Aspectos positivos do Pokémon Go

Fernanda Peña
2 min readAug 23, 2016

--

Foto: Saúde Plena

Não é de hoje que os games apresentam funções que vão além da diversão. O Pokémon Go, por exemplo, tem trazido muitos benefícios para os seus jogadores. Lançado há mais de um mês no Brasil, o jogo é um sucesso inquestionável no país. No entanto, suas funções ultrapassam o limite do entretenimento.

De acordo com a psicóloga Paula Endres o Pokémon Go é excelente para distrair a mente, ocupar o tempo livre e trabalhar a memória e concentração. Além disso, ela destaca a passividade do jogo. “O Pokémon Go não é um jogo violento como a maioria dos jogos virtuais comuns entre crianças e adolescentes e este é um dos seus créditos”, explica.

Segundo Paula outros benefícios do jogo contribuem veemente para o seu sucesso. Além de misturar a realidade com ficção, trazendo a sensação de simpatia, o jogo combate o sedentarismo e promove relações sociais. Paula explica que isso acontece porque o jogo estimula seus usuários a se deslocarem de seus ambientes pessoais para caçar os monstrinhos. “ Você pode combinar passeios para capturar pokémons, pode entrar em duelos com seus amigos, pode conhecer lugares na sua cidade que antes não conhecia”, destaca.

A estudante de Odontologia, Pâmela Castenhede, 25, concorda com a psicóloga, conta ainda, que em função do jogo, já conversou com inúmeros desconhecidos nas Pokéstops e que, inclusive, já saiu para caçar Pokémons abaixo de chuva. “É muito engraçado, pois a expectativa de um Pokémon estar por perto faz as pessoas irem atrás, nem que seja para dar uma volta na quadra ou para caçar em dia de chuva”, finaliza.

Lucas Zandoná, 19, também é jogador e destaca como um dos pontos positivos do jogo, principalmente a interação social que o Pokemon Go permite. “Pessoas de diferentes pensamentos, crenças e culturas se juntando para um único objetivo, jogar’’, afirma.

Para Paula o jogo é bastante benéfico, principalmente para auxiliar nas atividades físicas, uma vez que as crianças trocam a inércia dos video games pelas aventuras da realidade virtual do jogo. Mas Paula alerta: é preciso ter cuidados! Tudo em excesso é perigoso. Portanto, é importante que o jogo seja introduzido em sua rotina com hora de início e de fim determinadas, pois é possível que o game traga aspectos negativos também.

--

--