Carreira de TI

Caio Santos
9 min readApr 28, 2022

--

Photo by Fotis Fotopoulos on Unsplash

Não é de hoje que o mercado de TI está em alta. Desde os meus primeiros anos até hoje (24 de abril de 2022) nunca vi um momento em que o mercado estivesse em queda. Houveram sim, momentos mais mornos, mas sempre em expansão, e nunca esteve tão aquecido quanto hoje em dia. Basta fazer uma pesquisa rápida em qualquer site de vagas e ver a quanto tempo as mesmas estão abertas.

Mais de 5k vagas em aberto no último mês (apenas no Brasil) — 24/04/2022 — Linkedin

Isso se dá pela boa e velha lei da oferta e demanda, onde o mercado cresceu numa velocidade muito maior do que a velocidade em que mais profissionais são formados. O cenário pré pandemia já não era muito diferente deste, mas com as mudanças no formato de trabalho (Home Office) impostos pela COVID 19 o cenário acabou se agravando, uma vez que o mercado deixou de ser regionalizado e ficou mais comum profissionais brasileiros passarem a trabalhar para empresas estrangeiras.

Olhando para o momento atual, é indiscutível que a TI é um dos mercados com maiores oportunidades e prospecção de crescimento, e com um pouco (na verdade isso depende da sua aptidão 😬) de foco e baixo investimento (sim, me arrisco a dizer que é possível entrar na área sem custo) é possível dar os primeiros passos nessa área.

Por onde começar?

Photo by Bruno Nascimento on Unsplash

O primeiro passo é entender as possibilidades de área de atuação e escolher uma delas para focar seus estudos iniciais. Vou listar algumas delas:

  • Desenvolvimento de Software
  • Segurança da Informação
  • Cientista de Dados
  • Suporte Técnico
  • Qualidade de Software
  • Administração de Redes
  • Administração de banco de dados
  • Entre MUITAS outras

Ainda respondendo a pergunta de "Por onde começar?" acho que o principal é aceitar que você não é obrigado a acertar de primeira.

Como assim Caio? Não é só eu escolher a área que tem mais oportunidades e estudar as bases que vai dar bom?

Nem sempre 😅! Aqui a dica é escolher uma área, estudar e ver se você se identifica com o propósito dela, ou seja, o profissional que atua com qualidade de software é diferente do desenvolvedor de software, ele entra num momento posterior ao desenvolvimento, justamente para garantir que o produto final tenha a qualidade desejada.

Caio, escolhi uma área, estudei durante meses e percebi que a minha dificuldade em aprender é porque não gosto muito. E agora?

Escolha outra, e comece novamente! Como eu disse anteriormente, não se cobre de acertar de primeira, e também não se cobre tanto! Claro que estipular uma meta ajuda a guiar seus estudos, mas nem sempre conseguimos nos dedicar o suficiente para atingir essas metas. O melhor exercício aqui é validar se a meta não era ousada demais (geralmente perguntar para alguém da área é uma boa) e percebendo que sim, repense na meta. Agora se a meta era atingível, talvez seja o momento de começar a pensar em outra opção das áreas de TI disponíveis.

Outro questão muito importante nesse ponto, é que muitas pessoas desistem aqui, pois escolhem uma primeira opção, não se identificam e acham que TI não é pra ela… Minha sugestão é não desistir até ao menos conversar com alguém que já tenha um tempo de área. Nesta fase é comum as pessoas quererem ver resultados muito rápido, e nem sempre é tão simples assim.

Será que eu me encaixo nesta área?

Photo by Sigmund on Unsplash

Vou fazer uma afirmação muito pessoal aqui, que é polêmica e imagino que boa parte das pessoas que ler vai discordar e me julgar, mas mesmo assim, vou fazer 🤣

Se você não é muito tendencioso a área de humanas, existem grandes chances de existir alguma posição na TI que você se encaixe.

Claro que isso não é uma regra, muito menos uma verdade… É apenas a minha humilde percepção e opinião. Zero de problema se você não concordar, na verdade é até legal, principalmente se você comentar o porquê nos comentários.

Em paralelo ao tópico anterior, é sadio também validar se você vai gostar de atuar nessa área.

E como eu vou fazer pra saber se eu vou gostar Caio?

Simples, pergunte para pessoas da área. Se não conhecer, não tem problema, chame pessoas no linkedin, se apresente, explique seu momento, e peça opinião. Se você acha que ninguém vai te responder, vai se surpreender com a quantidade de pessoas dispostas a ajudar (me incluo nisso, pode me chamar).

Além disso, vídeos no youtube também podem te ajudar a entender o dia a dia de cada posição de TI. Vale muito a pena assistir alguns enquanto ainda estiver na dúvida sobre qual escolher focar.

Em alguns casos, é possível que você realmente não se veja atuando de forma tão técnica, mas ainda assim, diria para dar mais uma chance para a TI, pois existem cargos que atuam no dia a dia da TI sem necessariamente precisar colocar a mão na massa do técnico. Nesse caso, sugiro dar uma olhada nesse texto aqui: time ágil x time de futebol.

Um pouco sobre a minha carreira

Desde o meu estágio na KBR TEC em Santos, até minha posição de engenheiro mobile na XP INC foram muitos desvios de percurso, e inúmeros aprendizados. Mas vale voltar um pouco antes disso:

  • Estudei em escola pública 100% do tempo
  • Fui incentivado pelo meu pai a trabalhar no comércio da família
    (eu não recebia nada, era só para não ficar em casa só jogando vídeo game mesmo 😅)
  • Fiz faculdade privada, pois não consegui passar em nenhuma pública
  • Trabalhei como caixa de mercado, repositor, balconista, e o que mais estivesse precisando durante os dois primeiros anos de faculdade
  • Então consegui o estágio na KBR TEC

É importante voltar um pouco nessa fase antes da TI para que as pessoas entendam que não foi fácil. No tempo que estágio eu saia de casa as 6h da manhã e chegava depois das 0h praticamente todas as noites, pegando transporte público, e indo do estágio para a faculdade a pé para economizar uma passagem. O intuito não é me vitimizar, até porque, mesmo tendo sido difícil, comparado a outros colegas eu tive uma trajetória muito privilegiada. Mas a ideia de expor essa fase, é ajudar no entendimento de que não adianta você achar que tudo vai ser rápido e fácil, porque não vai.

Da KBR até a XP, sempre estive atuando com desenvolvimento de software, me encontrei nessa área, é incrível como fico satisfeito ao concluir algum projeto/funcionalidade! Nessa trajetória atuei na WEB (do ASP 3.0 até o .NET MVC), trabalhei com muitos bancos de dados (SQL, Oracle, Mongo, MySql) e então migrei para o Mobile, onde me aprofundei no iOS, mas também dei uma fuçada no Android (tenho estes dois apps publicados: MyMagicApp e Portabi). Mesmo tendo atuado apenas com desenvolvimento, precisei me adaptar a mudanças quase que durante todo o tempo, isso é uma constante desta área.

Casos reais de mudança

Photo by SHTTEFAN on Unsplash

Nessa jornada, me deparei com pessoas que tinham dúvida se valia a pena entrar na área, se fazia sentido para o perfil dela, que tinham medo de não dar certo, e por ai vai. Vou compartilhar com vocês dois cases que me orgulho muito de ter participado e acreditado no potencial deles.

Conforme vamos ganhando experiência em nossa profissão, é natural que pessoas menos experientes ou ingressantes nos procurem para ter um direcionamento e compartilhar alguns pesos que eles não precisam carregar sozinhos.

Vou falar sobre dois caras que tive o prazer de acompanhar desde os primeiros momentos na área, e que hoje acabo pedindo ajuda em alguns pontos (fala ai Lucas Pires 😜), O Lucas Pires e o Haroldo Moraes.

Conheci o Lucas num momento de descontração enquanto jogávamos card game em uma loja da cidade. Criamos mais proximidade e começamos a falar sobre trabalho, que foi quando ele me falou que trabalhava como caixa de um banco, mas que tinha vontade de ingressar na área de TI. Ele estava cursando a faculdade, mas tinha medo de trocar o trabalho seguro dele e acabar não dando certo. Depois de alguns papos, muito estudo, mais um pouco de estudo, algumas ausências nos dias que marcávamos o card game, hoje ele está em uma carreira de brilhar os olhos, carreira esta que ele construiu sozinho, com muito suor e dedicação. Hoje é uma das minhas referências quando preciso de ajuda no Android.

Estudei com o Haroldo desde o ensino médio, então temos uma amizade de longa data! Quando completou 18 anos ingressou no exército e começou a traçar carreira lá. Num belo dia, me chamou na sua casa para perguntar sobre a área de TI, e daquele dia em diante ele começou a dar os primeiros passos. Se formou na mesma faculdade que eu, está sempre se atualizando, buscando novos desafios e hoje trabalha em um dos gigantes bancários. O Haroldo também tinha o mesmo receio que o Lucas, trocar uma carreira quase que certa no exército, por algo totalmente incerto, e que precisava ser traçado do zero ainda. Me arrisco a dizer que esta foi uma das escolhas mais felizes que ele fez na carreira profissional dele

Ambos possuíam uma coisa em comum que acabo não vendo em algumas pessoas que entrevisto hoje: brilho nos olhos, força de vontade e perseverança. Não vou mentir e dizer que na primeira vez que conversamos eu já percebi tudo isso, mas justamente o fato de termos mantido contato e conversado com uma recorrência, foi fazendo com que essas qualidades ficassem mais expostas. Hoje, se me pedissem dois nomes para dar como exemplo de carreira, esses dois caras seriam meus indicados.

Me identifiquei, e agora?

A área de TI é um mar repleto de possibilidades, mais acima dei um pequeno exemplo de vagas abertas a mais de 30 dias, mas isso foi apenas em um site, e existem as vagas no exterior também.

Se você chegou até aqui e está afim de ingressar na área, os primeiros passos já citei mais acima:

  1. Escolher um assunto para começar a estudar
  2. Conversar com profissionais mais experientes para pedir direcionamento

Material de estudo

Para backend e frontend pedi umas indicações para o meu primo Fabrício, pois já faz um bom tempo que não venho acompanhando material dessa área, uma vez que tenho focado mais no mobile. Ele me indicou os seguintes links:

Pensando mais no mundo mobile, tenho um artigo que publiquei já faz um tempo, para quem quer iniciar no mundo Android, com um curso do Google Gratuito:

Agora se você quiser entrar para o lado da maçã, e programar aplicativos para o mundo Apple, temos uma opção gratuita, porém requer conhecimento da lingua inglesa:

Ou, uma opção nacional MUITO bacana! E não estou puxando saco porque estou com a galera desde as primeiras Sprints não, é porque o projeto é legal demais. To falando do DevPass, acessem e conheçam o projeto e as opções de curso disponíveis.

Caso tenham interesse em participar de algum dos meus cursos e/ou mentoria segue meu link direto:

Vagas na XP

Não poderia perder a oportunidade e falar sobre algumas vagas que temos em aberto em nosso time aqui na XP. Se você se identificar com alguma e quiser bater um papo pode me chamar que explico ou direciono para alguém da área 😉.

É isso galera! Espero que tenham gostado, e qualquer dúvida deixem nos comentários aqui, ou podem me chamar direto no Linkedin! Até mais…

--

--

Caio Santos

Desenvolvedor Mobile que não larga o osso do .NET e do Javascript.