Tipos e Níveis de Teste

Ingrid Carvalho
3 min readMar 29, 2019

--

Existem vários tipos de testes: Unidade, Integração, Sistema, Aceitação, Regressão, Alfa e Beta. Esses testes são realizados em momentos diferentes do ciclo de vida de um desenvolvimento de software.

Teste de Unidade :

O primeiro teste que é realizado quando vamos desenvolver um sistema, é o Teste de Unidade. Que fornece valores válidos ou inválidos, verificando se o retorno foi de acordo com o esperado. Não exigindo que o software esteja em uma etapa avançada para ser realizado. Apartir da implementação da primeira classe ou sistema já é possível executa-lo.

Objetivo:

Encontrar falhas de funcionamento dentro de uma pequena parte do sistema, isolando parte desse sistema para teste, sem depender do restante do sistema ou de qualquer outro fator que esteja implementado.

Características:

É um teste feito por Programadores por envolver programação. Sendo o programador a primeira pessoa a avaliar o código que acaba de ser desenvolvido.

Geralmente o teste de unidade é automatizado por ferramentas como JUNIT, PHPUNIT, XXXUNIT.

Testes criados precisam estar atualizados sempre que alguma alteração for feita pois o comportamento do sistema pode ter sido alterado.

Teste de Integração:

Consiste em módulos que são integrados e testados em grupo. Como por exemplo seu software, acessando um banco de dados ou fazendo uma chamada externa a outros sistemas.

Características:

Feitos também pelo Programador sem participação de um testador. Com o foco em encontrar falhas na transmissão de dados entre componentes de um sistema.

Assim como o teste de unidade, o teste de integração usa as mesmas ferramentas JUNIT, PHPUNIT entre outras.

O teste de integração é executado antes do sistema estar concluído, ao contrário do teste de unidade que é executado após a criação do software.

Teste de Sistema:

É o processo de testar o sistema por completo. Verificando se os componentes são compatíveis, se eles interagem corretamente e se transferem os dados certos no momento certo. Tem como objetivo executar o software sob o ponto de vista do seu usuário final, realizando o teste do sistema.

Características:

É planejado e realizado pela equipe de teste. Programadores não tem participação no processo.

Os testes são realizados baseando-se nos documentos de especificações fornecidos daquele sistema. Quando um software é desenvolvido criamos um documento especificando o comportamento do software.

A diferença do teste de sistema é que o teste é realizado após a codificação do sistema estar concluída.

Teste de Aceitação:

Tem como objetivo executar o sistema sob o ponto de vista do usuário final. O cliente avalia o sistema e após a experiência de utilização tem a responsabilidade de aceitar ou não o sistema que foi entregue e pelo qual foi pago.

Olá meu nome é Ingrid Carvalho Moreira, vou relatar aqui meu aprendizado com testes de software com uma série de textos descrevendo minha rotina diária de aprendizado, se quiser ler esse e os outros textos siga o link abaixo. Obrigada.

--

--

Ingrid Carvalho

Olá, escrevo aqui sobre aprendizados sobre ser uma testadora de software, se quiser me acompanhar aqui só aproveitar as aventuras que estão por vir.