#TrazendoVisibilidade Brasil, Greta Thunberg e a nossa extinção.

Fran Brito
5 min readSep 20, 2019

--

Foto do Instagram da Greta, com a legenda “A cidade de Nova York está enorme! Lower Manhattan está absolutamente cheia de pessoas. Levará séculos para que todos cheguem ao Battery Park. #ClimateStrike # sexta-feiraForFuture”

Na data de hoje, 20 de setembro de 2019, ocorreram diversos strikes — greves, com início em Nova York, com a programação de atingir 156 cidades, protagonizados pela ativista sueca e defensora ambietal Greta Thunberg.

O evento se trata da Greve Global pelo Clima e é o começo de um movimento de uma semana para atrair a atenção internacional para a urgência de ações para preservar o meio ambiente.

Greta Thumberg.

Milhões de pessoas saem às ruas para reivindicar medidas eficazes em defesa do meio ambiente, em manifestações em várias cidades do mundo. Greve desta sexta-feira culmina com uma manifestação em Nova York encabeçada pela ativista Greta Thunberg. VICENTE, ANA C; MATEU, Lluís P. Estudantes lideram protesto global contra mudança climática às vésperas da cúpula da ONU. Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/20/internacional/1568961989_411664.html>. Acesso em: 20 de set de 2019.

Nesse vídeo, lançado dia 19 de setembro de 2019, Greta e George Monbiot, jorrnalista, escritor, acadêmico e ambientalista do Reino Unido, comentam 3 importantes ações para, basicamente, impedir a extinção em massa e o fim do Planeta como o conhecemos e necessitamos para viver — e convocam todas e todos a participarem:

  1. Protect — Proteger: Proteger nossas florestas tropicais e todas suas variações do desmatamento, queimada, o que, no meu entendimento, requer também a proteção contra a agropecuária, que ocupa a maior parte das terras.
  2. Restore — Restaurar: A natureza por se regenerar, com nossa ajuda.
  3. Fund — Financiar: Parar de financiar o que destrói a natureza, como combustível fóssil e financiar o que ajuda.

O Brasil não fica de fora, ainda mais depois dos últimos acontecimentos ambientais em nosso país, e compartilhou sua agenda de manifestações pela causa ambiental também, convidando todas e todos a saírem de preto e lutarem pela proteção da Amazônia. A maioria das manifestações aconteceram no mês de agosto, atingindo em torno de 49 cidades.

Foto da Mídia Ninja.

Seguindo a Greve Global pelo Clima, a cidade de São Paulo fez sua participação hoje com manifestações na Avenida Paulista.

Houve registro de atos nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, Recife e Salvador. De acordo com a Coalizão pelo Clima São Paulo e com o Greenpeace, que organizam o evento no país, a mobilização estava confirmada em pelo menos 35 cidades.

Amazônia na Rua (que faz questão de dizer que é apartidário, mas ativista ambiental), SOS Amazônia — e hashtags. A que parece integrar todos os protestos é #TodosPelaAmazônia, acompanhada de #PrayForAmazon, que viralizou nas redes sociais rapidamente. LOBATO, Alícia; LIMA, Jackeline. Amazônia em Chamas: manifestações a favor da floresta amazônica se espalham pelo mundo. Disponível em:< https://amazoniareal.com.br/amazonia-em-chamas-manifestacoes-a-favor-da-floresta-amazonica-se-espalham-pelo-mundo/>. Acesso em: 20 de set de 2019.

Não é só “lá fora” que acontecem as coisas, apesar de, na maioria das vezes, passar a impressão de que “aqui” [Brasil] somos muito passivos [e pacíficos] e que vamos pouco às ruas.

Parece que a gente carece de alguma grande figura que represente o movimento ambientalista aqui. Ter uma estudante de 16 anos, que começou a faltar as aulas toda sexta-feira, para mobilizar um grande número de pessoas a lutarem pela causa ambiental, criando um grande movimento chamado Friday For Future é realmente incrível e recebe bastante visibilidade. Como deveria. Não é todo mundo que, com 8 anos de idade, ouve falar sobre aquecimento global e fica preocupada.

“A mudança está chegando, quer você goste ou não. Milhões de pessoas marchando pelo clima hoje. As estimativas dizem 270.000 em Berlim. 100.000 em Hamburgo. 100.000 em Londres. Até 400.000 na Austrália. Mas essa imagem da marcha de hoje em Cabul, no Afeganistão, é uma das mais poderosas que já vimos até agora … #estrada pelo clima #fridaysforfuture”

Nesse sentido, devemos olhar Greta como uma figura importante e de inspiração. Uma referência, principalmente de que, não há idade para lutar pelo mundo. O meio-ambiente não vai esperar que você faça 50 anos de idade, se julgue mais velho e experiente e que agora entendeu o quão sério é o problema. Não há idade para ver que as mudanças climáticas, a devastação do meio-ambiente, a crise da água, o consumo desenfreado, entre outras questões são problemas do hoje, e onde quer que você esteja hoje, qualquer que seja a sua idade hoje, qualquer que seja sua disponibilidade hoje, dá para fazer algo! É preciso fazer algo.

A jovem sueca, que foi indicada para o Nobel da Paz pelo seu ativismo, está nesse momento em Nova York, nos Estados Unidos, onde deve participar da Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontecerá na próxima segunda-feira (23/09). Como Greta Thunberg se tornou uma das maiores líderes mundiais em defesa do planeta. Disponível em:<https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2019/09/como-greta-thunberg-se-tornou-lider-e-ativista-em-defesa-do-planeta.html>. Acesso em: 20 de set de 2019.

É importante ver mulheres cada vez mais jovens, a exemplo de Greta, Malala, buscando transformações reais no mundo. Essas meninas tem o meu total apoio e que continuem triunfando nesse caminho. Que a busca pela educação, por pautas sociais, ambientais, de gênero, seja cada vez mais parte nosso DNA, ou seja, uma preocupação nossa desde que nascemos. Porque, já que compartilhamos o mesmo mundo, todas e todos devemos cuidar dele.

Mesmo que você não vá há uma grande manifestação, já comentei aqui algumas ações que você pode tomar para mudar, aos poucos, nosso mundo. Além disso, visibilidade importa, então leia, pesquise, compartilhe e converse sobre o tema!

Saiba mais em:

BRITO, Fran. #TrazendoVisibilidade “O mundo já está perdido mesmo” mas será? Disponível em:< https://medium.com/@francinebritoposts/temasdiversos-o-mundo-j%C3%A1-est%C3%A1-perdido-mesmo-mas-ser%C3%A1-7735517c6fe2>. Acesso em: 20 de set de 2019.

GIL, Marisa A. Greve Global pelo Clima deve levar milhões às ruas nesta sexta-feira. Disponível em:<https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2019/09/greve-global-pelo-clima-deve-levar-milhoes-ruas-nessa-sexta-feira.html>. Acesso em: 20 de set de 2019.

LOBATO, Alícia; LIMA, Jackeline. Amazônia em Chamas: manifestações a favor da floresta amazônica se espalham pelo mundo. Disponível em:< https://amazoniareal.com.br/amazonia-em-chamas-manifestacoes-a-favor-da-floresta-amazonica-se-espalham-pelo-mundo/>. Acesso em: 20 de set de 2019.

VICENTE, ANA C; MATEU, Lluís P. Estudantes lideram protesto global contra mudança climática às vésperas da cúpula da ONU. Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/20/internacional/1568961989_411664.html>. Acesso em: 20 de set de 2019.

Como Greta Thunberg se tornou uma das maiores líderes mundiais em defesa do planeta. Disponível em:<https://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2019/09/como-greta-thunberg-se-tornou-lider-e-ativista-em-defesa-do-planeta.html>. Acesso em: 20 de set de 2019.

Greta Thunberg. Disponível em:<https://www.instagram.com/p/B2pI4HrCjJk/>. Acesso em: 20 de set de 2019.

Greta Thunberg. Disponível em:<https://www.instagram.com/p/B2o8BWqCeEd/>. Acesso em: 20 de set de 2019.

Mídia Ninja. Disponível em:<https://twitter.com/search?q=greve+global+pelo&ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Esearch>. Acesso em: 20 de set de 2019.

SP adere à Greve Global pelo Clima em manifestação na Avenida Paulista. Disponível em:<https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/09/20/sp-adere-a-greve-global-pelo-clima-em-manifestacao-na-avenida-paulista.ghtml>. Acesso em: 20 de set de 2019.

--

--

Fran Brito

— mesmo na correria, eu sigo em busca das sutilezas. não posso deixar as distrações passarem batidas | ryane leão ✨