alto rendimento.

A nutricionista Bianca Alves atua em parceria com a Pro Genomics de Maringá/PR, empresa que oferece exames laboratoriais preditivos. Seguimos apresentando algumas modalidades destes exames, neste post em específico, um tipo de exame indicado para atletas de alta performance.

Exame TOP CROSSFIT: análise de genes relacionados a prática esportiva e melhor desempenho atlético

O exame Top Crossfit analisa oito genes relacionados à performance esportiva e ao melhor desempenho atlético. O exame traçará um perfil genético com valor preditivo de fatores biológicos e potencial de sucesso atlético.

O melhor rendimento é atribuído a mutações no DNA tais como variáveis morfológicas, características fisiológicas, atributos e habilidades, além de apontar riscos e limitações a serem superadas.

Imagem: Anthony Topper/Flickr

O exame Top Crossfit se dá na forma de laudo técnico contendo o perfil genético esportivo do atleta dividido em três especificidades: perfil muscular, performance esportiva e riscos de lesões.

Dentre as informações apresentadas pelo laudo observa-se o resultado do genótipo (composição genética do indivíduo analisado), impacto da característica genética individual sobre performance esportiva, além do efeito de mutação do gene do indivíduo, sendo que um gene pode conferir vantagem ou desvantagem quando submetido a performance física.

Por fim o exame Top Crossfit não tem caráter de diagnóstico médico, buscando patologia/doença tais quais aqueles que apresentamos em posts anteriores. O objetivo é oferecer indicações fisiológicas a profissionais qualificados, sejam da área médica, seja da área da prática esportiva profissional.

Além do perfil genético do indivíduo, deve se levar em conta qual tipo de exigência a modalidade esportiva a ser praticada influirá em sua performance. Como base a ser adequada a cada prática diferente, recomenda-se análise voltada à pratica de crossfit e fisiculturismo.

Dentre os genes analisados, observa-se:

Perfil muscular:

ACTN3: tipo de fibra muscular predominante

DIO1 Db: massa muscular

ECA: performance e eficiência muscular

Performance esportiva:

PPARGC1A: alterações nas concentrações de oxigênio e sobrevivência celular durante o exercício

Consulte seu nutricionista, consulte seu médico, consulte seu preparador físico. Busque sua melhor performance. Quanto aos riscos de lesões, previna-se!

Fonte: Pro Genomics — Texto: Equipe Bianca Alves nutricionista

Para mais informações a respeito de exames preditivos, contate Bianca Alves nutricionista pelo e-mail bianca.allves@hotmail.com

  • Leia sobre o exame preditivo que analisa os genes relacionados ao sobrepeso e intolerâncias alimentares, clicando aqui!

Siga-nos no Facebook! — Siga-nos no Twitter @nutribiaalves

--

--

Bianca Alves nutricionista — blog

Bianca Alves — nutricionista clínica e esportiva— Apucarana/PR — Brazil