A Hipermodernidade e o Mundo de Kylie Jenner — Aulário 08

Como o Império da Efemeridade afeta a estrela do mundo Pós Moderno

Cibelle Yoshino
2 min readMay 15, 2018

Para Gilles Lipovetsky, a Hipermodernidade é a fase que vem após a Modernidade; nela, há uma quantidade exorbitante de opções. O indivíduo sente-se sufocado diante de uma vastidão de escolhas a serem tomadas.

Vem assim o hiperconsumo: consome-se cultura, produtos, etc. de maneira exagerada. A novidade não dá para ser novidade por muito tempo; pega-se algo que já existia e ocorre um processo de redesign; isso seria o “novo”.

Adequando este estudo no mundo de Kylie, o hiperconsumo está fortemente presente: o consumo de seu estilo de vida, de sua linha de maquiagem e de seu programa. São pouquíssimas as pessoas que não conhecem ou nunca ouviram falar de seu nome. O estilo de vida de Jenner é, quase todos os dias, matéria para revistas adolescentes como a Cosmopolitan.

Focando em sua linha de maquiagem, que lucra milhões de dólares por ano, tem-se coleções diferentes, mas que sempre são compostas das mesmas coisas: batons, sombras, blushes, iluminadores e delineadores. Muda-se o conceito, mas nunca o produto. É um processo de redesign, mas sem mudar efetivamente o material em si.

O Império do Efêmero

A efemeridade reina nos dias de hoje. Nesse império, a maior novidade é a lei em si: não ferir frontalmente o público, não perturbar os hábitos e as expectativas, ser imediatamente legível e compreensível para a maioria.

Por ser uma das maiores influencers — se não a maior — , Kylie sofre com esse império; tudo o que ela faz gera uma reação imensa de seu público, até mesmo com coisas insignificantes. Em um dos episódios do reality show Keeping Up With The Kardashians, Kylie admite que não nasceu para ser famosa, pois ela não consegue lidar com toda a influência que ela exerce sobre os seus fãs.

A Sociedade do Controle

Segundo Gilles Delleuze, a Sociedade do Controle se dá pelo rastreamento de comportamentos, principalmente de consumo e de fluxo de desejos. Nela, o influenciador influencia pessoas que querem ser influenciadas sobre o assunto abordado pelo indivíduo.

E foi assim que Kylie fez seu reinado — tornando-se não somente a rainha da rede social Snapchat, mas uma das maiores influencers reconhecidas atualmente e sendo a integrante mais conhecida dentre suas irmãs também.

--

--

Cibelle Yoshino

Student at Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)