Medo de escrever e compartilhar sobre seus aprendizados?

Sempre tive vontade de compartilhar meus aprendizados na área técnica, mas acreditava que não seriam úteis para mais ninguém além de mim.

Daniel Santin Debastiani
2 min readJul 17, 2021
Uma máquina de escrever antiga sobre uma bancada de madeira. Há um papel na máquina datilografado com o seguinte dizeres em inglês: "Write something".
Photo by Markus Winkler on Unsplash

Olá. Espero que esteja bem e segura. Seja bem vinda ao meu primeiro post… artigo… story… em fim, como preferir chamar.

Atuo há algum tempo na área de computação como desenvolvedor de software. Mais especificamente com programação de aplicativos para a plataforma mobile Android. Assim como para muitas profissionais, grande parte de meus conhecimentos técnicos vieram com muito estudo e esforço, muitas vezes, em longas jornadas solitárias.

Sempre tive vontade de compartilhar meus aprendizados na área técnica, sejam eles oriundos de minhas experiências profissionais, sejam de resultados de estudos pessoais. No entanto, a ideia fixa em minha mente de que esses aprendizados não seriam úteis para mais ninguém além de mim, sempre me mantiveram estático. Pensar dessa forma me impedia de rascunhar algumas palavras e torná-las públicas.

Um dia desses, estava batendo um papo virtual com minhas colegas após um dia de trabalho cansativo. Um dos assuntos que surgiu na conversa foi o quanto que algumas de nós se deixa intimidar pelas expectativas de terceiros sobre nossa carreira e sobre tudo que fazemos. Muitas vezes essa sensação nos faz abandonar alguns rascunhos de posts e projetos pessoais.

Neste mesmo dia acabei me deparando com uma publicação no blog interno da companhia que iniciava com o seguinte disclaimer:

“Escrever posts é uma forma de consolidar meus estudos, não possuem a função de ensinar outras pessoas, mas de alguma forma pode ser interessante para alguém. Feedbacks, comentários sempre são bem vindo. Aproveite!” — (R.W)

O post dessa colega se tratava de um resumo de anotações de estudos pessoais sobre um determinado tema não técnico. Logo pensei que eu jamais teria coragem de fazer o mesmo. Poxa, logo eu?! Quem iria se interessar?! Ainda mais sobre algo que ainda estou aprendendo? Mas ainda assim, esse disclaimer, escrito dessa forma, me deixou inquieto. Essa inquietude me fez rascunhar as primeiras versões desse post.

O empurrãozinho que faltava para eu terminar e publicar esse post veio quando li O que podemos aprender com os homens… by Wandecleya Martins. Essa brilhante reflexão também me motivou a escrever as minhas versões pioradas de posts sobre assuntos técnicos que estudo por aí.

Apesar do conteúdo deste post não ter sido técnico, eu precisava escrever essas palavras e torná-las públicas. Toda caminhada precisa de um primeiro passo e acho que este foi o meu. Obrigado por me acompanhar até aqui. Sinta-se convidada a comentar e deixar seu feedback nos comentários caso deseje. Você também se sente, ou se sentia, assim… travada para começar a escrever e compartilhar?

Até o próximo post. Fica bem!

--

--