Elisa Pegoraro
2 min readAug 24, 2016

Jackie Brown e suas referências

Um dos principais filmes de Quentin Tarantino, Jackie Brown e cheio de referências a outros clássicos do cinema. O filme lançado em 1997 faz uma releitura dos filmes de blaxploitation da década de 1970. e e uma adaptação do romance do escritor Elmore Leonard.

Tarantino homenageia os filmes policiais e de ação dos anos 70 e 80 e ressuscita com Jackie Brown estas narrativas que fizeram tanto sucesso em uma determinada década.

O filme também traz atores que começaram suas carreiras e estrelaram os filmes de blaxploitation, como a atriz Pam Grier, que e a personagem principal de Jackie Brown.

Jackie Brown faz alusões à carreira de Grier de diversas maneiras; o pôster do filme relembra pôsteres de alguns de seus filmes, como os de Coffy e Foxy Brown, e inclui citações de ambos. A fonte utilizada nos créditos iniciais do filme também é a mesma usada em Foxy Brown, e muitas das canções utilizadas na trilha sonora foram tiradas destes filmes.

A sequência de abertura do filme é semelhante à de The Graduate, na qual Dustin Hoffman atravessa, cansado, o Aeroporto Internacional de Los Angeles, passando por tijolos brancos ao som de uma sombria canção de Simon e Garfunkel em Jackie Brown, Grier cruza o mesmo local ao som de uma ruidosa canção soul, Across 110th Street, de Bobby Womack — que faz parte da trilha sonora do filme homônimo, também obra icônica do blaxploitation.

Jackie Brown e o unico filme de Quentin Tarantino que nao passa dentro de um mesmo universo de teorias da conspiração

Ou seja, Tarantino trabalha com diversas referências que fazem de seus filmes obras primas do cinema contemporâneo.