Programação: O que são declarações if-else?

Matheus Costa
2 min readMay 20, 2020

--

O carro-chefe da programação

Para que seja possível um programa de computador tomar decisões é necessário primeiramente imputar uma condição. Não só os computadores agem segundo esse critério. Os seres humanos também tomam decisões baseados em condições apresentadas a eles. Para tomar uma decisão é necessário existir uma condição.

Imagine como exemplo um programa de computador que leia quatro notas de um aluno e com base no valor da média dessas notas dizer se ele está aprovado ou não. É aí que os if e else entram em jogo.

Nesse contexto de apresentar apenas uma das duas mensagens (aprovado ou reprovado), vamos supor que o aluno(usuário) precise colocar o valor de sua nota de 1 a 10, e se obtiver média acima ou igual a 7 ele será aprovado, caso contrário ele será reprovado. Com base nisso vamos para a prática do nosso programa!

Como nos tutoriais anteriores vou utilizar a linguagem C que é uma linguagem base.

Temos dois tipos de condicionais, a de decisão simples, e a de decisão composta. A de decisão simples contém apenas a condicional if e a decisão composta contém a condicional if — else if — else.

if

O if vai ser lido pelo código independente do que estiver sido feito antes dele, ou seja o programa mesmo que não o execute vai passar pela leitura dele para verificar se é verdadeiro ou falso. É recomendado se a condição tiver várias condicionais diferentes antes de irem para a próxima leitura.

else if

O else if vai ser executado somente se o if não for satisfeito. E o programador pode adicionar quantos else if forem necessários, apenas lembre-se do uso racional de memória.

else

O else será executado somente se o que tiver antes dele(if ou else if), não for satisfeito.

Dessa forma podemos concluir o funcionamento da condicionais if-else da programação, exemplificando um código abaixo

Vale ressaltarmos também a utilização de uma outra estrutura condicional que é o switch-case, que é bastante útil na criação de um “menu”, e tem um funcionamento basicamente igual o if, que vai ser em ordem de escada até encontrar um valor verdadeiro. E tem uma estrutura da seguinte forma:

Por hoje é só, nos próximos tutoriais explicarei mais sobre estruturas de repetição que são uma parte essencial automatização ou da programação, e formas de otimização dela. Então se gostou não se esqueça de deixar um aplauso e um comentário e de me seguir para receber os próximo tutoriais.

Se ficou alguma dúvida pode comentar abaixo, e se quiser se conectar comigo, pode me mandar uma solicitação lá no LinkedIn, ou me seguir nas outras redes(algumas uso mais outras menos): https://linktr.ee/costa.dev.

Até a próxima! 😄

--

--

Matheus Costa

Algorithms and Data Structures Specialization student at Stanford University