Paço da Liberdade

Foto: Liliane Jochelavicius

O Paço Municipal, inaugurado em 24 de fevereiro de 1916, foi construído para ser a primeira sede da Prefeitura de Curitiba. A construção, com​ detalhes neoclássicos e desenhos Art Nouveau, seguiu o projeto do engenheiro e prefeito Cândido de Abreu.

A prefeitura permaneceu no prédio até 1969. Cinco anos depois, um convênio feito entre o Estado e o Município permitiu que ele se tornasse sede do Museu Paranaense até 2002.

Esse espaço cultural é o único monumento do Paraná tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Entre 2007 e 2009 o Paço da Liberdade foi totalmente revitalizado. O projeto de restauração respeitou as características originais do edifício e priorizou o uso público do espaço.

A estrutura arquitetônica é praticamente a mesma do edifício que começou a ser construído 100 anos atrás. Nele foi instalado o primeiro elevador em um prédio curitibano. Até hoje o equipamento está sendo preservado, apesar de não ser mais utilizado. Veja uma imagem antiga e uma atual do Paço:

Foto antiga arquivo: DPC/FCC. Foto atual: Liliane Jochelavicius

Administrado pelo SESC Paraná, o atual Paço da Liberdade é um centro cultural multifuncional. Uma concessão da prefeitura municipal de 25 anos passou a administração para o SESC. Cursos, exposições e palestras fazem parte das atividades culturais desenvolvidas no local.

Quatro andares compõem a estrutura do prédio. No térreo fica o Café do Paço, uma sala para acesso livre a internet e uma biblioteca. O segundo andar tem sala de aula, o Cine Pensamento e o Laboratório de Artes Eletrônicas. O terceiro pavimento possui ambientes para conferências, apresentações artísticas e gravações de bandas independentes. O último andar abriga o Espaço das Artes e o Estúdio Pedagógico.

De terça a sexta-feira​, o Paço fica aberto das 9h às 21h. Nos sábados, domingos e feriados o horário de funcionamento é das 10h às 17h.

Em dezembro há um atrativo no local que já é considerado tradicional. O Natal no Paço é um evento gratuito e consolidado no calendário festivo da cidade. As apresentações encantam a população curitibana e muitos turistas. Como o próprio nome do evento revela, o espetáculo conta com o cenário de arquitetura histórica.

Conheça também o Memorial de Curitiba.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.