Quais são as funções do Teste Alfa, Beta, e Regressão?

Ingrid Carvalho
2 min readApr 1, 2019

--

Teste Alfa

Semelhante ao teste de aceitação, o teste alfa usa o sistema de forma não planejada disponibilizando o sistema para um pequeno grupo de pessoas. Essas pessoas participam do projeto dando feedbacks sobre a situação atual em que o sistema se encontra. O teste alfa é frequentemente usado para sistemas de prateleira como forma de teste de aceitação interna.

Características

O grupo que participa dos testes geralmente é composto por membros da organização e também do cliente.

Esse teste visa a identificação de possíveis erros não identificados sendo analisados por uma quantidade de usuários que desfrutam do sistema.

O time de programadores acompanha os testes para coletar dados de falhas a serem corrigidas e melhorias a serem aplicadas.

Teste Beta

Realizado por um grande número de pessoas, a execução do sistema ocorre de forma não planejada por pessoas desconhecidas, que não possuem nenhuma relação com a equipe ou empresa desenvolvedora. Frequentemente o teste é utilizado como uma forma de aceitação externa para softwares de prateleira possibilitando avaliar o feedback do mercado.

Características

Costuma-se realizar o lançamento do sistema em determinados países onde o idioma predominante é a língua inglesa, estudantes de cursos universitários também fazem parte.

Os programadores não farão acompanhamento do sistema porque nesse teste são os usuários que reportam os erros encontrados.

Existem hoje no mercado, grandes empresas com aplicativos em Beta para fazer download, informando ao usuário que o sistema em questão está em fase de teste, não garantindo 100% de eficiência. Essa prática garante feedbacks valiosos para o resultado final.

Teste de Regressão

É realizado a qualquer momento no projeto do sistema por não ter necessariamente alguma posição na sequência de realização do teste. Consiste em reexecutar testes após alguma alteração no sistema verificando se tudo está funcionando corretamente.

Características

Implementar testes automáticos fazem a diferença por serem codificados por um programador apenas apertando um botão, todos os testes são executados automáticamente poupando tempo e trabalho para a realização do teste manual.

Testes de regressão podem ser caros ou baratos dependendo da forma como o testador utiliza o teste, sendo ele manual ou automático.

Olá meu nome é Ingrid Carvalho Moreira, vou relatar aqui meu aprendizado com testes de software com uma série de textos descrevendo minha rotina diária de aprendizado, se quiser ler esse e os outros textos siga o link abaixo. Obrigada.

--

--

Ingrid Carvalho

Olá, escrevo aqui sobre aprendizados sobre ser uma testadora de software, se quiser me acompanhar aqui só aproveitar as aventuras que estão por vir.