Disponibilizando o Biblivre 5 através da Internet com o WeDeploy (GRÁTIS!)

ATUALIZAÇÃO 19/3/2019

O WeDeploy publicou um anúncio em seu site oficial informando aos usuários que o serviço será descontinuado em 22 de abril de 2019. Esta postagem irá permanecer aqui por motivos históricos. Não é mais recomendável implantar o Biblivre 5 (ou qualquer outra aplicação) no WeDeploy.

Eu já venho escrevendo sobre o Biblivre em posts anteriores (aqui e aqui). Provavelmente você chegou neste post porque já conhece o Biblivre 5 e como ele pode ajudar a automatizar a operação de bibliotecas.

Algumas bibliotecas comunitárias usam o Biblivre 5 para gerenciar seu acervo e seus usuários. Embora a instalação na máquina local do Biblivre 5 seja muito fácil, bibliotecas comunitárias, via de regra, não possuem recursos para que o seu Biblivre 5 esteja disponível através da Internet. Foi aí que eu encontrei uma opção imbatível para implantação fácil, rápida e barata de aplicações na nuvem: o WeDeploy.

Disclaimer: eu trabalho como engenheiro de software na Liferay, que é a criadora do WeDeploy. Eu já usei outros serviços e nenhum deles é tão simples de se começar a usar quanto o WeDeploy.

O WeDeploy oferece PaaS (do inglês platform as a service, plataforma como serviço) e BaaS (do inglês backend as a service, plataforma como serviço) com a qual você pode implantar diversos serviços (sites, blogs, apps) ou utilizar alguns serviços prontos (armazenamento de dados, e-mail e autenticação). O repositório de exemplos do WeDeploy é bem farto. Nós vamos utilizar a PaaS do WeDeploy para implantar a nossa aplicação em um contêiner Docker.

Criando uma conta gratuita no WeDeploy

O WeDeploy possui 4 planos: Free, Basic, Standard e Premium. O Free, como o nome já diz, é gratuito e é o que nós vamos utilizar. Nesse plano cada conta tem disponível até 1 GB de memória, 1 processador, 512 MB de armazenamento e até 1 GB por mês de transferência de dados. Para um sistema simples como o Biblivre 5 e uma biblioteca de pequeno a médio porte esta infraestrutura pode ser viável.

Planos disponíveis em https://wedeploy.com/#pricing

Para criar uma conta, vá até a página de criação de conta em https://console.wedeploy.com/signup e preencha o formulário com seus dados: nome completo (name), endereço de email e a senha (password) que será utilizada para acessar a sua conta. Um e-mail de confirmaçã

Implantando a aplicação com apenas dois cliques

Depois de criada a conta você já está pronto para implantar o Biblivre 5 na Internet com poucos cliques. No meu repositório do Github está o código para a implantação. Na descrição do projeto há um botão como este:

Esse botão quando clicado vai levar para um formulário onde você pode criar um projeto novo (opção Create Project) ou usar um existente (opção Select Project) para implantar o Biblivre 5. Se você vai criar um projeto novo através desse formulário procure escolher um identificador (campo Project ID) que seja significativo e esteja ligado à organização. Esse identificador fará parte do endereço publicado na Internet através do qual o Biblivre 5 será acessado. Por exemplo, se você escolher o identificador minhabibliotecalivre para o projeto, o endereço será biblivre-minhabibliotecalivre.wedeploy.io. No plano gratuito, não é possível usar domínios personalizados, ou seja, sempre vai ter um wedeploy.iono endereço do site.

Pronto! Quando clicar em Create Project and Deploy Services após alguns segundos seu projeto estará disponível em biblivre-minhabibliotecalivre.wedeploy.io/Biblivre4, (minhabibliotecalivre é o identificador do projeto usado apenas como exemplo).

Resumo

O Biblivre 5 tem ajudado várias bibliotecas pelo país a automatizar seus processos. No entanto, muitas delas não podem disponibilizar o sistema na Internet devido aos custos envolvidos tanto de implantação quanto de manutenção. O WeDeploy oferece PaaS gratuito e uma facilidade incomparável para implantação e manutenção do sistema, permitindo que com apenas alguns cliques o Biblivre 5 esteja no ar.