Monomito do Desenvolvedor

Guilherme Diego
4 min readDec 31, 2015

--

Fala galerinha, hoje resolvi trazer um postzinho cabeça para vocês (ou tentar ahahaha). Para quem é de Star Wars sabe que George Lucas se inspirou no Monomyth(The Hero Journey) para criar a trilogia clássica. No momento em que escrevo (final 2015), estou trocando de emprego e indo para algo totalmente novo, com pessoas totalmente novas e trabalhando de um jeito totalmente novo para mim (remoto). Isso me mostrou que todos nós desenvolvedores somos obras de um monomito.

A Jornada do Herói (The Hero Jorney)

De acordo com Joseph Campbell, todo herói tem a mesma jornada, porem, contada de forma diferente por cada autor, por isso o nome de Monomito.

Campbell afirma que existem estágios básicos que todo o herói passa em sua caminhadas, vou resumir pra vocês em: O chamado, A recusa, O Ato, O Mentor, As missões, As Crises, As Recompensas, A mudança, o Renascimento e o desfecho.

O chamado : Aqui nosso herói é chamado para participar de uma aventura.
A recusa : Aqui nosso personagem recusa a primeiro instante a missão.
O Ato : Nesse momento algo acontece com nosso herói , de forma de que ele seja quase obrigado a aceitar seu destino.
O Mentor : Em algum momento da sua jornada, o herói ira conhecer alguém que ira guia-lo e passara por provações perante a essa pessoa e a outros a quem ele ama.
As missões : Em algum momento a aventura inicial, se embaraça a varias missões pelo caminho.
As crises : Em paralelo com as duas ultimas, surgem as crises. São momentos que o personagem passa por dificuldades interiores indiferente de suas habilidades.
As recompensas: Conforme a progressão do nosso heróis as recompensas começa a vir até ele.
A mudança : Em algum momento nosso herói tem uma revira volta. Seja psicológica, fisicamente ou espiritualmente.
O renascimento : Depois de o desfecho nosso herói renasce, literalmente ou figurativamente para algo maior (seja para o bem ou mal).
O desfecho : Nesse momento nosso herói finaliza sua jornada.

A Jornada do Desenvolvedor

A rapaz, Campbell que se segura que agora vou por meu nome na história com o Monomito do Desenvolvedor uahuahauh só que nunca. Notei certa semelhança em nossa vida de desenvolvimento algumas coisas, baseado em experiencia própria e de colegas. Seguindo a mesma lógica:

O chamado : Aqui você é convidado a tentar algo novo dentro do seu dia-a-dia no Desenvolvimento.
A recusa : Normalmente você recusa a ideia por medo do novo.
O Ato : Em um certo momento, você percebe que não vai chegar a nenhum lugar pensando como um perdedor e tendo medo do novo.
O Mentor : Na sua caminha para “tentar o novo” você conhece alguém que já experimentou isso e te guia nos seus passos inicias.
As missões : Durante dia e noite você tem trabalhos, projetos paralelos e artigos para fazer sobre o velho e sobre o novo.
As crises : Constantemente você vai se perguntar se esta correto, vai ficar com medo de algo que vai aparecer e vai se confrontar sempre com duvidas sobre sua capacidade.
As recompensas: Conforme você vai evoluindo as recompensas vão vindo, feedbacks positivos, dicas, aumentos e outras coisas.
A mudança : Em algum momento o novo já não satisfaz mais você, você aprendeu que o novo é bom, e que você quer mais / Você se contenta com o novo e não quer mais nada de diferente.
O renascimento : Mudança de emprego, projeto, equipe ou de rotina.
O desfecho : Você evolui e espera por um novo ciclo que ira recomeçar / Você esta pronto para começar do zero para mais uma vez tentar aprender a lição.

Conclusão

Se você acompanha o medium já deve ter visto um post que fiz sobre Por que eu gosto de reinventar a roda!, se não tinha visto vale a leitura (eu acho), o fato é que eu sempre procuro algo novo. Semana que vem começo no meu novo emprego (como ja disse no comecinho), porem, desde agora já estou pesquisando e estudando, e cara… Tanta coisa nova que surgiu, tantos desafios que já passei até então e que sei que vou passar, que eu fico…. empolgadíssimo… Luke Skywalker é o c#$@*(*$ aqui é Guizão Dev fiiii. Esse post serve pra você que esta desanimado, ou pensando em desistir de algo! Lembre-se de duas coisas, a primeira é que certas coisas acontecem na hora certa desde que VOCÊ esteja certo disso e a segunda é a lição superior de vida que esta estampada na camisa que irei passar o ano novo:

MELHOR CAMISETA DO ANO!

E é assim que encerramos o ano no meu medium, com essa bela mensagem de “Seja o herói”. Aquele abraço, boas festas, um feliz ano novo e aquilo que você ja ta cansado de saber… Criticas, sugestões, dicas, duvidas ou meu endereço pra me mandar bacon/chocolate ou a Scarlett Johansson, vocês podem me achar no Twitter, Linkedin e GitHub

Abraços!

--

--

Guilherme Diego

Software Enginner, Food/Tecnology ❤, I code during the day, fighting the bad guys during the night. Remeber, you’ll never see me in the same place as Batman