“Marmitinha Pet” — Do desenvolvimento à solução!

Ana Carolina Brito França
7 min readAug 24, 2022

--

Após o desenvolvimento da descoberta e problematização na primeira parte deste projeto, a equipe definiu um briefing para então partir para o desenvolvimento e por fim chegar a uma proposta de solução.

O Briefing

Objetivo do Projeto

O Estúdio Kamaleão* tem como proposta o desenvolvimento de um produto para transportar e servir água e comida de animal de estimação destinado à cães de gatos de pequeno e médio porte cujos donos sejam adultos (de 18 a 35 anos), pertencentes à classe média.

*Estúdio Kamaleão era o nome da equipe

Em termos de público e o que produto deveria atender, a equipe definiu as seguintes diretrizes:

Público-alvo: Donos de animais de estimação com idade entre 18 a 35 anos, classe média;

Sub público-alvo: cães e gatos de pequeno e médio porte;

Distância de transporte: Percursos de curta a média duração como: passeios, visita a amigos e familiares, idas aos shoppings e outros locais públicos.

Quanto as especificações do produto, estas se dividiram em 3 partes: funcionalidade, material e estéticas, as quais foram classificadas como obrigatórias ou não.

Funcionalidade:

Referente as qualidades que o produto desenvolvido deve desempenhar. Sendo elas:

Dupla funcionalidade: levar e servir água e ração (obrigatório);

Fácil de transportar (obrigatório);

Capacidade de até 500ml (obrigatório);

Material:

Fácil de limpar (obrigatório);

Impermeável (obrigatório);

Baixo custo (desejável);

Reciclável ou com ciclo longo de vida (desejável);

Estética

Utilização de cores ou estampa (desejável);

Geração de Ideias

Nessa etapa foram utilizadas várias técnicas. A princípio, não possuíamos esboço algum, diante disso, a equipe optou por realizar um Brainstorming (tempestade de ideias). Técnica que propõe que o grupo se reúna e utilize a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções inovadoras, sugerindo qualquer pensamento ou ideia que vier à mente a respeito do tema tratado.

Com isso, reunimos o maior número possível de ideias, visões, propostas e possibilidades que nos auxiliassem a solucionar os problemas expostos na primeira parte do projeto “Marmitinha Pet — Da descoberta à problematização.”

Resultado da tempestade de Ideias (elaborado pelas autoras)

Pelo fato de as ideias ainda serem imaturas, a equipe utilizou outra técnica para lapidá-las, o SCAMPER: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Pôr, Eliminar e Rearranjar. O objetivo desta técnica é criar soluções através de perguntas, a base da ferramenta é que novos objetos sejam o resultado de adição ou modificação de outros preexistentes.

Após feito do SCAMPER, a equipe optou por realizar uma análise chamada de critério de seleção onde, a partir dos critérios estabelecidos previamente no briefing, analisaríamos as propostas até então desenvolvidas.

Ideia que atendeu todos os requisitos obrigatórios

Resultado do Projeto

Aqui estão os modelos 3D e imagens do desenho técnico do produto elaborado. Pelo fato de não haver uma informação oficial sobre tamanhos de potes indicados para cachorros, o tamanho foi definido tomando como referência os potes de passeio no mercado.

Modelo 3D do produto

Modelo 3D com material aplicado

A ideia é que os potinhos sejam temáticos, lembrando os animais através do desenho das orelhas de cachorro e gato. As cores do produto seriam diversas, mas, somente para representar, optamos por utilizar as cores definidas para a paleta da identidade elaborada para o produto.

O Desenho Técnico do Produto

Aqui se encontram algumas das vistas do desenho técnico do produto. Quer conferir o resultado na íntegra? Clique aqui!

Especificações do produto:

O produto foi refinado e, pelo fato de não haver uma informação oficial sobre tamanhos de potes indicados por porte de cachorros, o tamanho foi definido tomando como referência os potes de passeio no mercado.

Quanto ao material escolhido, a equipe optou por usar o polipropileno (PP), os motivos que guiaram essa escolha foram o fato de o material possuir as seguintes características:

Baixo custo; Resistência química; Fácil moldagem; Fácil coloração; Resistência moderada ao impacto; Boa estabilidade térmica; Atóxico; Resistência à flexão; Baixa absorção de umidade; Efeito dobradiça.

Validação do Produto

Por ter sido desenvolvido remotamente durante a pandemia no ano de 2021, pelo fato de a equipe se encontrar em diferentes partes do país, não foi possível realizar o protocolo de validação.

Apesar disso, o processo de pesquisa, desenvolvimento e elaboração desse projeto foram muito construtivos para a equipe.

  • Aprendemos a delimitar tarefas, nos organizar remotamente para que as etapas do processo não ficassem pesadas para ninguém.
  • Conseguimos estabelecer um processo e alcançar um resultado satisfatório ao final do projeto.

Nome & Logotipo

Enquanto o produto era desenvolvido, a equipe também se propôs a elaborar uma identidade para a empresa que viria a diponibiliza-lo.

O nome da loja é bem sugestivo ao relacionamento que o dono de pet tem com seu animal, uma relação de amor e cuidado onde um quer o bem do outro, cada um da sua forma. O dono, demonstrando através do cuidado, do carinho, considerando o animal como um membro da família. Quanto ao pet, demonstra esse sentimento de “cuidar” através das pequenas ações típicas do animal, sempre carinhoso, companheiro, um verdadeiro amigo para todas as horas.

Tipografia

A equipe optou pela Ledare, uma tipografia com personalidade sem deixar de lado questões de legibilidade*, sem deixar de lado a importância de uma tipografia com variações de peso para auxiliar na hora de elaborar materiais gráficos.

  • A legibilidade é a propriedade de os caracteres tipográficos se distinguirem uns dos outros através de sua forma.

As cores

Adotamos três cores principais, o roxo como primária e amarela e laranja como secundária, pelos seguintes motivos:

  • Roxo: Uma tonalidade fechada, bem puxada para o azul, porque queríamos demonstrar confiança nos produtos oferecidos no meio pet.
  • Amarelo: Expressar a felicidade que é ter um animal de estimação, além da cor contrastar bem com o roxo.
  • Laranja: É uma cor viva, igualmente contrasta com o roxo e combina com o amarelo.

Assets e aplicações da marca

Para compor a identidade visual, foram elaboradas ilustrações de animais de estimação que brincassem com o imaginário das pessoas através de poses únicas e engraçadas que só nossos animais de estimação conseguem fazer.

Aprendizados

  • Definir um problema relevante;
  • Fazer um planejamento claro e eficiente do projeto;
  • Estabelecimento de prazos e gerenciamento de tempo com eficácia;
  • Distribuição das atividades enquanto mantínhamos o trabalho em sincronia;
  • Comunicação, foi primordial para o andamento do projeto, tomada de decisão e escolhas de design;

Equipe e Participação.

A equipe Kamaleão foi composta por: Ana França, Stefanne Carla e Victória Araújo. Minhas principais contribuições nesta etapa do projeto foram:

Ressalto que as decisões não foram tomadas individualmente, houve constante diálogo e colaboração.

A primeira parte do Case já foi postada, quer dar uma olhada?

Obrigada por chegar até aqui! Que tal conhecer a equipe do projeto?

Ana França,

UX/UI Desinger, Researcher, Brand & Graphic Designer e Copywriter.

Stefanne Carla,

UI/UX Designer e Brand Designer.

Victória Araújo,

Designer Gráfica, Ilustradora e Artista Digital.

--

--