Image for post
Image for post

O que é um Wireframe?

Wireframes são prótotipos que servem essencialmente para apresentar a ideia de um aplicativo, mostrando seu fluxo, distribuição de elementos como botões e textos. Ele não precisa (nem deve!) ter um design caprichado e detalhado, inclusive, muitas pessoas usam caneta e papel para faze-los.

Wireframe vs Design final

Quando estamos planejando o design de um aplicativo, é normal termos diversas ideias sobre cores, formatos, ilustrações que queremos nele… Porém nada disso é importante para o wireframe! Ele tem o propósito de validar aquilo que queremos desenvolver, antes de realmente começar a colocar a mão na massa. …


A forma mais fácil de mandar notificação que você vai ver na vida

Para esse tutorial, vou usar perguntas que você, leitor, pode ter durante esse processo. Se gostar desse modo de artigo, por favor, mande uma resposta aqui que tentarei trazer mais nesse formato!

Image for post
Image for post

Já tenho CloudKit no meu aplicativo, e agora?

Muito bom! Porque a proposta aqui não é ensinar como colocar cloudKit, e sim só as notificações.

Beleza! E como que eu coloco as notificações?

Primeira coisa a fazer é habilitar Push Notifications ao projeto. Conseguimos fazer isso dentro do AppDelegate, na função de didFinishLauchingWithOptions (é uma função que já tem no AppDelegate, só coloca isso lá, eu espero aqui)


Criar animações com constraints pode se tornar muito mais fácil quando conseguimos pegá-las por código.

Image for post
Image for post

Hoje em dia, ter animações em nossos aplicativos é algo fundamental. As vezes basta um detalhe, um simples efeito em algum objeto, para dar um efeito completamente diferente na experiência do app. Na apresentação da Apple Design Awards na WWDC 2019 foram citadas inúmeras vezes o quanto o detalhe consegue fazer a diferença na imersão do usuário.

É exatamente neste ponto que entram as animações, pode ser apenas um detalhe, um ponto que muitos usuários podem deixar passar batido, ou então algo maior, que chame mais a atenção. …


Image for post
Image for post

O que é?

RxSwift faz parte do ReactiveX, que são ferramentas para programação. Se tornou muito popular no começo em .NET e C#, e expandiu para outras linguagens. O interessante é que o vocabulário usado é muito semelhante em todas as linguagens. RxSwift é para interagir com o Swift, e o RxCocoa com as API’s do iOS.

Observables

Observable: É o que emite notificação de mudança. Possui três eventos: next, completed e error. E dois tipos de sequencia: Finita e infinita

Observer: observa as mudanças do observable e recebe notificação dessas mudanças. Um observable pode ter vários observers

Podemos criar observables vazios, ou seja…


A grande novidade da Apple na última WWDC sem dúvidas foi a chegada do RealityKit, uma biblioteca feita para quem deseja trabalhar com realidade aumentada, e usar funções muito interessantes, como o Body Tracking real, ou seja, poder ver o movimento de um ser humano e fazer algo sobre isso em realidade aumentada, e também o People Oclusion, onde podemos ter uma percepção de profundidade bem melhor enquanto usamos AR, entre muitas outras novidades.

Image for post
Image for post
Apple demonstrando como funciona o novo RealityKit

Hoje, pretendo focar somente no Body Tracking, ou seja, como detectar uma parte do corpo.

O primeiro passo, é baixar o código de exemplo da própria…

Felipe Kaça Petersen

A maioria dos artigos foram tirados do meu gitHub: https://github.com/felipekpetersen/resourceForDevs. Lá também é possível baixar o PDF deles.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store