Retrofit acústico de salas para videoconferências

Harmonia
3 min readJul 22, 2020

--

Desafios da era digital sobre as edificações.

Hoje, a capacidade para videoconferências se tornou praticamente um requisito e logo um desafio. Será que acústica pode ajudar aí?

Com mais de 4 bilhões de pessoas online* e cada vez mais flexibilidade das ferramentas digitais, as formas de interação não param de se atualizar, já os espaços que habitamos têm dificuldade de acompanhar esse ritmo. A construção de espaços na internet e mundo físico tem semelhanças, mas essa dupla se desentende quando não são planejadas em compatibilização.

Edifícios de diversas tipologias estão se reinventando, hoteis convertendo suites em homeoffices e médicos realizando atendimento pelo “consultório virutal”. Escolas, enquanto preparam nosso futuro com novas gerações, são um exemplo de edificações cujas salas muitas vezes não estão prontas para este futuro. A era digital exige atualizações na arquitetura, além de capacitação e acessibilidade. No caso desta escola no interior do Ceará, chegaram a utilizar o rádio para transmitir aulas aos alunos sem acesso à internet.

Já o aumento de videoconferências, evidenciou desafios construtivos em salas que não foram projetadas para este propósito. O Google Meets anunciou este recurso para redução de ruídos de fundo em vídeo chamadas, mas ainda assim, a acústica das salas é uma necessidade, protagonista. Inteligibilidade, infraestrutura e privacidade (ruídos intrusivos de pessoas, pets e vizinhos), são interdependentes, uma vez que um bom microfone não basta se a acústica do espaço não for adequada.

Qual a sensação ideal para uma videoaula? Seja qual for, a capacidade imersiva da percepção sonora será um caminho central para moldar essa experiência.

A Harmonia apresentou no Internoise de Chicago (2018) esta pesquisa sobre acústica de escolas, constatando o despreparo acústico para inteligibilidade das aulas presenciais, especialmente de projetos mais antigos ou de escolas públicas. Depois no Internoise de Madrid (2019) apresentamos pesquisa sobre Acústica para salas de videoconferência, onde comparamos intervenções acústicas concluindo que estas tem um limite na capacidade de melhorias sendo ideal então um estudo sob medida para visar a adequação a cada uso e evitar desperdícios.

Frente as vantagens e alta demanda de calls por vídeo no momento atual, vemos os resultados das pesquisas da Harmonia — acústica de escolas e de salas para vídeoconferência — se tornando uma oferta de solução rápida e acessível: A Retrofit acústico de salas para videoconferências com qualidade.

Esta adaptação acústica é ágil pois utiliza as medidas dos ambientes inseridas em softwares de simulação, combinados à nossa base de dados com mais de 1500 materiais, para compor a predição de diferentes cenários, estudando assim cada espaço para adequar sua acústica ao seu uso da forma mais econômica e eficiente possível.

As soluções vêm em forma de caderno com os estudos realizados, especificações, dimensionamentos, recomendações e reuniões de acompanhamento para definição de objetivos e execução. Além do opcional de projeto de iluminação dos locais para vídeo aulas. Conheça mais sobre esta solução aqui.

Adicionalmente, conheça o SoundLab da Harmonia, que prevê de forma sensorialmente imersiva e compara diferentes soluções projetuais, antes de executadas.

*statista.com

Texto:
André Raeder
Mickael Akkerman
Rânny Araújo

ondas moldam o mundo
www.harmonia.global

--

--

Harmonia

Acoustics consultancy company | We believe that sound shapes the world | www.harmonia.global