1984: Cinco Curiosidades

1984: Uma Resenha
3 min readOct 7, 2020

--

1984 é uma obra mundialmente conhecida. Escrita por George Orwell e publicado em 1949, o livro se trata de uma história distópica. Para saber mais sobre o livro basta clicar aqui e você irá encontrar uma resenha a respeito dele.

Separamos cinco curiosidades para vocês se divertirem e saberem mais sobre essa obra literária tão incrível que é 1984.

1.O título 1984 já é famoso em todo o mundo como o clássico de George Orwell. Mas antes mesmo de ser intitulado assim, Orwell sugeria o nome “O último Homem da Europa”, fazendo referência a Winston, o herói da obra, como o último homem a desconstruir seu pensamento e assim, ter a chance de se desvencilhar e até desmascarar o governo.

Entre em nosso TikTok e veja os vídeos postados clicando aqui.

2. Coincidência ou não, vale a curiosidade para ficar com uma pulguinha atrás da orelha: o livro foi escrito em 1948, e fazendo uma inversão dos algarismos, seu título ficou decidido em 1984.

Foto: Reprodução.

3. O reality Big Brother Brasil carrega anualmente muita audiência, e principalmente, muitas polêmicas. Quando paramos para refletir, o reality show traz muito mais do que o mesmo nome da personificação da vigilância, narrado por George Orwell: O reality, ainda que seu criador refute essa inspiração, tem muitos elementos que se baseiam na obra.

Criado em 1999 pela produtora holandesa Endemol e idealizado por John de Mol, o reality show Big Brother, que depois ganhou a sua versão no Brasil, trouxe à realidade a assustadora ideia das câmeras espalhadas por todos os lugares, tornando públicas as privacidades individuais.

Não coincidentemente, o slogan do sistema Grande Irmão, de Orwell é: “O Grande Irmão está de olho em você”. No programa de TV, 24h por dia, essa é a realidade dos participantes e que traz tanta audiência.

Foto: Reprodução.

4. A canção 1984, de David Bowie, é — adivinha- também inspirada no romance de Orwell de mesmíssimo nome. Um trecho que marca essa vigilância, entre vários, é: “Someday, they won’t let you / Now you must agree”.

5. A HQ, V de Vingança, que mais tarde tornou-se um clássico do cinema, também faz releituras de conceitos-chave do clássico 1984. O filme, assim como o romance, traz um sistema controlador, telas que discursam a favor do partido, televisões que não podem ser desligadas e principalmente, protagonistas que vão contra o sistema e que encontram no pensamento, a sua saída desse controle social.

Imagem retirada da HQ: V de Vingança.

Para saber mais sobre o autor George Orwell basta clicar aqui para ter acesso a sua biografia.

Referências:

FERREIRA, Rafilsky. Seria V de Vingança uma releitura de 1984? Historiador Geek, 2016. Disponível em: <https://historiadorgeek.com.br/index.php/2016/02/26/seria-v-de-vinganca-uma-releitura-de-1984/> Acesso em: 07 de out. de 2020.

OPPERMANN, Álvaro. Saiba mais sobre o livro de 1984, de George Orwell. Guia do Estudante, 2017. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/saiba-mais-sobre-o-livro-1984-de-george-orwell/amp/> Acesso em: 07 de out. 2020.

--

--

1984: Uma Resenha
0 Followers

Autoras: Beatriz Cintra e Juliana Kopp | Disciplina: TCCE | Universidade: UFU | Faculdade: FACED | Curso: Jornalismo | 10/2020