George Orwell: Uma Biografia

1984: Uma Resenha
3 min readOct 7, 2020

--

George Orwell é o pseudônimo de Eric Arthur Blair, escritor e jornalista inglês. Nascido no dia 25 de junho de 1903 em Motihari, na Índia Britânica, onde seu pai trabalhava para o império inglês no Departamento de Ópio do Serviço Civil.

Retrato de George Orwell (Foto: Branch of the National Union of Journalists, via Wikimedia Commons)
Retrato de George Orwell (Foto: Branch of the National Union of Journalists, via Wikimedia Commons)

Em 1911 se mudou com a família para Sussex, Inglaterra, época em que foi matriculado em um internato, no qual se destacou por sua inteligência. Estudou, a princípio, na escola São Cipriano, e posteriormente no Wellington College e no Eton College, os dois mais prestigiados internatos ingleses.

Permaneceu no Eton College entre 1917 e 1921, graças a uma bolsa de estudos. Ainda estudante, ele publicou seus primeiros textos no periódico da escola. Foi aluno de Aldous Huxley, autor do livro “Admirável Mundo Novo”.

Em 1922, Orwell trabalhou em Burma, assumindo um posto na Polícia do Império. Atuou também como oficial sub-divisional em Twante, sendo posteriormente promovido a Assistente de Superintendência Distrital.

Abandonou a carreira militar após 5 anos de serviço, e então decidiu se dedicar à literatura. Entre 1928 e 1929 vagou pela França e Inglaterra, enquanto desempenhava qualquer tipo de trabalho.

Entre em nosso TikTok e veja os vídeos postados sobre 1984 clicando aqui.

Nessa época George Orwell começou a escrever os primeiros rascunhos da sua primeira obra “Na Pior em Paris e Londres”. O livro foi publicado em 1933 e contou com a ajuda da brasileira Mabel Lilian Sinclair Fierz, filha de ingleses, que convenceu o editor a publicar o livro.

Na Pior em Paris e Londres (Foto: Divulgação/Companhia das Letras)

Foi neste livro a primeira vez que usou o pseudônimo de George Orwell. Este se trata de um relato autobiográfico dessa época em que andava pelas ruas de Paris e Londres e era obrigado a conviver com mendigos e criminosos.

George Orwell publicou mais algumas obras até ser realmente reconhecido e ganhar o prestígio literário pelo livro “A Revolução dos Bichos”, publicado em 1945, se trata de uma brilhante fábula satírica inspirada na traição da revolução soviética pelos seus próprios ideais, uma das publicações mais vendidas no século XX.

Em 1949, George Orwell publicou o livro “1984” , um romance de antecipação no qual o estado assume o controle absoluto de uma sociedade e nega a própria individualidade dos cidadãos. O personagem protagonista do livro é um funcionário público que relata sua opressão.

Para saber mais sobre o livro 1984 basta clicar aqui e você terá acesso a nossa resenha sobre o livro.

George Orwell faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 21 de janeiro de 1950. Vítima de tuberculose, foi sepultado na Igreja Anglicana All Saints’ Churchyard, onde a lápide identifica somente “Eric Arthur Blair”, sem mencionar o seu pseudônimo.

Para saber mais sobre as curiosidades do universo de 1984 basta clicar aqui.

Túmulo de George Orwell (Foto: Brian Robert Marshall / Grave of Eric Arthur Blair (George Orwell), All Saints, Sutton Courtenay)

Referências:

RAMOS, Thaciane. George Orwell. InfoEscola, [s.d.]. Disponível em: <https://www.infoescola.com/escritores/george-orwell/> Acesso em: 07 de out. de 2020.

FRAZÃO, Dilva. George Orwell. EBiografia, 2020. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/george_orwell/> Acesso em: 07 de out. de 2020.

--

--

1984: Uma Resenha
0 Followers

Autoras: Beatriz Cintra e Juliana Kopp | Disciplina: TCCE | Universidade: UFU | Faculdade: FACED | Curso: Jornalismo | 10/2020