Hamburgo Velho

Fernanda Alves
doze34
Published in
2 min readOct 27, 2017

Por Thiago Mendes e Fernanda Alves

Antes da chegada dos imigrantes, Hamburgberg era habitada por índios e açorianos. Posteriormente, foi colonizada por comerciantes alemães, vindos da cidade de Hamburgo, no ano de 1824. Toda a população se agrupava em um pequeno povoado situado em um morro, onde hoje se localiza o bairro de Hamburgo Velho. Àquele tempo, o povoado era chamado de Hamburgberg: “berg”, em alemão, significa “morro”, e Hamburg faz referência à cidade de Hamburgo.

Avenida General Daltro Filho, principal rua de Hamburgo Velho. (FOTO: Fernanda Alves)

Mais: Por que Novo Hamburgo?

A conhecida “capital nacional do calçado” se tornou o maior polo comercial do Vale dos Sinos justamente pela economia baseada quase que exclusivamente pelo setor couro-calçadista, atraindo ainda mais imigrantes e transformando o local em um grande exportador de produtos.

Esta predominância econômica do calçado durou até a década de 1990, quando uma forte crise atingiu a região. A partir de 1998, com a concorrência de empresas chinesas que barateavam seus produtos, houve o fechamento de diversos cortumes e fábricas de calçado, além de deixarem desempregados milhares de funcionários que tinham no setor calçadista sua maior forma de sustento.

Uma das principais características do bairro Hamburgo Velho é as suas edificações: diversos prédios foram tombados omo patrimônio histórico pela IPHAN, como a Casa Schmitt-Presser e a Fundação Scheffel, além de asas que transformam este bairro histórico em um dos principais pontos turísticos da cidade.

Casa Schmitt e Fundação Scheffel. (FOTO: Fernanda Alves)

Mais: Hamburgo Velho: Antes e depois

Cultura alemã no RS

Em uma cidade colonizada por alemães, com inúmeros descendentes de alemães, com arquitetura alemã e cercada pela culinária alemã, não poderiam faltar celebrações típicas desta terra. Pensando no quanto a Alemanha foi importante para a construção desta cidade, foram criadas duas festas típicas no bairro Hamburgo Velho: o Hamburgberg Fest, que acontece de maneira anual, criado em 1990, e o Festeja, criado em 2015, que ocorre mensalmente.

Ambas as feiras reúnem artesãos, gastrônomos, cervejeiros artesanais e artistas. Com grande aderência do público, pode-se dizer que este já é um dos eventos típicos do bairro, transformando-o, também, em um grande centro comercial.

--

--