Investimento, família e cultivo – como se relacionam entre si?

Fellipe Candotti
3 min readJun 14, 2023

--

Investir e dedicar tempo à família são dois aspectos importantes da vida que, às vezes, podem parecer conflitantes. Muitas pessoas enfrentam dificuldades para equilibrar as demandas do trabalho, os aportes nos investimentos e com o desejo de passar tempo de qualidade com seus entes queridos.

No entanto, esses aspectos não devem ser mutuamente exclusivos.

Seus investimentos podem, na verdade, proporcionar mais tempo para passar com a família no longo prazo. Ao fazer escolhas inteligentes de investimento e construir uma base financeira sólida, os indivíduos podem conquistar a liberdade de trabalhar menos e passar mais tempo com sua família.

Adotar uma estratégia de investimento de longo prazo que se concentre em acumular riqueza ao longo do tempo.

Investir regularmente e manter a disciplina, podem aumentar sua riqueza e eventualmente atingir um ponto em que possa reduzir suas horas de trabalho e/ou até se aposentar mais cedo. Se você se concentrar em acumular o máximo de dinheiro possível mês a mês, pode acabar ficando frustrado.

Investir é como cultivar plantações:

1º: preparar a terra

2º: semear

3º: regar

4º: colher

Podemos traduzir para termos financeiros:

Economizar: primeiramente, prepare-se, organize suas contas e receitas e construa um fundo de emergência para criar uma base segura e sólida, em caso de quedas.

Aquisições: compre os ativos de acordo com seu perfil. Compre de forma recorrente (é melhor ter um custo médio baixo do que tentar acertas as baixas).

Monitorar e crescer: monitorar o preço do ativo te ajuda a identificar oportunidades para comprar mais ou menos quantidade. Revise sua carteira pelo menos a cada 3 meses e deixe as sementes crescerem – um bom tempo de espera é de 2 anos para “colher” os frutos.

Vendas :colha os frutos mas não se desfaça da árvore. Se desfazer de uma posição inteira só faz sentido se os fundamentos tiverem mudado completamente e não fizer mais sentido mantê-las em sua carteira. O mercado muda, assim como sua carteira deve mudar.

Photo by Tomasz Filipek on Unsplash

Estabelecer prioridades e metas claras que equilibrem ambos os aspectos.

Isso pode envolver a criação de um orçamento que permita contribuições regulares para contas de investimento ao mesmo tempo em que separa fundos para férias familiares ou outras atividades.

Em última análise, a chave para equilibrar investimentos e o tempo com a família está em definir valores/percentuais para seus investimentos e para o seu lazer evitando assim gastos desnecessários. Ao adotar uma perspectiva de longo prazo, pode-se criar uma vida gratificante e recompensadora que inclua segurança financeira e tempo de qualidade com aqueles que amamos.

O segredo para alcançar o sucesso em ambos os aspectos reside em criar acordos com objetivos concretos que envolvam todos os membros da família nessa jornada. E, ao conquistar essas metas, é imprescindível reservar uma parcela desse prêmio para celebrar, fortalecendo laços mais sólidos com os mais poderosos apoiadores ao seu lado.

Agradeço a leitura !

Compartilhe seu feedback nos comentários e divulgue o artigo entre amigos, pois isso permite que mais pessoas vejam esse conteúdo que você gostou!

“Amigos fazem o que amigos fazem”

--

--

Fellipe Candotti

Financial planner I enjoy writing about the investor’s mindset, creating wealth over the time while you enjoy the journey with family and friends.