Um Mergulho em Si

Você se conhece bem? Como foi a minha 1ª quinzena no Estaleiro Liberdade- 16 a 29/03/2015

Jorge Leite
4 min readMay 23, 2015

Agora que já nos conhecíamos um pouco, começava a jornada!

O primeiro mês seria guiado pela pirata Lella Sá. Ex-modelo, 1/4 tailandesa, e atual coach, que segue uma linha bem antroposófica para a busca de um “trabalho com significado”. A ideia desse período inicial era focada em se conhecer melhor- o “Explorador de si mesmo”.

Partíamos de um incômodo que nos trouxe até ali pra voltar pra dentro em busca de ideias, dicas, pistas, vestígios, ou o que fosse que nos ajudasse a procurar as respostas para o desconforto de cada um.

No primeiro dia vimos alguns modelos para ajudar nessa busca: um mapa de talentos, paixões e habilidades ao longo da vida, e uma bússola interna do momento atual-a minha parecia bem desnorteada.

O que eu gostava de fazer? O que fazia bem? Quão satisfeito estava com meu ritmo de vida? Quão alinhadas são minhas ações e valores de vida?

No geral, sou um tanto cético com esses modelos que simplificam coisas complexas, mas pra quem se sente meio perdido tentar responder algumas das perguntas já jogava alguma luz naquela bagunça interna- e isso valia. Mesmo que eu não enxergasse padrões mais claros que me dessem soluções, só de me colocar essas questões eu já estava dando algum passo em direção a elas.

Me espantei um pouco ao ver como era difícil responder algumas perguntas tão simples sobre mim mesmo, e como eu tinha 33 anos e pouco havia pensado sobre coisas tão fundamentais.

Vendo que comigo o buraco era bem mais embaixo, aproveitei pra marcar uma mentoria individual com a Lella. E nela percebi que ainda precisava mergulhar muito em mim.

A segunda semana do Estaleiro tinha começado e continuavamos investigando nós mesmos. No workshop a Lella apresentou a visão do ser humano em 4 níveis. Vou colocar aqui o que fez mais sentido pra mim:

— — EU — — Identidade — Identificação — Por que?
Corpo Astral — Relações — Motivação — — Pra que?
Corpo Vital — Processos — Dedicação — — Como?
Corpo Físico — Recursos — Segurança — — O que?

Não sei explicar isso muito bem, mas essa ordem vertical obedecia uma hierarquia. Na primeira linha ficam as coisas mais profundas de nós. Na coluna da esquerda os 4 corpos, relacionados com as funções da coluna 2, que geram as sensações da coluna 3, respondendo as perguntas da coluna 4.

Foi algo que a Lella tinha me mostrado durante a mentoria, e depois decidiu apresentar para as outras pessoas também. Eu achava isso legal, afinal:

Se algumas coisas serviam para mim, podiam servir para as outras pessoas também. E portanto, tinham alguns companheiros tão “perdidos” quanto eu.

Também tínhamos montado nosso Mapa de Valores ao longo da vida. Montamos trios e dividimos um pouco do que cada um tinha encontrado de si. Na manhã, no fim do círculo que fazíamos toda semana, fui presenteado com um poema pela Candice (nós estávamos no mesmo trio):

Sobre ‘deixar fluir’:

Jorge,
Deixa o que há de bom
Leva o que há de melhor

Jorge,
Pés firmes no chão
Ou leves no ar

Jorge,
É TEU caminho
Sinta a grama…
Observa o céu…

Jorge,
Teu escudo e tua espada te protegem
Que tua força e tua luz sejam teu guia

Jorge,
Vive!
Vive, Jorge!

Ao final dessa etapa, defini as seguintes perguntas como essenciais naquele momento:

E agora Jorge?!?
O que eu vou fazer daqui pra frente?
Como será isso?

Para contribuir com o Estaleiro Liberdade clique aqui.

Para saber mais: http://estaleiroliberdade.com.br/

#estaleiro

--

--

Jorge Leite

Aprendizagem & Conhecimento- coisas diferentes com alguma incoerência.