Twitter e política: escandalização nas redes

Demodê UnB
6 min readSep 16, 2022

--

Semana de 9 a 15 de setembro de 2022

Por Isabela Rocha

Nesta semana, as redes são marcadas por respostas emocionais à diversos escândalos relacionados aos bolsonaristas, particularmente durante o fim de semana, e novamente na quarta-feira, quando Vera Magalhães é, mais uma vez, atacada. Inclusive, é necessário destacar que o ataque de Bolsonaro à Vera no Debate na Band encorajou o comportamento de Douglas Garcia, que espelhou o de seu presidente. Vejamos:

Os fins de semana são marcados por escândalos dentro do núcleo Bolsonarista. Na sexta-feira, dia 9, à 1 da tarde, o primeiro assunto do momento é ’51 IMÓVEIS EM DINHEIRO VIVO’, e lá permanece até às 2 antes de cair, em decorrência do escândalo mais recente associado ao clã Bolsonaro: foi comprovado e divulgado em reportagem que a família haveria utilizado dinheiro em espécie em diversas transações imobiliárias. A equipe do clã, em resposta, afirmou que as transações foram efetuadas, na verdade, em moeda corrente, ou seja, transações realizadas em real, sejam elas por dinheiro em espécie, transferência bancária, como o PIX, ou cheque. Já no domingo, dia 11, devido aos jogos de futebol, e também ao Formula 1, são poucos os assuntos do momento relacionados à política ou ao processo eleitoral. Entre os 10 primeiros, apenas 1 da tarde o ‘PEDALADA DO JAIR’ chega à sétima posição depois de cair: Bolsonaro havia assinado duas Medidas Provisórias cancelando repasses para o setor cultura e para o fundo de ciência e tecnologia, abrindo espaço para remanejar uma verba de mais de 5 bilhões para orçamento secreto.

De volta ao sábado, no dia 10 à 1 da tarde, algumas expressões surgem nas primeiras posições dos assuntos do momento, e lá ficam até desaparecerem às 2. Elas são a hashtag #LulaEoPTUnicaViaJaNo1ºTurno em primeiro lugar, a expressão ‘VOTO ÚTIL DERRUBA O INÚTIL’ em segunda posição, e ‘DEZPRESOU A MORTE DE CRIANÇAS’ em quarta posição. São hashtags da campanha petista, apelando para o voto útil para que Lula seja eleito já no primeiro turno.

Iniciando a semana útil e aparentemente em resposta aos escândalos que surgiram no fim de semana, na segunda-feira, dia 12, a hashtag #oLDeLadrao emerge em segunda posição nos assuntos do momento às 6 da tarde, oscilando no rank até às dez da noite. A hashtag é impulsionada pela influencer de direita @taoquei1, que é o mais retweetado perfil da hashtag.

Já na terça-feira, dia 13, do meio dia até às 2 da tarde, o terceiro assunto do momento é ‘YOUTUBE SEM PARTIDO’, devido à um estudo feito pelo NetLab[1] da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que denuncia que o YouTube privilegia vídeos pró-Bolsonaro nas recomendações, em particular o material da Jovem Pan.

Na quarta-feira, dia 14, às 7 da manhã ‘Tarcísio’ é o nono assunto do momento, subindo à primeira colocação às 2 da tarde e lá permanecendo até às 7 da noite. Às 7 da manhã, ‘Vera’ era o terceiro assunto do momento, subindo à primeira colocação às 10 da manhã, e às 11 o primeiro assunto do momento será ‘Vera Magalhães’, e ao meio-dia o primeiro assunto do momento voltará a ser ‘Vera’, lá ficando até à 1 da tarde. Novamente, a jornalista é atacada pela direita, desta vez pelo parlamentar bolsonarista Douglas Garcia que a hostilizou e a agrediu verbalmente no debate da TV Cultura para o governo de São Paulo. Copiando a mesma expressão de Bolsonaro, Douglas disse que Vera era uma vergonha para o jornalismo, e aqui se faz clara a influência do presidente e como ele, de fato, incentiva ataques pelo exemplo. Tarcísio (partido Republicanos) ligou, então, para Vera para pedir desculpas pela atitude de Douglas, uma vez que o parlamentar teria conseguido uma credencial para participar do evento da TV Cultura com sua equipe. Para visualizar o engajamento das redes neste assunto, foi coletada uma amostra de 18000 tweets contendo a palavra ‘Tarcísio’, dos quais:

· 593 são tweets originais, ou seja, tweets escritos em um perfil por um usuário,

· 4071 são reply tweets, que são comentários nestes 547 tweets originais,

· 303 são quote tweets, modalidade de retweet que em geral contém algum comentário ao tweet a ser retweetado, e, finalmente,

· 13033 são retweets.

Foi separada a maior cadeia de interações, em que cada ponto é um perfil, e as setas, os retweets, demonstrando como se deu a dispersões de tweets contendo a palavra ‘Tarcísio’. O último tweet buscado foi encontrado quarta-feira dia 14 às 22:49, e o primeiro na quinta-feira dia 15 às 11:21, num intervalo de um pouco mais de 12 horas. Neste mapa, cada ponto é um perfil, e cada seta um retweet para um outro perfil. Os quinze perfis com mais interações estão marcados com medalhas coloridas que os ranqueiam dos mais aos menos retweetados, e estas nuvens de pontos são chamadas de cliques, são coloridas de acordo com o perfil que as influenciou. As setas de um azul um pouco mais claro do que o fundo são retweets que atravessam cliques.

Mais uma vez[2], se observa no mapa uma tendencia à clusterização, porém, neste caso, o fenômeno é bem mais intenso, com menos interações entre cada cluster. O maior influencer do cluster à direita é Rodrigo Constantino (@Rconstantino) marcado com a medalha roxa, criticando Tarcísio, e afirmando que dizer que Vera é uma vergonha para o jornalismo nacional não é agressão, e sim, opinião pessoal da qual compartilha. Para ele, Tarcísio havia ‘errado feio’ em ‘acender vela’ para a esquerda, e que a jornalista se vitimizaria. Também à direita, o segundo perfil que mais influencia o tópico é o do próprio Tarcísio (@tarcisiogov10), em laranja, pedindo apoio. O perfil de número 5, também marcado em roxo, é o do jornalista Rafael Fontana (@RafaelFontana), dizendo que Bolsonaro foi responsável por cortes orçamentários na ‘velha mídia’, fazendo com que o governo de São Paulo passasse a financiar esses veículos de informação, e que a reeleição de Bolsonaro e Tarcísio implicaria no desaparecimento destes jornais, TVs e rádios (não diretamente nomeados, mas aqui ele implica indiretamente a TV Cultura).

O terceiro perfil de maior influência é o de Reinaldo Azevedo (@reinaldoazevedo) e ele é o maior influencer do cluster à esquerda. Aqui ele lembra que Douglas Garcia estava na equipe de Tarcísio, e que esse seria o tipo de gente que ele escolheria para destruir São Paulo. Ele, depois, compartilha (modalidade de quote tweet) com ceticismo tweet de Vera Magalhães dizendo que Tarcísio havia se solidarizado com ela, ainda questionando as escolhas do candidato. O quarto perfil de maior influencia é O MUSEU DA DIREITA HISTÉRICA (@da_museu), ironizando a fala de Tarcísio de que ele mal conheceria Douglas, enquanto compartilha um vídeo[3] de Douglas e Tarcísio, juntos. O perfil de número 12 é o de Alexandre Frota (@77_frota) em vermelho, compartilha da mesma opinião do MUSEU DA DIREITA HISTÉRICA, também compartilhando o vídeo de Douglas e Tarcísio juntos, chamando Tarcísio de hipócrita. O décimo primeiro maior influenciador, e também no cluster de esquerda e à esquerda é A boca de Lobo (@abocadelobo), também notando que Tarcísio e Douglas se conheciam, e se conheciam bem.

Em suma, é possível comprovar que a escandalização tem enorme capacidade de engajar, e de gerar conteúdo, seja ele favorável ou contrário a eventos escandalizantes.

Na quinta-feira, dia 15, às 9 da noite ‘Deu Ciro’ é o primeiro assunto do momento, caindo para segunda posição às 10. Ao se comparar, no entanto, com outros assuntos ao longo do dia, relacionados ao jogo do Corinthians e do Fluminense, o engajamento de Ciro é pífio.

[1] O link do relatório do NetLab pode ser encontrado aqui.

[2] Ver postagem do dia 2 de setembro aqui.

[3] O tweet com o vídeo pode ser visto aqui.

--

--

Demodê UnB

Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (IPOL/UnB)