Comparação entre as Bíblias de Estudo NAA e NVT│ Texto #2: Recursos de Introduções

Héber Negrão
12 min readMar 1, 2020

Saiba como essa saga começou clicando aqui. Leia o primeiro texto comparativo destas Bíblias de Estudo clicando aqui.

Dois tipos de Introdução

Este texto tem o objetivo de analisar e comparar dois tipos de recursos introdutórios. O primeiro deles é a Introdução Geral aos dois Testamentos e às seções literárias da Bíblia. Aqui vão textos de apresentação do AT e do NT, do Pentateuco, Poéticos, Evangelhos, etc que tratam mais de questões literárias. A Introdução Geral também oferece ao leitor Artigos Históricos explicando o contexto mostrando linhas do tempo e o ambiente de cada época da cronologia bíblica. Devo adiantar que ambas as obras analisadas aqui oferecem excelentes informações nessas Introduções Gerais.

O outro tipo de recurso introdutório são as Introduções aos Livros Bíblicos. Até onde eu vi, as duas fazem muito bem o trabalho de situar o leitor em questões como: contexto, data, autoria, ocasião da escrita de cada livro. Confesso que é um alívio poder ter acesso a informações tão detalhadas (em um único volume, diga-se de passagem) que até então, só eram disponibilizadas em livros de Introdução/Panorama ao AT e NT.

Como este se propõe a ser um texto breve, eu não vou me deter na análise dos recursos comuns em ambas as Bíblias de Estudo. O principal motivo para isto é que estas informações são bastante semelhantes e dificilmente uma obra se sairia melhor do que a outra. Sobre estes eu vou apenas listá-los e mencionar que tais recursos se encontram em ambas as bíblias.

Nesta análise devo focar principalmente nos recursos de Introdução aos Livros que forem distintos em cada uma das Bíblias, destacando suas peculiaridades, pontos fortes e pontos fracos. Esclareço entretanto, que vou mencionar recursos iguais em cada obra caso haja uma distinção de informações muito grande entre elas.

Só relembrando a respeito das fontes, que já comentei no meu texto anterior:

As Informações para este texto foram obtidas dos excertos em PDF disponibilizados pelas editoras brasileiras (SBB e Mundo Cristão) e das versões originais as em inglês destas bíblias (ESV Study Bible e NLT Study Bible) disponíveis em minha biblioteca do Logos Bible Software.

Bíblia de Estudo Nova Almeida Atualizada

Introdução Geral

Visão Geral da Bíblia: Exposição da História da Salvação — Este recurso é um dos melhores presentes na Introdução Geral, ele é um artigo teológico escrito por Vern S. Poythress que apresenta de forma objetiva, porém completa, toda a História da Salvação planejada por Deus e que percorre as Escrituras. Entender este ponto é entender o tema central das Escrituras, que é Cristo e a Salvação. Esta Bíblia conta com muitos artigos teológicos no final, mas este foi estrategicamente colocado no início para que o leitor pudesse ficar consciente da História da Salvação antes de começar a ler as Escrituras.

Como a Bíblia consegue ser vista como todo? Os eventos registrados na Bíblia ocorreram ao longo de milhares de anos e em diversos contextos culturais. Qual é o seu fio condutor?

Uma fio condutor da Bíblia é sua autoria divina. Cada livro da Bíblia é a palavra de Deus. Os eventos registrados na Bíblia estão lá porque Deus queria que eles fossem registrados, e ele os registrou tendo em mente seu povo e suas instruções.[…]

A Bíblia também deixa claro que Deus tem um plano unificado para toda a história. Seu objetivo, “um plano para a plenitude dos tempos” é “fazer convergir nele [Cristo] todas as coisas, tanto as do céu quanto as da terra.” para o “louvor a sua Gloria”. ( Bíblias Crossway. (2008). A Bíblia de Estudo ESV (p. 23). Wheaton, IL: Bíblias Crossway.)

Teologia do Antigo Testamento — panorama da Teologia do Antigo Testamento apresentando os temas chaves do AT, como ele se encaixa na História da Salvação e uma linha do tempo básica, não muito detalhada sobre os eventos dessa época.

Considerando o artigo “Exposição da História da Salvação” na Introdução Geral da Bíblia, o item “Resumo da História da Salvação” em cada Introdução de Livro e ainda esta exposição da Teologia do Antigo Testamento (e também do Novo Testamento mais adiante), podemos considerar que a Bíblia de Estudo NAA tem uma abordagem de Teologia Bíblica em sua essência.

A Data do Êxodo — Esse é um assunto essencial para se definir toda a cronologia do Antigo Testamento. Aqui o autor do artigo apresenta as duas principais possibilidades de quando o Êxodo ocorreu e informa qual é a data aceita e utilizada pela Bíblia NAA.

Comparação de Calendário — o editor apresenta uma tabela comparando os meses do calendário hebraico com o nosso calendário moderno, mostrando os principais eventos anuais do povo de Israel, sua equivalência no nosso calendário e suas referências.

Bíblias Crossway. (2008). A Bíblia de Estudo ESV. Wheaton, IL: Bíblias Crossway.

Introdução de Sessões Literárias — para cada sessão literária do AT (pentateuco, históricos, poéticos e proféticos, evangelhos, epístolas, etc) os editores colocaram introduções com informações relevantes para cada uma delas tais como: período de tempo, unidade, temas unificadores, estilo literário, etc.

Pano de Fundo do Novo Testamento — excelente recurso com informações aprofundadas sobre os eventos ocorridos no período Intertestamentário, tais como: contexto Histórico (período grego, revolta dos macabeus e império romano) incluindo uma linha do tempo; Descrição detalhada do contexto histórico-cultural Greco-Romano; Descrição dos principais grupos religiosos judeus do Novo Testamento, afinal, quem nunca ficou confuso com os fariseus e saduceus?

Cronologia do NT — Esta cronologia é bem mais rica em detalhes do que a do Antigo Testamento. Ambas estão em forma de tabela e se complementam com as cronologias em forma de linha do tempo presentes nas introduções dos livros.

Bíblias Crossway. (2008). A Bíblia de Estudo ESV. Wheaton, IL: Bíblias Crossway.

Teologia do Novo Testamento — temas como o Já e o Ainda Não, o Cumprimento da promessa de Deus em Cristo, Promessa do Espírito Santo, Resposta humana e Povo de Deus, são abordados neste item. Ele é consideravelmente menor do que a Teologia do AT.

Introdução dos Livros

Tema — apresenta de forma bastante resumida o principal tema que o livro bíblico trata. Gosto desse formato porque em um ambiente como uma Bíblia de Estudo, onde você recebe muita informação em textos enormes é possível perder o foco em meio a tantas palavras. Aqui a mensagem principal do livro é exposta de forma concisa e em alguns casos, até fácil de decorar. O “Tema” presente nas Bíblias NAA são o equivalente ao item “Significado e Mensagem” da Bíblia de Estudo NVT.

(Retirado do Excerto da Bíblia de Estudo NAA. SBB. Barueri, 2018)

Propósito, Ocasião e Contexto (propósito) — Este item é um pouco mais extenso porque abrange três assuntos, mas o que eu quero destacar dentre esses três é o Propósito. A Bíblia de Estudo NAA mostra neste tópico qual foi o objetivo principal para o qual o livro foi escrito naquela época. Essa compreensão que os leitores originais tiveram é extremamente necessária para o momento da interpretação da mensagem para os nossos dias de hoje.

Esboço — é difícil descrever a riqueza de detalhes e informações que receemos nos esboços de cada livro. Os editores capricharam neste ponto. E para completar, cada tópico e subtópico deste esboço têm uma breve descrição, destacada em cinza, nas Notas de Estudo. Dessa forma esta ferramenta vai nos ajudar a entender o contexto mais amplo de cada versículo analisado nas Notas de Estudo. Abaixo você confere parte do esboço de da carta aos Colossenses:

IX Instruções sobre como viver a vida cristã (3: 5–4: 6)
A. Lidar com os pecados do passado (3: 5–11)
B. Vestir as virtudes de Cristo (3: 12–17)
C. Viver na família cristã (3: 18–4: 1)
D. Persistência na oração (4: 2–4)
E. Bom comportamento voltado aos que estão fora da comunhão(4: 5–6)
X. Saudações e instruções pessoais (4: 7–17)
A. Observações sobre os mensageiros que levam a carta (4: 7–9)
B. Saudações dos colegas de Paulo (4: 10–14)
C. Saudações aos cristãos em Laodicéia (4: 15–17)

Destaque em cinza para cada item do esboço. (Excerto da Bíblia de Estudo NAA)

Assuntos principais — em termos de praticidade para o estudo, este item está competindo forte com o Esboço. Todos os principais assuntos tratados ao longo do livro são agrupados em temas nesta seção, todos com suas referências. Então se durante o estudo de um livro, você quiser saber onde um determinado tema aparece, basta vim nesta seção, procurar pelo tema e suas devidas referências. Uma bela enciclopédia temática.

Livro de Tiago (Retirado do Excerto da Bíblia de Estudo NAA. SBB. Barueri, 2018)

Resumo da história da salvação — Este item é a pedra preciosa contida nos recursos de Introdução dos Livros da NAA. É um texto bastante curto, mas ele situa o livro no contexto geral de toda a História de Salvação. Os livros da Bíblia não contam história isoladas e desconexas, tudo o que foi registrado nas Escrituras faz parte do grande Plano de Salvação, a Grande História que Deus está escrevendo no mundo desde a Criação. E essa Grande História está descrita logo no início da Bíblia NAA, no artigo teológico intitulado “Visão geral da Bíblia: Uma exposição da História da Salvação” escrito pelo Vern S. Poythress.

Livro de Naum (Retirado do Excerto da Bíblia de Estudo NAA. SBB. Barueri, 2018)

Cronologia — a grande vantagem da cronologia da NAA é a sua visualização em forma de gráfico que permite o leitor bater o olho e saber imediatamente quando um evento ocorreu e qual foi a sua duração. Já linha do tempo da NVT é bastante discreta e cai bem na diagramação da página. O ponto negativo é que essa Cronologia da NAA não aparece em todos os livros!

Livro de Atos (Retirado do Excerto da Bíblia de Estudo NAA. SBB. Barueri, 2018)

Itens das Introduções dos Livros que deixei de fora desta análise: Autoria e Título, Data, Mapa, Características literárias.

Bíblia de Estudo Nova Versão Transformadora

Introdução Geral

Introdução ao AT e NT — em cada uma dessas sessões a Bíblia NVT nos informa sobre o contexto, narrativa, cânone, interpretação, significado e mensagem de ambos os Testamentos.

Linha do Tempo principal — diferente da linha do tempo que aparecem nas Introduções dos Livros, esta aqui mostra os eventos da história bíblica em paralelo aos eventos da História Geral. Aqui você vai identificar que Oséias, Amós e Jonas, por exemplo, viveram na mesma época em que a Cidade de Roma foi fundada; que Alexandre o Grande faz suas principais conquistas na época do período Intertestamentário; e que Paulo e Pedro são executados por causa da perseguição de Nero aos cristãos.

Linha do Tempo Principal (retirado do Excerto Bíblia de Estudo NVT, Mundo Cristão, SP, 2018)

Introdução de Seções Literárias — sobre cada seção literária do AT e NT (pentateuco, históricos, proféticos, evangelho, etc) são apresentadas ao leitor informações abrangentes que auxiliam o leitor na interpretação do texto bíblico, tais como: contexto, resumo autoria, confiabilidade, gêneros literários, interpretação, significado e mensagem.

Arqueologia e Fontes do AT — Esta seção é bastante compreensiva que apresenta ao leitor cerca de 64 textos e artefatos antigos descobertos pela arqueologia moderna. O objetivo é usar estas descobertas recentes para auxiliar o leitor na compreensão do contexto bíblico.

Nos últimos dois séculos, a arqueologia fez inúmeras descobertas, tanto de artefatos como de textos do antigo Oriente Próximo […]. Esses materiais podem confirmar certas perspectivas históricas e afirmações dos textos bíblicos e lhes conferir plausibilidade. (Excerto Bíblia de Estudo NVT)

Tabela de itens arqueológicos (retirado do Excerto Bíblia de Estudo NVT, Mundo Cristão, SP, 2018)

Artigos Cronológicos — “Para cada período principal da história bíblica, há um artigo cronológico que fornece uma visão histórica geral e trata de questões importantes a respeito do contexto histórico. Cada artigo traz uma linha do tempo com acontecimentos ocorridos durante esse período da história” (retirado do Excerto Bíblia de Estudo NVT). Sim, temos mais uma linha do tempo nesta bíblia. Não dá pra negar o fato de que a Bíblia de Estudo NVT é rica em linhas do tempo. Os períodos abordados pelos Artigos Cronológicos são: de Abraão a Josué, do tempo dos Juízes, da Monarquia de Israel, da Vida de Jesus, do período apostólico, introdução ao período pós-apostólico.

Introdução dos Livros

Texto introdutório — descreve em poucas palavras o tema, importância e propósito do livro. Este item, que está presente em todos os livros da NVT, aparece apenas em alguns livros na NAA.

Texto introdutório do livro de Gênesis (retirado do Excerto Bíblia de Estudo NVT, Mundo Cristão, SP, 2018)

Mapa — mostra os principais locais dos eventos ocorridos no livro e suas referências no texto. Achei este recurso genial. É possível olhar no mapa e localizar determinada cidade no texto bíblico usando as referências deste recurso.

Mapa (retirado do Excerto Bíblia de Estudo NVT, Mundo Cristão, SP, 2018)

Esboço — mostra uma subdivisão do livro. Apesar deste esboço contar com até 3 níveis de divisão, os editores colocaram seções muito abrangentes e com poucas subdivisões. Eu achei o Esboço da NVT bastante fraquinho, bem resumido mesmo.

Resumo — aqui você encontra as informações mais detalhadas sobre o conteúdo do livro, sua estrutura, eventos históricos. Este resumo é muito semelhante ao formato dos resumos de livros do “Introdução ao Novo Testamento” de Carson, Moo, Morris. Particularmente eu não acho que este seja um formato muito didático uma vez que todas as subdivisões do livro ficam no texto corrido e com isso, se tornam difíceis de localizar. Mas o resumo é bastante completo, abrangendo todo o conteúdo do livro. Nesse caso, a profundidade do Resumo compensa a superficialidade do Esboço.

(retirado do Excerto Bíblia de Estudo NVT)

Linha do Tempo — Em minha opinião é um dos melhores recursos da introdução dos livros. A linha do tempo apresenta uma datas precisas dos eventos que ocorreram na época do livro em questão. Assim, antes e durante a leitura do livro, você pode se situar facilmente no contexto daquele escrito. Muito bom mesmo!

Significado e Mensagem — a meu ver este é, de longe, o item mais importante na introdução dos livros da NVT. De nada adianta os editores darem informações sobre autoria, data, lugar se eles não conduzirem o leitor a entender o significado do livro e a sua relevância para os dias de hoje. Em alguns livros da NVT esta sessão também traz os principais temas abordados no livro. Estes temas principais estão presentes na NAA e poderia ser utilizado em todos os livros da NVT. Na NAA porém, não é uma espaço específico para esclarecer o Significado e a Mensagem de cada livro.

Leituras adicionais — esse recurso é muito interessante. São dicas de outros livros, comentários de autores de referência para o leitor que quer se aprofundar no estudo do livro. Até onde eu puder perceber pelos vídeos de reviews que eu assisti, esses títulos estão todos em inglês, mesmo que ele já tenha sido traduzido para o Português. Mas posso estar enganado. No entanto, se for este o caso, é um ponto negativo para os editores que não pesquisaram as referências já publicadas por aqui.

Itens das Introduções dos Livros que deixei de fora desta análise: Contexto, Autoria, Redação e Estilo Literário

Conclusão

Bom estas foram as minhas impressões das Introduções Gerais e Introduções de Livros Bíblias de cada uma das Bíblias de Estudo, NAA e NVT. Reafirmo que ambas têm excelentes recursos que não vão deixar o leitor na mão.

O destaque pra Nova Almeida Atualizada vai para o fato de ela ter uma abordagem voltada para a Teologia Bíblia ao se preocupar em incluir um excelente artigo teológico sobre toda a História da Salvação e, na Introdução de cada Livro, informar o leitor sobre como aquele livro se encaixa nesta Grande História.

O destaque da Nova Versão Transformador vai para a ampla gama de recursos cronológicos disponibilizados na Introdução Geral (que inclui eventos da história geral), nas apresentações das seções literárias e na introdução de cada livro.

No próximo texto vou tratar dos itens que cada uma das Bíblias de Estudo oferecem ao longo do Livro Bíblico. Também estou preparando um outro texto onde vou comparar os comentários das Notas de Estudo da NAA e NVT e já posso adiantar que este foi um fator determinante para eu escolher qual delas comprar. Até a próxima publicação!

--

--

Héber Negrão

Ei menino deixe de tristeza, veste um sorriso cor de céu.