#6 Comunidade VUI BR: um marco permanente na minha vida que se tornou um ecossistema vivo

Janaína Pereira
VUI.BR
Published in
9 min readApr 22, 2021

"Todo VUI Designer é UX, mas nem todo UX é VUI." Johana Villena

#ConteúdoDaImagem: logotipo da comunidade. Este, à esquerda, possui uma série de ondas sonoras brancas em um fundo preto. À direita, o nome da comunidade, VUI BR, também em cor branca junto a um fundo preto. Observação: ele não é fixo, temos mais de 20 logos diferentes para representar a pluralidade da comunidade.

Você está no texto número 6 de uma série de artigos recheada de VUI Design e a minha trajetória profissional de quase 10 anos. 😬

Essa é minha homenagem aos 2 anos de comunidade VUI.BR. Resumida, mas é! 😬 Espero que venham muitos outros e que encoraje as pessoas a abrirem comunidades profissionais sobre tudo o que acharem conveniente. Não me arrependo um segundo sequer de ir atrás de uma das grandes loucuras responsáveis da minha vida!

💬 🔑 palavras-chaves: #comunidadedevui #comu #vuidesignbr #vuibr #criacao #meetups #integrantes #pandemia #libertantoodesign #foradecontrole #organismovivo

1a fase: criação da comu, perrengues com locais para meetups em São Paulo e recorrência de encontros 🪢

No artigo anterior, falei um pouco sobre o primeiro encontro da comu. Foi nele que percebi que haviam sim pessoas interessadas em trocar experiências e pensamentos sobre o que passam em suas empresas e o que veem foram delas. Eu nem consigo adjetivar esse momento o quanto eu gostaria.

E pra fazer isso dar certo DE VERDADE, precisei pedir para empresas que cedessem seus espaços gratuitamente para que as pessoas se encontrassem. Afinal, precisávamos de encontros mensais para engajar as pessoas e criarmos nosso jeito de viver em comunidade. Parece simples, mas não era não. Cada empresa tinha seu funcionamento, disponibilidade, interesse… fora a preocupação com a logística de quem fosse participar da comu: não podia ser muito longe dos metrôs, só assim todos chegariam rápido logo após um dia cansativo de trabalho; as inscrições eram feitas via Sympla para equilibrar a quantidade de pessoas com a capacidade disponibilizada; o lanche, preferencialmente, tinha que ter opções que todos e todas se sintam à vontade de comer; era necessário chegar mais cedo para testar som e imagem, além de apoiar a portaria com a lista de entrada… como disse no título, era um perrengue, mas que sempre valeu a pena!

Abaixo temos fotos de dois encontros dessa primeira fase: o segundo, em Maio/2019, onde estabelecemos nossos objetivos como comunidade e levantamos os assuntos, áreas correlatas e plataformas de comunicação que usaríamos durante os próximos meses, e o terceiro, Julho/2019, no qual falamos sobre Persona de Atendimento, um dos assuntos mais polêmicos da nossa área. Nele lancei também o Edital para formar um time de pessoas que pudessem me ajudar, já que eu estava conseguindo manter encontros mensais e as pessoas tinham interesse em continuar participando. Aliás, foi uma das melhores decisões que tomei para o bem e continuidade da comu!

#ConteúdoDaImagem: foto. 8 pessoas lado a lado de pé posando para a foto do encontro da comunidade. Estão todas em um auditório.
#ConteúdoDaImagem: foto.por volta de 40 pessoas juntas, algumas sentadas e outras de pé, posando para uma foto do encerramento do 3o meetup de VUI.

2a fase: primeiro time, estruturação das frentes de atuação e parcerias com outras comunidades🪢

"Somos pessoas voluntárias que, apaixonadamente, ajudam a dar visibilidade e expor as necessidades da comunidade de Interfaces de Voz (VUI)."

Essa foi a definição que montamos para a comu. Sim, eu não estava mais sozinha nesse sonho que se tornava realidade a cada encontro.

A partir do 4o meetup, a comu já começou a demonstrar muito mais profissionalismo e gás. Tudo isso graças às 6 pessoas que toparam doar seu tempo e conhecimento para organizar tudo comigo. São eles: Billy Garcia (fez a primeira identidade visual e contatos internacionais), Felipe Magalhães Bonel (na curadoria dos artigos que temos no Medium e contatos com empresas para receberem nossos encontros), Murilo Barros (está até hoje na comu atuando em nossas redes sociais e comunicação online), Sueliton Ribeiro de Sousa (que também auxiliou na curadoria de palestrantes e estratégia de atuação da comunidade em si), Wesley Simoes (que saía lá de BH para furar nossa bolha paulistana e ser o host dos meetups) e YahDuc (que atuava em conjunto com Wesley e Sueliton organizando absolutamente TUDO o que os meetups precisavam).

#ConteúdoDaImagem: slide com as fotos de cada uma das pessoas da organização da comunidade.

Quem acompanhou nossos meetups presenciais de 2019, conheceu também nossos objetivos como coletivo e nosso código de conduta. Eles são extremamente importantes para que o bom convívio seja a base em todos os nossos encontros, pessoais ou virtuais. São eles:

Objetivos:

  • Possibilitar a aproximação entre profissionais que trabalham com tecnologias de voz;
  • Criar um espaço aberto e respeitoso de troca de informação sobre os avanços e dificuldades do mercado, do dia a dia e das áreas que atuam em VUIs;
  • Gerar e compartilhar conteúdo nacional de acordo com as necessidades da própria comunidade brasileira;
  • Discutir e refletir sobre as relações humanas criadas a partir das VUIs antes e depois de seu uso, dentro e fora do trabalho.

Código de Conduta:

  • Bom senso com as pessoas e espaço;
  • Sem crachá e com profissionalismo;
  • Ofensas, tretas e assédio: não!;
  • Mais se beneficia quem mais compartilha com a comunidade.

A cada pessoa que me abordava no final do meetup ou na famosa roda de conversa depois do encontro, eu sentia que tínhamos atingido, além de pessoas que trabalham com VUI, entusiastas e curiosos. Apesar da prática da profissão aqui no Brasil ter cerca de três décadas, pois se iniciou nos anos 90 com as URAs e VDAs/agentes virtuais (telefones com gravações interativas), novas tecnologias foram aparecendo, como voiceapps e smart speakers, e, consequentemente, pessoas dos mais diferentes nichos e experiências. Quer mais? Comunidades estavam se aproximando. Comunidades que sempre admiramos, como Bots Brasil e UX Writers BR. SOMOS MUITO MAIS FORTES JUNTES! ❤ E se não fosse o bastante, dois encontros em Brasília também aconteceram, fora da bolha. MAIS UMA EMOÇÃO SEM TAMANHO! Obrigada, Rogers Pereira por isso!

#ConteúdoDaImagem: onze pessoas de pé lado a lado sorrindo para a foto que registrou o fim do meetup Brasília.

Os assuntos também variaram bastante: Voice Summit (quarto meetup com patrocínio da UX-PM Brazil com a Mercedes Sanchez), Biometria de voz (quinto meetup), Processos de VUI (sexto e sétimo meetups) e Direção de VUIs (oitavo meetup). Fotos:

#ConteúdoDaImagem: foto. 4pessoas lado a lado de pé posando para a foto do encontro da comunidade. Estão todas em um auditório.
#ConteúdoDaImagem: foto. 32pessoas lado a lado de pé posando para a foto do encontro da comunidade. Estão todas em um auditório.
#ConteúdoDaImagem: foto. 23 pessoas lado a lado de pé posando para a foto do encontro da comunidade. Estão todas em um auditório.
#ConteúdoDaImagem: foto. 41 pessoas lado a lado de pé posando para a foto do encontro da comunidade. Estão todas em um auditório.
#ConteúdoDaImagem: foto. 12 pessoas lado a lado de pé posando para a foto do encontro da comunidade. Estão todas em um auditório.

Foi nesse momento que eu percebi que a comunidade já não estava sob meu domínio e que o ecossistema estava se autossustentando. QUE BOM! ❤

3a fase: hiato devido a pandemia + início das lives/meetups online + novo time = mudança de "VUI Design BR" para "VUI BR" + nova identidade visual e sonora + novos projetos🪢

Grupo do Whatsapp da comu bombando? Sim. Saúde mental? Nem sempre. Cada pessoa teve uma maneira de lidar (ou não) com os vários impactos do covid-19. Portanto, decidimos parar com as atividades por tempo indeterminado. Algumas pessoas da organização já estavam migrando para outras áreas, como CX, Service Design e Visual Design, e sempre presamos pelo prazer e bem-estar pessoal antes de dedicar nosso tempo para outras pessoas e para o mercado voluntariamente. Aqui é Human Centric mesmo!

Somente em Junho é que decidimos retomar os encontros fazendo lives quinzenais. Após algumas transmissões pelo YouTube e a adaptação ao modo de viver imposto pela pandemia, Murilo e eu mais um integrante recente, Julio Rafael, encontramos maneiras de manter a chama da comunidade acesa, da forma que fosse possível, e conseguimos resistir bravamente a esse inverno que nem acabou ainda… Trouxemos várias pessoas e assuntos, sugiro que você veja todos no canal da comunidade. E ainda fechamos o ano de 2020 com chave de ouro: O que é humanização para interfaces conversacionais de voz? Uma bela reflexão que marca até hoje as reuniões do novo time da organização.

#ConteúdoDaImagem: print do canal do Youtube da comunidade com as capas das lives que fizemos em 2020.

Sim! Depois de avaliar o que fizemos como trio e identificarmos que já estávamos estruturados para expandir ainda mais, mesmo que temporariamente online, abrimos novamente as portas da comunidade com um edital para formar um novo grupo.

Pena que a próxima foto não consiga traduzir como essas pessoas são incrivelmente profissionais, inteligentes, divertidas e maravilhosas. Obrigada por toparem essa empreitada no início de 2021: Murilo Barros (permanecendo no time dando aquela força nas lives), Julio Rafael (permanecendo no time também e cuidando da nova identidade visual), Tati Duarte (arrasando nos posts das redes sociais), Jessica Gabrielle (criando a estratégia da nossa presença online já que os encontros presenciais vão demorar mais um pouquinho), Marina Fré (sendo host do novo VUIcast e das lives), Livia Mandarino (arrepiando nos conteúdos da comu e apoiando nos convites para as lives) e Rogerio Lourenco (fazendo um pouco de tudo nessa comunidade, desde a identidade sonora até análises internas para futuras pesquisas).

#ConteúdoDaImagem: slide com fundo preto e o logo da comunidade do lado inferior direito. No centro, oito fotos, cada uma mostrando um integrante da comunidade.

Nossa nova composição refletiu até no encurtamento do nome da comu. Deixamos de ser VUI Design BR para ser VUI BR. O motivo? Quem disse que VUI tem a ver só com Design? E quem disse também que só designers podem falar sobre VUI? Nossas lives de 2020 já demostravam que estávamos expandindo os horizontes trazendo programadores e pesquisadores para falar, mas queríamos mais, queríamos um time diverso também — de pessoas que nunca fizeram projetos com VUI até experientes — e que o nome da comunidade deixasse claro que todas as áreas envolvidas em um projeto de VUI são mais do que bem-vindas em nossas atividades. ❤

Novos projetos? Sim! Estamos cada vez mais integrados e firmes no propósito da comu. As duas primeiras novidades são a identidade sonora feita pelo parceiro desde o dia 01 desse coletivo, Felipe Chopis da Johnny Days, e a nova roupagem do VUIcast. Aguardem nas plataformas que vocês mais usam, logo logo teremos mais conteúdo nacional sobre VUI em português via podcast!

Por fim, agradeço a todas as pessoas que me ajudaram direta e indiretamente com a comunidade. Na verdade, vocês não ajudaram a mim, vocês estão fazendo um mercado de interfaces de voz em conjunto, que possa estabelecer suas melhores práticas de trabalho, contratação, evolução e riqueza de criatividade. Bom, vou terminar o post porque nunca conseguirei dizer o que a comunidade significa pra mim… Quem sabe na próxima publicação? 😬

Muito obrigada, mais uma vez, por estar comigo nessa série de artigos! No mês que vem, conto como expandi do VUI para CUI Design. Já ouviu falar nisso? Se não, chegou a hora de conhecer um pouquinho. E também falo quais foram meus novos desafios atuando em uma empresa no papel de cliente depois de quase uma década me formando como profissional usando o chapéu de consultoria.

Acesse também as comunidades VUI Design BR e Women In Voice Brasil para mais conteúdos meus e de outros profissionais da área de VUI e correlatas também. 🤩

Indicações finais

Deixe um comentário e não se acanhe de continuar esse papo via mensagem no meu Linkedin. 😉 Até mais!

--

--

Janaína Pereira
VUI.BR
Editor for

+9 anos em VUI e Conversational Design. Founder das comunidades VUI Design BR e Women In Voice. URAs, assistentes virtuais, VDAs, voicebots, speakers e gente ❤