Parte #4 — Liderança técnica: buscando o autodesenvolvimento

Dani Araujo
5 min readJan 7, 2019

--

Esse texto é parte de uma série sobre liderança técnica. Abaixo você encontra a lista de todos os artigos que a compõe:

Lembre-se: todas as informações compartilhadas aqui fazem parte da minha jornada pessoal como líder técnica. Existem várias maneiras de exercer o papel e, portanto, outras pessoas podem ser bem sucedidas trilhando caminhos diferentes.

Com um lápis gigante, uma mulher desenha uma escada pela qual vai subindo os degraus. Originalmente ilustrado por Dooder / Freepik

No artigo anterior falamos sobre como você pode apoiar o desenvolvimento de pessoas do seu time. Mas não esqueça que em meio a tantas atribuições é preciso encontrar tempo para se desenvolver. E não só no aspecto técnico. Neste papel, como temos visto até então, você vai precisar de uma série de habilidades que extrapolam esta área de conhecimento.

Você não tem que conhecer a fundo todas as tecnologias que são utilizadas no projeto ou produto em que você trabalha. Mas precisa cuidar do seu desenvolvimento técnico assim como qualquer outra pessoa desenvolvedora. Tenha em mente que este é um papel o qual você pode deixar de exercer a qualquer momento, precisando voltar a programar em tempo integral. Esteja preparada!

Você vai perceber que todas as dicas compartilhadas aqui são aplicáveis independentemente de você ser ou não a líder técnica do seu time. A ideia é justamente trazer um apanhado do que tem funcionado pra mim desde que venho conciliando parte do meu tempo de desenvolvedora com este papel.

Tenha um plano

Como líder técnica você vai precisar gerenciar melhor o seu tempo. Ter um plano vai permitir que você escolha em quais oportunidades investir e na prática isso torna mais fácil a tarefa de dizer não. Portanto formule um plano para sua carreira (e revalide-o frequentemente) que te sirva como um guia para chegar nos seus objetivos. Construa uma visão de longo prazo, mas também defina metas de curto e médio prazo que vão te indicar se você está no caminho certo.

Dedique parte do seu tempo ao aprendizado

Você precisa encontrar tempo para programar e se desenvolver tecnicamente. Normalmente isso vai exigir de você um tempo além das suas horas de trabalho diárias. Isso é inerente a quem escolhe a tecnologia como base de sua carreira. É impossível manter-se relevante tecnicamente presa única e exclusivamente ao que temos contato durante o trabalho. Você precisa consumir outras fontes que vão te garantir mais inputs e criatividade na hora de resolver problemas.

Não perca de vista o domínio, arquitetura e design da aplicação

Bons programadores ao se deparar com um problema complexo, dividem-no em problemas menores, resolvem-nos e fecham o quebra cabeças solucionando o problema inicial. Para fazer isso você precisa entender bem o domínio, a arquitetura e o design da aplicação. Não esqueça que o software é apenas uma ferramenta para resolver problemas e você pode, inclusive, se especializar em algum domínio do qual goste mais.

Ensine outras pessoas

Ensinar é uma excelente maneira de aprender. Qualquer que seja o seu nível de conhecimento técnico sempre é possível contribuir com o aprendizado de alguém. Tente ensinar para outras pessoas o que você aprendeu. Isso vai te forçar a entender o conteúdo em um nível mais profundo, o que, por consequência, vai tornar o seu conhecimento mais sólido.

Estude as coisas certas

Se você escolheu ser uma pessoa desenvolvedora, esteja preparada para estudar. Toda hora surge uma biblioteca ou framework novo e junto com isso vem a necessidade de se atualizar. Mas a questão é: em que tipo de conhecimento investir para que a curva de aprendizado ao se deparar com uma novidade não seja tão grande? Entenda os fundamentos daquilo que você está fazendo. Não se torne uma programadora de bibliotecas. Ou seja, alguém que só conhece uma ferramenta específica e não entende fundamentos ou bases de programação. Isso vai te dar uma carreira curta, frustrante e nada promissora na área. Tenha em mente que aprender a programar é diferente de aprender uma linguagem de programação. Foque em técnicas de programação, resolução de problemas e análise.

Leia alguma coisa nova todos os dias e escreva eventualmente

Uma das maneiras mais fáceis de melhorar o seu conhecimento técnico é através da leitura. A leitura de livros, por exemplo, pode te ajudar a ter uma base mais profunda sobre um assunto de que você tenha interesse, enquanto a leitura de artigos pode te manter em dia com o que anda acontecendo ao seu redor. Escrever, por outro lado, é uma maneira de aprofundar e solidificar seus conhecimentos. Além disso, pode ser um jeito interessante de compartilhar aquilo que você já sabe e contribuir com o crescimento de outras pessoas.

Invista em suas habilidades de comunicação

Comunicar-se é imprescindível em qualquer área profissional, seja argumentando ou escrevendo. Como programadora você vai precisar dessas habilidades para explicar problemas, discutir possíveis soluções e influenciar em decisões. Mas, além disso, você precisa cuidar da sua habilidade de comunicação através do código: aprenda a escrever código reusável e legível (não somente por máquinas).

Crie um ou mais playgrounds

Escreva programas comuns que já foram feitos antes. Obviamente, não são projetos para produção, mas sim playgrounds onde você pode praticar livremente. Uma to do list é um exemplo clássico escrito de várias maneiras, em várias linguagens e por inúmeras desenvolvedoras. Procure por exemplos destas aplicações e tente aprender observando as distintas soluções implementadas.

Tenha responsabilidade sobre a sua própria carreira

Não importa onde você trabalha, a carreira é sua e de mais ninguém, portanto seja responsável com ela. Planeje-a cuidadosamente, mantenha-se relevante tecnicamente e busque equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.

Conte com apoio de uma mentora ou coach

Em muitos aspectos a liderança técnica é um caminho solitário, mas não precisa ser assim o tempo inteiro. Você pode buscar pessoas que de alguma maneira sejam referência para você e que estejam dispostas a te ajudar com seu crescimento fazendo um trabalho de mentoria ou coaching.

Estamos quase lá! No último texto da série vou focar em questões relacionadas ao negócio. Como podemos ser mais assertivas e contribuir efetivamente? Qual é o nosso papel junto às pessoas de negócio enquanto liderança técnica? Vamos descobrir que investir nessa frente pode ajudar e muito no nosso dia-a-dia.

Até o próximo texto.

--

--