À procura de um novo emprego — Organizando a sua busca

Marcelio Leal
2 min readJun 6, 2020

--

Photo by Christina @ wocintechchat.com on Unsplash

Tempos difíceis, meus amigos. E pra você que está em busca do seu próximo emprego, irei escrever uma série de posts que podem te ajudar nesse processo.

Nesse primeiro, eu compartilho uma forma de você se organizar. Algo que vai permitir que você seja mais consciente na hora de aplicar e, também, que pode aumentar sua eficácia na busca do melhor emprego.

Organizando sua Busca

A primeira ação que eu recomendo que você faça é organizar sua busca. Não aplique para a vaga logo que a encontre. Defina um intervalo de tempo para fazer essa busca, classificar o que você quer, e então definir uma estratégia para aplicar nas vagas.

Há vários motivos pra fazer isso, um deles é que nas primeiras entrevistas você não vai estar tão preparado quanto um tempo depois. Assim, aplicar para vaga que você prefere em um primeiro momento, nem sempre é a melhor decisão.

Então vamos aos passos:

  1. Crie uma planilha com as empresas que você gostaria de trabalhar e vagas disponíveis que estão no seu espectro de competência. Aqui um exemplo.
  2. Busque as vagas de seu interesse. Eu recomendo começar pelas páginas das empresas que você prioriza trabalhar, depois agrupadores de vagas como HipsterJobs, Linkedin, Infojobs, Stack Overflow Jobs, AngelList Jobs, Remote ok, Berlin Startups Jobs, etc.
  3. Converse com seus amigos, pessoas da área, e pessoas que possam lhe ajudar. Tente conversar com pelo menos 3 pessoas por semana. Compartilhe sua intenção, peça conselhos e, eventualmente, indicações. Na planilha tem uma aba onde você pode listar as pessoas para contactar. Não espere uma resposta, contacte 3 vezes mais pessoas do que o seu alvo de conversas.

Finalizando

Finalmente com uma lista de vagas ou possíveis empresas, você pode tomar umas ações importantes para os seus próximos passos.

  1. Classifique as empresas/vagas em relação ao seu desejo/competência.
  2. Faça uma ordem para aplicar. Não coloque a que você mais quer primeiro. Eu recomendo o inverso, coloque uma que você não tem muito interesse. Faça o processo para se testar, você vai estar mais relaxado e pode pegar importantes feedbacks. Também pode ter uma outra visão sobre a empresa.
  3. Tente extrair as principais habilidades e competências para pode trabalhar nas empresas listadas.
  4. Por fim, defina uma linha do tempo para aplicar. Desta forma você pode participar dos principais processos, além de não fazer as empresas esperarem por muito tempo no caso de uma resposta para mais de uma posição.

Pronto, utilize essa planilha como motivador nesse período difícil. Pense positivo e se prepare. O próximo passo é organizar a documentação para aplicar nos processo, e aqui eu compartilho um pouco mais sobre isso.

Têm mais alguma coisa pra adicionar ou ajudar nesse contexto? Fiquem a vontade pra comentar ou me chamar no Linkedin e Twitter.

--

--

Marcelio Leal

Tech Leadership. Former Nu, Amazon, Bhub, GetYourGuide, Dafiti/Rocket Internet, etc.