Kylie, a rainha das redes sociais — Aulário 02

Como a social influencer de apenas 20 anos pode transformar a maneira do indivíduo se portar

Cibelle Yoshino
4 min readApr 10, 2018

Kylie Jenner é, sem sombra de dúvidas, uma pessoa conhecida mundialmente. Apesar de não promover eventos para manter contato com seus fãs, ela produz conteúdo diariamente para entretê-los, através de redes sociais como Snapchat, Twitter e Instagram, as duas principais plataformas utilizadas por ela.

Kylie é de fato uma social influencer; isso significa que ela exerce influência não somente sobre seus fãs, como também para quem a conhece superficialmente. Tal influência, quando analisada mais afundo, chega a ser até controladora. Desde a maneira de se vestir e maquiar, até a maneira como a pessoa pensa e se comporta.

Tal relação de controle foi explorado e estudado por muitos pensadores. Destaca-se Michel Foucault (15/10/1926–25/05/1984); filósofo, historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário, Foucault gerou estudos que discorrem sobre a chamada Sociedade Disciplinar. Nestes estudos, o teórico fala sobre como as instituições que rodeiam o indivíduo são capazes de influenciar a maneira dele se portar perante o mundo.

Instituições que antes se limitavam à família, igreja, empresas, ao Estado, dentre outros, hoje expandem-se para o círculo de amigos e até para celebridades, que é o que está sendo discutido neste texto.

Essas instituições são responsáveis por controlar o tempo, espaço e os movimentos do indivíduo, que está sendo observado pelos olhos da sociedade moderna, capitalista e industrial. Elas possuem o poder de "docilizar corpos" — influenciando a cultura e costumes a serem aderidos pelo indivíduo, ou seja, opiniões, regras e padrões que ele seguiria.

Originalmente, a influência sobre as pessoas era mantida por imposição de poder ou pelo próprio medo. Quem não enxergasse e respeitasse a escola como fonte de conhecimento não teria reconhecimento nem encontraria conhecimento em lugar algum. Hoje, essa influência pode vir de um lugar da pessoa que busca por validação e aprovação. Tem-se a dinâmica de submissão que molda a maneira do ser pensar e agir.

A norma, está inscrita entre as “artes de julgar”, ela é um princípio de comparação. Sabemos que tem relação com o poder, mas sua relação não se dá pelo uso da força, e sim por meio de uma espécie de lógica que se poderia quase dizer que é invisível, insidiosa. — Michel Foucault

Nossa modelo para tais estudos é a Kylie; no caso dela, a influência se dá pelas redes sociais. Listada pelas revistas Forbes e Time como uma das jovens celebridades mais influentes do mundo, Kylie acumula uma legião de seguidores nas mídias sociais.

Um exemplo do tamanho de sua influência foi um tweet que a influencer postou no início deste ano, falando sobre ela não usar mais o Snapchat, uma rede social de mensagens instantâneas.

"Entããão, mais alguém aqui ainda usa Snapchat? Ou sou só eu?… Nossa, isso é tão triste"

Uma simples frase postada por ela no Twitter gerou um prejuízo de 6% das ações do Snapchat, um valor de aproximadamente 1.3 bilhões de dólares. Jenner era, até então, um dos usuários mais influentes na rede social (25 milhões de seguidores, aproximadamente).

Exemplares de produtos da linha de cosméticos da Kylie Jenner, o Kylie Cosmetics

Outro exemplo é a linha de cosméticos da celebridade: Kylie Cosmetics. Inaugurada em 2016 com seus kits de batons líquidos, a linha de cosméticos fez tanto sucesso que logo virou um império no mundo da maquiagem; apenas 18 meses depois de sua inauguração, Kylie Cosmetics já havia lucrado extravagantes 420 milhões de dólares.

Esse valor exorbitante se deu não somente para o apelo estético de seus produtos, mas principalmente pelo tamanho de sua fama e influência entre as pessoas que a conhecem (devo dizer que são pouquíssimas as pessoas que não conhecem ou nunca ouviram o nome da social influencer).

Na modernidade, o hospital controlava a maneira do indivíduo ser tratado; a escola, a maneira de aprendizado; a família, a maneira de ser criado. Na contemporaneidade, a relação é outra. Fica evidente a capacidade de influência que uma única pessoa — no caso, Kylie Kristen Jenner — consegue exercer. Se os exemplos citados acima te impressionaram, então você entendeu a mensagem que eu quis transmitir por meio deste texto.

"Eu sei o quanto sou influente sobre meus fãs e seguidores. Eu sinto que tudo que eu faço, minha cor de cabelo, minha maquiagem, eu sempre começo essas grandes tendências, e nem percebo o que sou capaz de fazer." — Kylie Kristen Jenner

--

--

Cibelle Yoshino

Student at Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)