DEV_ROCKS no Cidades do Futuro — bloco 2, capítulo 1

Jess Lyneh
3 min readJan 30, 2019

--

Depois de uma sequência de painéis sobre profissões do futuro, CTO e comunidades que falei no artigo do bloco 1 da arena DEV_ROCKS, vamos falar um pouco de como foi o a primeira parte do bloco 2. Já adianto que foi um grande desafio escrever apenas alguns parágrafos sobre temas tão ricos, tanto que tive que dividir em duas partes, para não criar um texto muito longo.

Linguagens de programação para ficar de olho em 2019

Pokemao durante o stand up . Foto roubartilhada do Instagram da Shawee.

Nossa primeira atividade pós almoço começou com um stand up seguido de palestra do mestre Rodrigo Cardoso, o pokemaobr do IMasters, do The Velopers e do PokePHP (gente, aprendam php enquanto vocês não precisam, porque a hora que precisarem — e um dia vocês vão - já vão saber).

Tudo começou com uma revisão do que aconteceu nos últimos anos no cenário de desenvolvimento, para contextualizar as linguagem apontadas. Rodrigo falou sobre Devops, Servless, Desenvolvimento Cross-Plataform, PWA, Machine Learning, Data Science, Serviços cognitivos, GraphQL, Blockchain, WebAssembly e VS Code. Só ai já teríamos muito assunto para pesquisar.

A seguir, falou um pouco sobre linguagens que estão no “hype”, como Reason(OCaml) criada pelo Facebook, Typescript, Elixir, Julia, Dart, entre muitas outras. Também falou das linguagens clássicas como Java, Swift, Go, Python, PHP, C#, Java, Ruby, Kotlin, C e C++. Para consolidar a linha de pensamento, mostrou comparativos das linguagens feitos pelo StackOverflow.

Por fim, fez alguns apontamentos sobre a escolha das tecnologias, como ler documentação, saber quais problemas queremos resolver e procurar comunidades para troca de aprendizado. Como falei, não foi tarefa simples resumir tanto conteúdo incrível em apenas alguns parágrafos.

Futuro dos Dados

Dani durante a palestra. Outra foto “roubartilhada” do Instagram da Shawee.

Como pessoas desenvolvedoras, temos que conhecer sobre banco de dados. Afinal, com tantos dispositivos inteligentes e coleta de dados, qual será o futuro dos nossos dados e de que forma poderemos trabalhar com eles? A Danielle Monteiro é a pessoa perfeita para nos ajudar a clarear um pouco estas questões. Mongo DB Female Innovator, Arquiteta de Dados na B3, TEDx Speaker e Microsoft MVP , a Dani também faz parte da comunidade Databases SP, WoMakers Code e da consultoria WDB Consulting.

Dani começou falando um pouco sobre o passado na tecnologia, sobre o pionerismo de Marie Curie e forma como nos relacionávamos com a internet. Logo após, o contraste do momento atual, desde as mulheres (agora não temos apenas um nome) que trabalham para tornar o conhecimento acessível, também falou sobre barateamento de hardware, crescimento do volume de dados produzidos, computação na nuvem, relação de lucro com venda de dados, IA deixando de ser ficção científica e banco de dados relacional versus NoSQL.

E o que esperar no futuro?

Apresentando 10 tendências vindas de Gartner , ouvimos sobre Autonomous Things, Augmented Analytics, AI-driven Development, Gêmeos Digitais, Empowered Edge, Immersive Experience, Blockchain e Smart Spaces. Dani deu um destaque especial para a as duas útimas, Digital Ethics e Privacidade, falando sobre a lei de proteção de Dados e suas peculiaridades.

Embora todo este cenário possa assustar um pouco, Dani finalizou falando o quanto é importante que nós comecemos a desenhar um futuro com mais empatia enquanto criamos nossas tecnologias, com punição para crimes digitais e benefícios á qualidade de vida das pessoas. A Dani disponibilizou os slides da apresentação aqui.

Veja o artigo do segundo bloco da DEV_ROCKS, com as talks incríveis da Jakeliny e do Luís Camargo. Espero que tenham gostado!

--

--

Jess Lyneh

No fim é tudo Javascript | Desenvolvedora de software | Instrutora JavaScript na Linux Tips | ela/a | Chaotic good/neutral| florista 💐