um respiro hoje: ENERGIA DA MÚSICA

Juju Nascimento
4 min readJan 28, 2016

--

#respiro #respiromusica

Engraçado como os respiros aparecem quando têm que aparecer, meio assim sem planejar e sem avisar, eles surgem no meio do nada. De repente tenho um estalo e puf, lá está ele! Por isso que não tem data planejada para escrever os respiros. Mas um parêntese aqui: como uma boa capricorniana, querendo planejar e controlar o processo, até pensei no início: “Ah vou fazer um por semana”. Que nada! Acha que funcionou?

Me considero uma aprendiz iniciante no processo criativo. Estou aprendendo aos poucos como ele funciona, respeitando seu ritmo, sua fluidez, seu processo. E resolvi esquecer a lógica e “desencanar”, vou deixar fluir. Quando tiver inspirada, quando respiro aparecer, eu vou saber, e daí eu vou escrever. E tem funcionado assim. Eles têm “aparecido”. E quando digo que o respiro aparece no meio do nada, num estalo, sabemos que não é bem assim, “do nada”, como uma mágica, na verdade ele surge do coração, do sentir, e não da mente, do racional, é só a gente “estar conectado” com nosso coração, que acontece. Parece fácil né, mas não é, pois não fomos programados para “sentir”, mas só para “pensar”. O fato é que tenho experimentado mais isso na minha vida e está sendo muito bom! Uma grata surpresa cada vez mais aprender a me escutar, deixar vir a intuição e seguir meu coração. Enfim, mas o respiro hoje não é sobre intuição! Depois falaremos sobre ela, pois hoje a MÚSICA veio forte e senti que precisava honrá-la aqui! ❤

Hoje acordei com ela a 120km/h no máximo volume ao som da segunda ruiva que mais amo, Florence and the Machine. Fizemos um dueto interessante durante os 30min até chegar ao trabalho! :), e foi ótimo pois apesar de estar cantando alto, o som estava tão alto que não escutava a minha própria voz! E foi ótimo! E claro, só rola fazer isso no meio da estrada, para não perturbar ninguém, nem passar vergonha rs. E que energia boa, soltar a voz, ouvir uma música que você ama. Não tenho muita palavra para descrever, pois sinceramente, é só sentir, ver o coração pulsar feliz e logo surge o sorriso no rosto. Meu dia começou assim. E depois, estou eu finalizando meu dia e ela aparece de novo: ao som de tambores numa meditação! Então não tem como, hoje o meu respiro é para você: música! E o incrível poder que exerce sobre nós, no nosso corpo, no nosso coração e alma.

E daí parei um pouco para pensar como a música está presente na minha vida quotidiana e nem me dava conta da sua influência e poder no meu bem-estar e conexão comigo mesma! Escolhi trazê-la mais para a minha vida há um tempo, divorciei da televisão há mais de 6 anos e cansei das noticias negativas do radio e o trai também. Agora só saio com a minha amante, minha música!

Ela está sempre do meu lado. Se estou sozinha, andando de carro ou a pé, estou escutando música. Quando estou trabalhando e preciso me focar, lá vem ela de novo dar o ar da graça. Nas minhas criações sejam escritas ou arte, ela sempre me dá a mão. Até no banho ela me acompanha, para dar uma relaxada, acompanhada das suas amigas velas e incensos. E ela adora criança! Até a minha filha Lara já pede o mantra a noite antes de dormir. Ou seja, não vivo sem ela. Música faz parte de mim. Isso porque não toco nenhum instrumento! Imagina se tocasse! Fico imaginando quem toca, quem canta, quem faz show! Meu deus, deve ser como ir para o paraíso!

E não tem como falar dela e não ouvi-la! Compartilho aqui 3 artistas que gosto demais e que fazem parte do meu dia a dia, entre vários outros.

A minha segunda ruiva mais adorada (a primeira é a minha filha :P) Florence com sua voz e videos incríveis.

Bon Iver, simplesmente sem palavras. Por acaso você tem um artista que gosta de TODAS as músicas? Pois é, Bon Iver é um desses para mim. E esse vídeo é lindo demais! ❤

E o Tito de La Rosa, música que fala à Alma! The Power Of Love, como diria meu amigo Igor, música que cura.

E não tinha também como não colocar aqui esse trabalho lindo do Jarbas Agnelli, que juntou três maravilhas do mundo: natureza, fotografia e música. Deu nisso:

Um salve a todos os músicos, artistas, os que vivem da música e fazem desse mundo um lugar melhor, mais leve e feliz! _/\_ sem vocês o mundo seria branco e preto e pior ainda sem gosto!

Eu respiro música! E você, respira? Compartilha aqui teu respiro! Não respira muito? Experimenta aumentar o som da próxima vez! ;)

obs: quer entender melhor o que é o RESPIRO? clica aqui

juju nascimento

--

--