Social media: esse é um sinal para usar contratos

BluePaper
3 min readMar 29, 2023

--

Com a crescente importância das redes sociais e a comercialização com uma publicidade direcionada que tem gerada grande rentabilidade cada vez é maior a procura por profissionais que administrem bem plataformas como rede sociais ou mesmo ‘blogs’, são os chamados sociais mídias.

A primeiro momento você pode pensar que um contrato não é tão necessário e acreditar que utilizar esse instrumento será apenas mais um gasto. O contrato para gestão de mídias sociais é um dos pontos fundamentais para quem faz prestação de serviços. Este é o documento que dá segurança tanto ao profissional quanto ao empresário. Assim, os dois lados ficam cientes dos termos envolvidos na relação comercial.

Para fazer um atendimento realmente profissional em social media, é preciso estar atento às questões burocráticas. Um contrato é sempre a melhor forma de eliminar riscos. Quando não existe contrato entre as partes, o cliente pode se aproveitar disso e deixar de cumprir com o combinado.

A existência de um documento expressando o serviço a ser prestado vai assegurar seu pagamento. Além de passar uma imagem mais profissional e comprometida. Ter tudo documentado também evitará futuros problemas, como possíveis confusões nas datas de entrega, por exemplo.

O que faz um Social Media?

O Social media é o responsável pelo gerenciamento e produção de conteúdo da página de mídia digital ou site, de pessoas físicas ou jurídicas e deve possuir conhecimentos de marketing e das áreas que representa.

Nesse segmento, existem profissionais que ofertam seus serviços vinculados a outras áreas, como gestão de tráfego.

Através da voz do social media a marca de uma empresa ou pessoal de um profissional será transmitida, fortalecendo a presença digital e criando a conexão com a base de clientes e seguidores que podem ser convertidos em clientes.

A importância de um contrato para Social Media

Como qualquer outro contrato de prestação de serviços, o contrato do social media serve para proteger os seus interesses profissionais e também os do cliente.

Um bom contrato te ajudará amenizar confusões vindas disso. É nele que você poderá inserir cláusulas que defendam seu processo de trabalho, seus prazos de entregas, quantidades de pedidos de ajustes por post e outros.

O contrato surge mediante a necessidade de resguardar e proteger as partes, ele deve ser sob medida para que demonstre aos seus clientes:

  • comprometimento;
  • personalidade;
  • diferenciação no mercado;
  • profissionalismo;
  • competência;
  • transmita confiança;
  • resguarde as partes.

O que o contrato para Social Media precisa ter

Os objetivos de um bom contrato de social media são (1) alinhar expectativas (2) resguardar os seus direitos e os direitos dos seus clientes e (3) documentar o escopo do trabalho.

Seu contrato precisa, portanto, conter as informações que prezam por estes 3 objetivos principais.

Existem alguns campos comuns à maioria dos contratos de prestação de serviço, como:

  • os dados do contratante e do contratado;
  • condições de prestação de serviço;
  • sobre os prazos;
  • condições de investimento;
  • sobre a rescisão;
  • disposições gerais.

É importante deixar claro que não existe um modelo de contrato para social media que seja universalmente aplicável para todos os profissionais e situações. Para cada situação existe um contrato diferente.

A BluePaper

Está procurando um lugar confiável para assinar seus contratos digitais? Te convidamos a conhecer a bluepaper.io se deseja ir além da assinatura de contratos digitais!

Quer entender sobre outros tipos de contrato? Indicamos ler nosso post sobre tudo que você sempre quis saber sobre Imposto de Renda 2023

--

--

BluePaper

Assinar documentos nunca foi tão simples e rápido, em menos de 2 minutos direto da sua casa!