DEV_ROCKS no Cidade do Futuro - Bloco 2, capítulo 2

Jess Lyneh
3 min readJan 31, 2019

--

Foto com os palestrantes do segundo bloco e nossa querida platéia!

Para finalizar a trilogia de artigos sobre os painéis e palestras da arena Dev_Rocks durante o festival Cidade do Futuro, vou contar um pouco sobre as apresentações da Jakeliny Gracielly e do Luís Camargo. Acompanhe o artigo do primeiro bloco sobre painéis aqui e sobre as palestras da Dani Monteiro e do PokemaoBr aqui.

Você realmente conhece o poder do WordPress na mão de um Dev?

Jakeliny Gracielly

WordPress sempre foi um assunto que divide opiniões entre pessoas desenvolvedoras. Problemas de segurança, bagunça no código, falta se suporte e necessidade de extenso conhecimento sobre PHP são acusações comuns ao CMS mais utilizado do mundo.

Mas, e se a Jakeliny Gracielly, que é tech lead da FCamara, co-organizadora do WordPress São Paulo, Nerdzão, FC Tech e uma das melhores palestrantes que conheço, te disser que WordPress é muito fácil e que qualquer pessoa pode criar soluções incríveis com ele? Prepare-se para ver o WordPress pelos olhos de uma especialista e aprender por onde começar, lembrando que, como qualquer ferramenta, exigirá dedicação e estudo de documentação.

Durante a apresentação, a Jake mostrou onde encontrar os melhores plugins, como o WooCommerce, por exemplo, onde encontrar temas e como personalizá-los seguindo apenas 3 passos, como criar seu próprio tema usando o framework Odin (aquele que chuta bundas) , como habilitar e desabilitar o REST API do WordPress.

Para enriquecer mais ainda a conversa, nos mostrou como descobrir as tecnologias utilizadas em sites de forma detalhada e como verificar as áreas mais acessadas do seu site e o caminho que o mouse dos seus usuários fazem enquanto estão interagindo.

Com todas essas dicas e facilidades, descobrimos que o WordPress é uma ferramenta muito útil e que os verdadeiros culpados são pessoas desenvolvedoras inexperientes com o seu uso, hospedagem ruim, plugins não confiáveis e temas muito pesados. Com um pouquinho de prática e leitura de documentação, o WordPress pode te ajudar mais do que imagina! Veja os slides da apresentação da Jake aqui.

APOLLO + REACT: GraphQL made easy

Luis Camargo

Em essência, GraphQL é um protocolo de comunicação, portanto, existem projetos direcionados para seu uso tanto para client-side como para server-side em várias linguagens. Mas porque então, escolher usar Apollo e REACT? Luís Camargo, engenheiro de software remoto e especialista REACT na Popstand vem nos ensinar que essa combinação só tem benefícios para a pessoa desenvolvedora.

Esta combinação tem sido usada por muitas empresas para criação de aplicativos, já que as requests são mais leves, é uma solução escalável e que pode integrar com APIs REST legadas.

Durante a palestra, Luis recomenda usar TypeScript nestes projetos ao invés de usar JavaScript com Flow, porque TS é mais leve e tem todas as funcionalidades do Flow.

Outra comparação feita durante a apresentação foi porque usar Apollo ao invés de Relay Modern? Ambas são bibliotecas para fazer requisições em servidores GraphQL. Porém, Apollo é mais simples de usar, possui uma documentação mais rica e tem uma comunidade mais ativa. Luis recomenda o Apollo nesta apresentação por ser mais fácil para quem está começando, mas reforça que o Relay Modern é uma boa biblioteca, apesar de não ser tão amigável para iniciantes quanto Apollo.

Para exemplificar todas estas comparações e conceitos, o Luís mostrou uma aplicação que ele criou especialmente para a apresentação, um clone do Twitter usando Apollo e React. Se quiser ver mais detalhes da apresentação dele, veja os slides aqui. Sobre a comparação de Apollo e Relay Modern, vi um artigo bem interessante que recomendo a leitura.

E assim finalizamos nossa sequência de artigos sobre a Arena Dev_Rocks! Espero que tenham gostado e agradecemos muito a presença de todos durante o evento. Até a próxima :D

--

--

Jess Lyneh

No fim é tudo Javascript | Desenvolvedora de software | Instrutora JavaScript na Linux Tips | ela/a | Chaotic good/neutral| florista 💐