Clássico’s diário #21 — Passividade dinâmica.

Tao Te King — Lao Tsé

João Vitor Alves
1 min readOct 17, 2017

Nada há no mundo que tanto se adapte ao solo, nada há mais frágil do que a água. E também nada há mais forte que derrote o mais duro, do que a água, incomparável e invencível. Todos sabem que o fraco derrota o forte, e que o mole vence o duro, mas ninguém o pratica na vida. Somente o sábio aceita a verdade, quem nos labores agrícolas, suporta as imundíces da terra, esse é o senhor da colheita. Quem toma sobre si as culpas e os sofrimentos dos pais, esse é o verdadeiro patriota, verdades ingratas são estas. — Lao Tsé.

Ao ler este texto de Lao Tsé, lembrei do vídeo do Bruce Lee que nos aconselha a sermos como água, sem forma, algo que se molda ao recipiente. Acho que na vida essa é uma atitude saudável, quantas vezes faço força para que algo aconteça? Ao invés de apenas me adaptar à situação, posso ficar frustrado se algo não acontece da forma como planejamos. E como disse Lao Tsé: “todos sabem que o fraco derrota o forte, e que o mole vence o duro…”, é isso se adaptar para transformar, quando percebo que estou fazendo força demais não estou me adaptando. Be aware my friend.

--

--

João Vitor Alves

26, Brazil 🇧🇷 . Farmacêutico, estudante de acupuntura clássica chinesa e aspirante à Terapeuta Floral.