O paradigma da formação contínua: rentabilidade

Imaginado o seguinte cenário: duas partes falam sobre próximos passos, justificação para os fazer e a seguinte frase ressoa: “Onde é que a palavra rentabilidade encaixa no seu discurso?”

Inês Bravo
3 min readJun 16, 2017

Continuous learning and profit: a paradigm
- You can read the english version here

Como nos vemos e somos vistos, sem filtro (exercício durante a masterclass da Kaospilot)

Numa época onde os conceitos aperfeiçoamento, aprendizagem contínua, atualização, ou mais conhecido como “self-improvement”, estão na ordem do dia dos profissionais e das empresas, leva-me a uma reflexão sobre um conceito muitas vezes associado: rentabilidade.

Como nos vemos e como somos vistos

Quando se fala e se discute rentabilidade há sempre um paradigma associado a ter em conta, que é o ponto de vista pelo qual se irá efectuar a análise. Num diálogo entre duas partes, o ponto de vista de ambas deverá ser tido em conta mesmo quando sob uma perspectiva linear de um investimento duma empresa numa ambição de um funcionário — que não deixa de ser, simultaneamente, um projecto conjunto entre empresa e funcionário — mas que parte da iniciativa individual para a colectiva.

Podemos perguntar, de que perspectiva é válida a rentabilidade? Se estivéssemos a…

--

--

Inês Bravo

user experience designer. strategist. visual geek. consultant. digital management. www.inesbravo.com. lisbon lover & world traveller. hyper island alumni.