A Sociedade do Espetáculo — Aulário 11

Como um simples desvio da norma pode acatar em uma grande notícia

Cibelle Yoshino
3 min readMay 16, 2018
Kylie Kristen Jenner — MET Gala 2018

Primeiramente, vale ressaltar que a Cultura é um sistema, onde cada forma tem seu significado. Em outras palavras, a cultura é um sistema onde cada signo possui sua prórpia função. Quando culturas diferentes se colidem, tem-se como resultado um contraste muito grande, uma vez que cada uma possui sua linguagem e seus singos e significados podem ser contraditórios entre si.

Estamos passando para a Sociedade do Espetáculo; a única coisa que mudou significativamente foi a acessibilidade — tomamos como exemplo a diferença nas maneiras de um indivíduo se portar, dentro e fora das redes sociais.

Estamos inseridos numa sociedade que nos dá o lugar de espetáculo — somos pessoas totalmente diferentes na vida real. Na Sociedade do Espetáculo, o que antes era extraordinário torna-se ordinário. E assim, no momento em que o extraordinário torna-se ordinário, tenta-se transformar o ordinário em extraordinário também — pegam-se elementos cotidianos e faz-se deles o extraordinário.

Um indivíduo que antes apenas consumia conteúdo nas redes sociais agora passa a fornecê-lo também. Surge assim as estrelas: pessoas que fornecem entretenimento para aquelas que consomem, ganhando grande relevância e reconhecimento. Mas, assim como todas as coisas têm seus lados bons e ruins, a Sociedade do Espetáculo não dá vazão para características comuns como tristeza e dificuldades, fatores tão comuns no cotidiano das pessoas.

Kylie definitivamente é uma celebridade que foi afetada pela colisão entre a sociedade do espetáculo e a sua vida pessoal.

Tomemos como exemplo a vida de Kylie: a estrela passa por diversos níveis de exposição. Desde fãs especulando coisas sobre ela e paparazzis a seguindo para todos os lugares, tudo que Kylie faz pode virar notícia e/ou fontes de fofoca e suposições indesejadas. Ela deve, em muitas ocasiões, administrar a maneira de se portar diante das câmeras, e isso a afeta de maneira significante.

Desde que eu tinha 9 anos de idade, eu estive no ramo do entretenimento, e todo mundo está sempre me dizendo o que — e o que não — fazer … Você acaba tornando-se fria e não se preocupa com o que as pessoas pensam, ou você pode se dar mal. — Kylie Jenner

Acaba-se criando um segundo caráter, uma persona, que mostra ao mundo do entretenimento uma vida e uma personalidade que é totalmente diferente da que a celebridade realmente possui. E, para a maioria, é muito fácil não levar isso em consideração.

--

--

Cibelle Yoshino

Student at Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)