Caramba, eu tava desenhando!

Como a 2ª quinzena do “curso” estava mexendo comigo- 30/03 a 12/04/2015

Jorge Leite
3 min readJun 2, 2015

Acho que a coisa toda do tal Estaleiro Liberdade tava surtindo efeitos… Passada a 1ª quinzena eu não tinha desistido e, pior ainda, tava gostando do negócio. Como um potencial pessimista podia estar se envaindo tão rápido de mim? Eu estava desesperado ou aquilo valia mesmo meu tempo? Uma coisa nova eu já estava fazendo: DESENHANDO!!!

Comecei a fazer os quadrinhos durante nossos círculos semanais. A ideia era registrar um pouco do que estava acontecendo naquele dia, mas também falar de como eu estava me sentindo.

5 Perguntas

Eu tava empolgado para o primeiro workshop da semana. Íamos ter o retorno de um exercício que começamos algumas semanas atrás. Funcionava assim:
1. Escolha umas 5 pessoas que te conheçam muito bem, mas de formas diferentes
2. Um colega envia um email para cada uma dessas pessoas com as seguintes perguntas sobre você:

1 — O que você acha que é o maior talento do Jorge?
2 — O que ele(a) faz — naturalmente, sem esforço — que é especial?
3 — Se ele(a) estivesse na capa de uma revista, qual seria? E o artigo é sobre o quê?4 — Em que momento ele(a) expressa esse talento de forma mais completa?
5 — Quais são os pontos que ele(a) poderia melhorar para ser a melhor versão de si mesma?

3. O mesmo colega embaralha as respostas pra que não se saiba quem respondeu o que
4. O colega te apresenta as respostas recebidas

Foi muito interessante ver como as pessoas me viam…

… Os retornos que tive falaram comigo diretamente. Conheci de aspectos de mim que não imaginava e também pude pensar nos momentos em que faço mais diferença na vida dos outros.

De alguma forma, gente com quem eu me relacionava de forma tão diferente (colegas de trabalho, familiares, amigos) tinha uma visão com vários pontos em comum sobre mim — e um recado era claro: eu podia ser mais confiante, aberto e flexível.

Rotina

As semanas no Estaleiro Liberdade se dividem em 4 momentos diferentes:

3ª feira a noite- Workshop, o conteúdo mais formal do Estaleiro
4ª feira de manhã- Círculo, uma roda aberta de conversa entre todos
4ª feira a tarde ou 5ª feira de manhã- Mentorias individuais com os Piratas
5ª feira de manhã- Fazeção, a hora de colocar a mão na massa

Aproveitei a fazeção da semana pra bolar um plano de application em alguns mestrados na área de Estudos de Mídia. Seguimos um método do Hoffice que intercalava trabalho focado com descanso e a celebração dos resultados atingidos.

Resultante

Depois daquele mês de exploração pessoal eu ainda tava cheio de dúvidas, mas sentia que aquele tempo e energia gastos me sopravam em uma boa direção — a de mim mesmo.

Esse quadro era um resumo geral de tudo que tínhamos trabalho naquele mês.

Cenas do próximo capítulo:

O “Projetista do próprio Sonho” com mais HQs e fotos.

Para contribuir com o Estaleiro Liberdade clique aqui.

Para saber mais: http://estaleiroliberdade.com.br/

#estaleiro

Gostou do texto? Então clique no botão Recommend, logo abaixo. Fazendo isso, você faz com que ele apareça para mais pessoas.

Não tem conta no Medium? Que tal fazer login clicando aqui? Leva meio segundo.

--

--

Jorge Leite

Aprendizagem & Conhecimento- coisas diferentes com alguma incoerência.