A Contemporaneidade e Kylie Jenner — Aulário 01

A conturbada relação entre a influenciadora e a mídia.

Cibelle Yoshino
3 min readApr 7, 2018
Foto: WallpapersDen

Zygmunt Bauman, autor polonês, fala sobre o efeito da efemeridade presente no cotidiano da vida humana. Em sua obra Modernidade Líquida, ele diz que tudo é temporário. Tem-se assim o termo "liquidez": o estado da sociedade moderna, assim como o líquido, dá-se pela incapacidade de manter a forma. Em outras palavras: tudo é volátil, flexível. O que mais se destaca na obra de Bauman é a efemeridade, que está cada vez mais presente em cada geração.

No líquido cenário da vida moderna, os relacionamentos talvez sejam os representantes mais comuns, agudos, perturbadores e profundamente sentidos da ambivalência.

Assim como é interessante a interpretação da relação entre indivíduos na sociedade contemporânea, vale também estudar a relação entre a sociedade contemporânea e a mídia. Definimos a mídia como o meio, o mediador; ao dizer que a mídia controla, comete-se um equívoco: o controle é gerado pelos veículos. Um exemplo claro disso seria um programa de jornal em uma emissora popular, em que a mídia é a televisão, e o veículo é o programa em si.

A Modernidade, em sua existência em meados do século XX, caracterizava-se pela identidade fixa dos indivíduos. Pouca coisa mudava, independentemente de como eles se relacionavam com os fatores à sua volta (família, escola, trabalho, etc.). Em contraste, a Contemporaneidade (época em que vivemos agora) é fortemente caracterizada pela efemeridade; os indivíduos possuem identidades voláteis, sem uma forma definida. A forma de pensar, de se comportar, de falar, de se vestir, de sentir — nada é fixo.

Embora Bauman tenha discorrido sobre a relação do indivíduo com o seu semelhante, é de extrema importância na área de comunicação expandir essa analogia para universos mais específicos: a relação entre o indivíduo e a celebridade.

Na sociedade contemporânea, tudo é efêmero e isso não se difere para as celebridades. Nenhuma delas, enquanto estrelas, é capaz de satisfazer os requisitos exigidos pela grande massa o tempo todo. Tem-se então a divergência: quem o artista quer ser e quem o público quer que o artista seja. Haverá, sem dúvidas, um momento em que a celebridade deixa de ser uma estrela; seja pela superexposição do artista ou por rumores gerados pela massa, o público acaba por perder o interesse e assim, o reconhecimento da pessoa diminui. Antes, os resultados, mesmo sendo ruins, não afetavam a celebridade em níveis catastróficos; hoje, um simples "deslize" pode significar o término da carreira do artista.

Por sorte, Kylie Kristen Jenner ainda não passou por isso. Mas ela já foi alvo de diversos rumores. Um exemplo seriam as especulações de que Kylie teria feito cirurgia plástica, pois sua estrutura física mudou significativamente em um curto período de tempo. Outro exemplo, mais recente, foram os rumores de que ela estava possivelmente grávida do rapper Travis Scott. Kylie decidiu manter sigilo sobre sua gravidez, que foi confirmada após o nascimento de sua filha, Stormi Webster, com um vídeo que deixou seus fãs emocionados.

Informações se espalham rápido. Se na modernidade essa rapidez era significante, na contemporaneidade ela é instantânea. E há quem seja vítima dessa instantaneidade.

I’ve realized through the years that I just find happiness in other things, whether it’s my dogs or my friends or, like, looking at the sunset. So if I were to wish for something else, it would just to be happy all the time, to have a superpower of not letting things affect me, and to be true to who I am, always. — Eu percebi que no decorrer dos anos, eu encontro felicidade em outras coisas, seja nos meus cachorros ou meus amigos, ou olhando o pôr do sol. Então, se eu pudesse desejar algo mais, seria de ser feliz o tempo todo, de ter o superpoder de não deixar as coisas me afetarem, e de ser quem eu verdadeiramente sou, sempre. (Kylie Kristen Jenner)

--

--

Cibelle Yoshino

Student at Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)